Que vinho bebem?

vou aproveitar este tópico

sintam orgulho, muito orgulho

Portugal está a abanar o mundo dos vinhos, diz o USA Today

Vinhos do Douro ocuparam três dos quatro primeiros lugares nos 100 melhores vinhos de 2014 da Wine Spectator.
"A melhor região de vinhos? Se está a pensar em Bordeaux,Burgundy ou Napa Valley, talvez seja tempo de pensar outra vez." O artigo do USA Today sobre os vinhos portugueses arranca assim, nem mais nem menos.

Portugal está a abanar o mundo dos vinhos, diz o USA Today - Economia - DN

notícia em inglês

http://www.usatoday.com/story/news/world/2014/12/15/portugal-wine-world/20427269/

Isso já tem umas semaninhas, não muitas mas algumas, cryseia e vale meão, nos vinhos de mesa, em excelentes posições.

Vale Meão já provei e até era bastante recente, é um vinho fabuloso.

Antes do Verão andei a ver vinhos para oferecer a um amigo que fazia 50 anos e uma grande festa (acabei por lhe oferecer um Pera Manca 2008) e numa das garrafeiras em que estive, numa animada conversa com o responsável, ele referia que os melhores vinhos portugueses não são necessáriamente os mais reputados (referia-se principalmente ao Barca Velha) e deu como exemplo de um vinho de excepção o Vale Meão, na opinião dele melhor que o BV.

Um vinho que deve ter características incríveis, pela sua história (muito recente) é o Legado, vamos ver se a prazo não ultrapassa mesmo o BV em termos de prestigio.

Last edited:
vou aproveitar este tópico

sintam orgulho, muito orgulho

Portugal está a abanar o mundo dos vinhos, diz o USA Today

Vinhos do Douro ocuparam três dos quatro primeiros lugares nos 100 melhores vinhos de 2014 da Wine Spectator.
"A melhor região de vinhos? Se está a pensar em Bordeaux,Burgundy ou Napa Valley, talvez seja tempo de pensar outra vez." O artigo do USA Today sobre os vinhos portugueses arranca assim, nem mais nem menos.

Portugal está a abanar o mundo dos vinhos, diz o USA Today - Economia - DN

notícia em inglês

http://www.usatoday.com/story/news/world/2014/12/15/portugal-wine-world/20427269/

Vai em linha do que já tinha aqui referido. 2011 foi um excelente ano para o vinho nacional.

Começam é a desaparecer os vinhos do douro de 2011...

Ontem comprei uma Garrafa de Carm Reserva 2011. [kiss]

Se o vinho estiver frio, a lareira é um bom sitio para aquece-lo.

Ou querias no micro ondas?

A mania que o tinto é para beber "quente", "morno" ou a +22º já passou há algum tempo.

A grande maioria dos tintos são para ser bebidos entre os 15 e os 18º (O pera manca anda pelos 17-18º)

Um aquecedor desses está a mais de 100º... Logo o resultado nunca será bom.

A mania que o tinto é para beber "quente", "morno" ou a +22º já passou há algum tempo.

A grande maioria dos tintos são para ser bebidos entre os 15 e os 18º (O pera manca anda pelos 17-18º)

De uma forma geral tens razão, mas não podes generalizar dessa forma. Tudo tem a ver como o vinho se apresenta (estado de conservação). Há tintos que devem ser "chambreados".
É com a história dos brancos terem de ser jovens. Nem sempre.

Estás a extremar as coisas.
Não sabes a que temperatura estava esse vinho e não sabes quanto tempo ficou essa garrafa à lareira e a que distância.

Até podia estar a 200°, mas a ideia não é pôr a garrafa dentro do fogo...

Isso já tem umas semaninhas, não muitas mas algumas, cryseia e vale meão, nos vinhos de mesa, em excelentes posições.

Vale Meão já provei e até era bastante recente, é um vinho fabuloso.

Antes do Verão andei a ver vinhos para oferecer a um amigo que fazia 50 anos e uma grande festa (acabei por lhe oferecer um Pera Manca 2008) e numa das garrafeiras em que estive, numa animada conversa com o responsável, ele referia que os melhores vinhos portugueses não são necessáriamente os mais reputados (referia-se principalmente ao Barca Velha) e deu como exemplo de um vinho de excepção o Vale Meão, na opinião dele melhor que o BV.

Um vinho que deve ter características incríveis, pela sua história (muito recente) é o Legado, vamos ver se a prazo não ultrapassa mesmo o BV em termos de prestigio.

Em tempos idos as uvas do Barca Velha vinha da quinta do Vale Meão.

Acho que quem compara taxativamente esses dois vinhos dessa forma, não esta a ser completamente honesto. Para começar convém saber o anos de cada um. Comparar um Vale Meão de 2011 com um Barca Velha de 85 por exemplo é uma desonestidade.

