O que é que está a fazer ao pé da lareira ?
vou aproveitar este tópico
sintam orgulho, muito orgulho
Portugal está a abanar o mundo dos vinhos, diz o USA Today
Vinhos do Douro ocuparam três dos quatro primeiros lugares nos 100 melhores vinhos de 2014 da Wine Spectator.
"A melhor região de vinhos? Se está a pensar em Bordeaux,Burgundy ou Napa Valley, talvez seja tempo de pensar outra vez." O artigo do USA Today sobre os vinhos portugueses arranca assim, nem mais nem menos.
Portugal está a abanar o mundo dos vinhos, diz o USA Today - Economia - DN
notícia em inglês
http://www.usatoday.com/story/news/world/2014/12/15/portugal-wine-world/20427269/
Se o vinho estiver frio, a lareira é um bom sitio para aquece-lo.Tb fiquei a pensar que raio estava a fazer no aquecedor.
Mas pelo guardanapo, admito que já tenha sido bebida, e foi só para a foto. []

Se o vinho estiver frio, a lareira é um bom sitio para aquece-lo.
Ou querias no micro ondas?![]()
A mania que o tinto é para beber "quente", "morno" ou a +22º já passou há algum tempo.
A grande maioria dos tintos são para ser bebidos entre os 15 e os 18º (O pera manca anda pelos 17-18º)
Um aquecedor desses está a mais de 100º... Logo o resultado nunca será bom.
A mania que o tinto é para beber "quente", "morno" ou a +22º já passou há algum tempo.
A grande maioria dos tintos são para ser bebidos entre os 15 e os 18º (O pera manca anda pelos 17-18º)
Um aquecedor desses está a mais de 100º... Logo o resultado nunca será bom.
Isso já tem umas semaninhas, não muitas mas algumas, cryseia e vale meão, nos vinhos de mesa, em excelentes posições.
Vale Meão já provei e até era bastante recente, é um vinho fabuloso.
Antes do Verão andei a ver vinhos para oferecer a um amigo que fazia 50 anos e uma grande festa (acabei por lhe oferecer um Pera Manca 2008) e numa das garrafeiras em que estive, numa animada conversa com o responsável, ele referia que os melhores vinhos portugueses não são necessáriamente os mais reputados (referia-se principalmente ao Barca Velha) e deu como exemplo de um vinho de excepção o Vale Meão, na opinião dele melhor que o BV.
Um vinho que deve ter características incríveis, pela sua história (muito recente) é o Legado, vamos ver se a prazo não ultrapassa mesmo o BV em termos de prestigio.
300?
No tempo do escudo andava pelos 100 euros.
Em tempos idos as uvas do Barca Velha vinha da quinta do Vale Meão.
Acho que quem compara taxativamente esses dois vinhos dessa forma, não esta a ser completamente honesto. Para começar convém saber o anos de cada um. Comparar um Vale Meão de 2011 com um Barca Velha de 85 por exemplo é uma desonestidade.
Depois o gosto pelo vinho é muito pessoal. Eu por exemplo adoro vinhos velhos, mas sei quem não gosta e percebe muito de vinhos. Por outro lado não sou apreciador de fortificados.
De uma forma geral tens razão, mas não podes generalizar dessa forma. Tudo tem a ver como o vinho se apresenta (estado de conservação). Há tintos que devem ser "chambreados".
É com a história dos brancos terem de ser jovens. Nem sempre.
Estás a extremar as coisas.
Não sabes a que temperatura estava esse vinho e não sabes quanto tempo ficou essa garrafa à lareira e a que distância.
Até podia estar a 200°, mas a ideia não é pôr a garrafa dentro do fogo...
Mas chambrear seria aumentar lentamente a temperatura de um vinho até aos 17-18 (isto considerando que estaria muito frio...)
Meter em frente a um calorífero como está nas fotos, não me parece de todo a situação ideal.
Tu falaste em mania e não são bem manias.
Sim aquecer num calorífero não é de todo apropriado
Tu falaste em mania e não são bem manias.
Sim aquecer num calorífero não é de todo apropriado
A mania de se dizer que o tinto se bebe à temperatura ambiente. Sim é mania. Vai a qq restaurante normal, sem escanção e nenhum te serve o vinho a menos de 20/22º... Mesmo que na garrafa diga para servir a 16 ou 17º. Se indicas que querias mais frio, dizem que não, que o tinto se serve à temperatura ambiente.
Em tempos idos as uvas do Barca Velha vinha da quinta do Vale Meão.
Acho que quem compara taxativamente esses dois vinhos dessa forma, não esta a ser completamente honesto. Para começar convém saber o anos de cada um. Comparar um Vale Meão de 2011 com um Barca Velha de 85 por exemplo é uma desonestidade.
Depois o gosto pelo vinho é muito pessoal. Eu por exemplo adoro vinhos velhos, mas sei quem não gosta e percebe muito de vinhos. Por outro lado não sou apreciador de fortificados.
Restaurantes... dei-te o exemplo do vinho branco. Mitos.
O vinho tem identidade e cada caso é um caso.