Que vinho bebem?

Sim, não ficam muito tempo
Ainda há 2 semanas estava a beber um copo no terraço, apareceu o meu vizinho do lado, vai um copo, depois outro casal amigo do condomínio, os meus cunhados, e de repente marcharam 4 de branco assim num bocado de tarde...
As tuas 2 não tinham chegado

O teu prédio é só alcoólicos?[:)][:)]

Sim, não ficam muito tempo
Ainda há 2 semanas estava a beber um copo no terraço, apareceu o meu vizinho do lado, vai um copo, depois outro casal amigo do condomínio, os meus cunhados, e de repente marcharam 4 de branco assim num bocado de tarde...
As tuas 2 não tinham chegado

Perigoso isso [:D], então quando tens assim um vinho melhorzinho, tens de o esconder, senão quando dás por ele, nem o provaste... [:)]

Almoço de Páscoa, com uma tábua de queijo e enchidos de entrada, um polvo à lagareiro de prato principal e uma tarde de doces... Fiquei como o aço....
1c2711db41dcd57217b4e865bf914bbc.jpg

Hummmm, não terás ficado o contrário do aço...??!! [:D][:D]

Boas notas de prova, curioso que ninguém fala da parte láctea, nota-se bem.
Eu daria aos Três Bagos um 18/20, é bom mas não está ao nível de um Boavista Reserva por exemplo, ao Boavista daria 18,5.

É esta a beleza dos vinhos... eu gostei bastante mais do 3 Bagos que do Boavista... que é excelente, mas todo certinho...
O lado cremoso e lácteo desse vinho também foi a nota mais caraterística que dele retive quando o bebi.

Impressionante a longevidade desse 3 bagos. Parece ser um vinho à moda antiga com grande extracção.

Por acaso essa nota de prova láctea também me passa ao lado. Ainda não percebi o que é.

Tem a ver com a malolactica que os tintos fazem... neste deteta-se bem, porque tem uma boca espessa, redonda, gorda, com sabores lácteos, muito cremosos...

Tem a ver com a malolactica que os tintos fazem... neste deteta-se bem, porque tem uma boca espessa, redonda, gorda, com sabores lácteos, muito cremosos...
Ok, entendido, essa sensação é aquilo que tentei descrever como "veludo" no toque da boca. Uma suavidade de facto impressionante.

É verdade, este vinho do Porto (que como sabem não sou grande fã) está fantástico!
O kopke 20 anos? Tenho de comprar. Ainda ando a fazer raid aos 10 anos, mas para já só o kopke e o sandeman me entusiasmaram a subir de nível!

Ele fala da fermentação monoláctica. Não está na moda nem deixa de estar, é o que é.

As bactérias ao serviço do bem comum

Não e mono, é malo ;)

E não tem nada a ver com modas.

Por regra, a fermentação maloláctica ocorre nas barricas de forma expontânea, sendo provocada pelas populações de bactérias lácticas da atmosfera da adega. Mas pode iniciar-se através da adição de bactérias lácticas. Os tipos mais puros de bactérias quase não deixam rasto aromático. As versões de pior cultura poderão deixar cheiros desagradáveis a lacticínios e confeitaria.
• Existindo excesso de ácido málico, é natural que se dê uma transformação deste ácido num ácido mais suave, o ácido láctico. Para além de reduzir a acidez, pode melhorar o aroma e tornar mais redonda a textura do vinho, limando as arestas agrestes que existem um vinho novo. Por isso, quase todos os tintos passam por este processo.
• Nos brancos, por necessitarem de arestas e definição, evita-se muitas vezes a maloláctica. Mas não é regra. Por exemplo, a casta Chardonnay costuma ficar mais apetitosa se tiver nuances leitosas ou amanteigadas.

Retirado do manual do curso de vinhos.

Ok, entendido, essa sensação é aquilo que tentei descrever como "veludo" no toque da boca. Uma suavidade de facto impressionante.

Sim, mas não é só textura, é também um sabor muito tipico ... quase leitoso, aquela cremosidade leitosa, que te deixa ficar um gosto abaunilhado, mas diferente do traço da madeira...

Não e mono, é malo ;)

E não tem nada a ver com modas.

Por regra, a fermentação maloláctica ocorre nas barricas de forma expontânea, sendo provocada pelas populações de bactérias lácticas da atmosfera da adega. Mas pode iniciar-se através da adição de bactérias lácticas. Os tipos mais puros de bactérias quase não deixam rasto aromático. As versões de pior cultura poderão deixar cheiros desagradáveis a lacticínios e confeitaria.
• Existindo excesso de ácido málico, é natural que se dê uma transformação deste ácido num ácido mais suave, o ácido láctico. Para além de reduzir a acidez, pode melhorar o aroma e tornar mais redonda a textura do vinho, limando as arestas agrestes que existem um vinho novo. Por isso, quase todos os tintos passam por este processo.
• Nos brancos, por necessitarem de arestas e definição, evita-se muitas vezes a maloláctica. Mas não é regra. Por exemplo, a casta Chardonnay costuma ficar mais apetitosa se tiver nuances leitosas ou amanteigadas.

Retirado do manual do curso de vinhos.

Boa achega! Obrigado!

Também começaste logo pelos melhores...
Bebeste-o ligeiramente refrigerado, ali entre os 10 e os 12º?

Aquele Kopke 20 anos Old Tawny é melhor do que a de 30 da Quinta do Vallado?

Eu não era apreciador de vinho do Porto mas agora tomei-lhe o gosto e volta e meia gosto de beber um copito, como a minha do Vallado está a terminar estava a pensar em experimentar agora um Tawny 20 anos Burmester que salvo erro até foste tu que referenciaste por aqui, mas se este Kopke for melhor mudo a agulha.

Back