Depois o gosto pelo vinho é muito pessoal. Eu por exemplo adoro vinhos velhos, mas sei quem não gosta e percebe muito de vinhos. Por outro lado não sou apreciador de fortificados.

Acho que quem compara taxativamente esses dois vinhos dessa forma, não esta a ser completamente honesto. Para começar convém saber o anos de cada um. Comparar um Vale Meão de 2011 com um Barca Velha de 85 por exemplo é uma desonestidade.

Depois o gosto pelo vinho é muito pessoal. Eu por exemplo adoro vinhos velhos, mas sei quem não gosta e percebe muito de vinhos. Por outro lado não sou apreciador de fortificados.

Ora nem mais. Os anos da colheita, os processos, a conservação, etc

De uma forma geral tens razão, mas não podes generalizar dessa forma. Tudo tem a ver como o vinho se apresenta (estado de conservação). Há tintos que devem ser "chambreados".
É com a história dos brancos terem de ser jovens. Nem sempre.

Mas chambrear seria aumentar lentamente a temperatura de um vinho até aos 17-18 (isto considerando que estaria muito frio...)

Meter em frente a um calorífero como está nas fotos, não me parece de todo a situação ideal.

Estás a extremar as coisas.
Não sabes a que temperatura estava esse vinho e não sabes quanto tempo ficou essa garrafa à lareira e a que distância.

Até podia estar a 200°, mas a ideia não é pôr a garrafa dentro do fogo...

Sim não sei os dados.
Mas mesmo assim não acho que seja a situação ideal de "aquecer" o vinho para a temperatura ideal de beber.
Até pq para estar bem guardado não deveria estar longe da temperatura ideal de consumo.

Mas chambrear seria aumentar lentamente a temperatura de um vinho até aos 17-18 (isto considerando que estaria muito frio...)

Meter em frente a um calorífero como está nas fotos, não me parece de todo a situação ideal.

Tu falaste em mania e não são bem manias.
Sim aquecer num calorífero não é de todo apropriado

Tu falaste em mania e não são bem manias.
Sim aquecer num calorífero não é de todo apropriado

A mania de se dizer que o tinto se bebe à temperatura ambiente. Sim é mania. Vai a qq restaurante normal, sem escanção e nenhum te serve o vinho a menos de 20/22º... Mesmo que na garrafa diga para servir a 16 ou 17º. Se indicas que querias mais frio, dizem que não, que o tinto se serve à temperatura ambiente.

Hoje em dia já se vai sabendo mais de vinhos. Nos restaurantes melhorzinhos já se começa a notar isso.

E claro que há uma temperatura ideal para beber o vinho por alguma razão.

Depois como em tudo as opiniões são diferentes. Uns dizem, por exemplo, que um vinho velho deve ser decantado e repousar 3 horas. Outros dizem que mais de meia hora é demais. Outros há que dizem que não se deve rodar o copo mais do que 5 vezes, outros rodam o copo vezes em conta....

O importante é apreciar em boa companhia. É para isso que o vinho serve.

A mania de se dizer que o tinto se bebe à temperatura ambiente. Sim é mania. Vai a qq restaurante normal, sem escanção e nenhum te serve o vinho a menos de 20/22º... Mesmo que na garrafa diga para servir a 16 ou 17º. Se indicas que querias mais frio, dizem que não, que o tinto se serve à temperatura ambiente.

Restaurantes... dei-te o exemplo do vinho branco. Mitos.
O vinho tem identidade e cada caso é um caso.

Tens toda a razão, relativamente a comparar coisas que poderão ser dificeis de comparar, reproduzi apenas os resultados da conversa.

O Barca Velha começou por ser feita na Quinta de vale Meão e é actualmente feito na Quinta da Leda, o engraçado é que chegou a haver um ano em que ambos Barca Velha e Vale Meão foram feitos na Quinta do Vale Meão. Foi o 1º ano de Vale Meão e o último de Barca Velha com uvas de lá.

Restaurantes... dei-te o exemplo do vinho branco. Mitos.
O vinho tem identidade e cada caso é um caso.

Isso é verdade, tens toda a razão cada vinho é um vinho e cada pessoa tem o seu gosto.

Se nas festas da Isabel dos Santos se serve Barca Velha com gelo, tem a ver com isso tudo, com gosto, dinheiro e conhecimento ou falta dele.

No entanto o que o Silver está a dizer tem fundamento, até há meia dúzia de anos atrás havia o hábito de beber o vinho tinto quase morno, no Inverno aquecia-se perto do fogão, forno, etc. actualmente está generalizado que se deve beber "fresco" ou seja no Verão, com uma eventual rápida passagem pelo frigorifico.

Back