Que vinho bebem?

Branco, espero!! Se há coisa que o vinho tinto não se dá é com comida asiática apurada e picante.

Acho que até foi num episódio do The Wine Show onde fizeram uma prova de Vinhos e Cervejas a acompanhar comida asiática forte (não me recordo se era Indiana ou Thai) e a cerveja ganhou de goleada.

Para limpar o palato e acompanhar um caril forte, eu recomendaria um branco bem fresco, bem leve e com alguma carbonatação (tipo um Ameal Loueiro), mas o melhor mesmo seria uma(s) boa(s) Pale Ale!

Foi mesmo com tinto.

Tipicamente bebo brancos leves, um que uso muitas vezes é o Fiuza Chardonnay. Não sou muito fã de cerveja à refeição. Mas uma amigo desafiou-me a experimentar um Syrah com alma com um caril e eu gostei. A repetir sem duvida.

Para limpar o palato, quando o caril está mesmo picante, um mango Lassi é uma delicia.

Por acaso está aí um belo exemplo.

Não gosto nada desse corrente. No entanto gosto muito do Reserva.

Engraçado como uma casa pode fazer um vinho que não gostamos nada, e outro que gostamos muito. Apesar de o preço não ser assim tão diferente.

Eu gosto dos 2, claro que o reserva está em outro nível, mas para entrada o corrente não me parece mal vs. preço !

Nos últimos dias, bebia duas coisas giras do Dão de 2011:

Fonte de Gonçalvinho Inconnu - 15€, um vinho meio incógnito e difícil de arranjar, de um projecto que foi interrompido por um problema pessoal do produtor. Depois de repousar 1h30 virou um vinho fantástico, pleno de frescura e sedução, enche o nariz e só apetece continuar a rodar o copo e a cheirar, algo "quente" e doce mas com mistura de floresta molhada /caruma ao mesmo tempo, um ataque de uma acidez marcante mas cheio de estrutura e um tanino polido com excelente término, madeira super bem integrada. Um vinho com "camadas" que convida a outro copo, sempre muito interessante e desafiante em toda a prova.

Nota - 18.5, a maior crítica é o ataque da acidez, vou tratar de arranjar outra garrafa e deixar mais meia dúzia de anos a aguardar a ver se modera e melhora ainda mais. Não acredito que este vinho tem 10 anos!

PXL-20211008-185043153.jpg

Eu gosto dos 2, claro que o reserva está em outro nível, mas para entrada o corrente não me parece mal vs. preço !

O teu nick fez-me lembrar um vinho que bebi há umas semanas!!! [:)][:)]

Este post podia ter sido escrito por mim, com a diferença que mesmo muito raramente bebo durante a semana.

Mas o resto é o mesmo, 183 cms e 74 kg, desporto todos os dias da semana (nem que seja correr na rua meia hora), faço crossfit há 3 anos, cuidado com a alimentação, mas sem fundamentalismos.

Mas quando chega o fim de semana, é mesmo a serio.

E entretanto comprei 3 destas, estou curioso.

vinho-esporao-vinha-do-badeco-2014-caixa.jpg

esporão, dos meus vinhos favoritos ehehe

Uns dias é branco, outros é tinto, outros é rosé!

Uns dias é maduro, outros é verde e noutros é vinhão em taça de barro!

Nuns dias é frizante, noutros espumante e noutros dias é champanhe.

Mas seja o que for... é sempre a 3/4! Copos sempre pequenos! Nunca mais que um litro...

(de cada vez...) [:D]

sábado a noite apanhei a primeira vez uma desilusão com um vinho da Quinta de Alcube, um Chardonnay 2017 Reserva, a cor até estava bonita um amarelo palha, na boca uma desgraça, nem a meio chegou.
penso estar estragado :sh)

Um vinho que abrimos este fds, tinha bebido uma vez a copo num restaurante na Régua e ficou-me na memória, quando o vi à venda numa loja online com desconto (ficou a 17€) não hesitei e mandei vir uma garrafa,

Quinta do Cerro da Nora Grande Reserva 2011

Screen-Shot-2021-11-01-at-10-04-16.png

No Vivino tem 4.3 pontos, eu dou 18 pontos, aroma intenso a fruta vermelha e a licoroso, algum fumo, tem um "poder" na boca incrível, é um vinho cheio, volumoso, aveludado, cheio de tanino mas bem polidos e macios, termina com alguma acidez que vai aligeirando o peso do mesmo. Vinho poderoso, quente, pesado, é mesmo vinho de inverno para acompanhar comida de tacho! Vinho com 10 anos mas que pelo aspecto da coisa, aguenta na boa mais 10 anos em cima.

É uma garrafa de 20€, é um belo deal: https://www.vinha.co.uk/wine/red-wine-quinta-do-cerro-da-nora-grande-reserva-2011-75cl-douro-45303/

Última edição:
sábado a noite apanhei a primeira vez uma desilusão com um vinho da Quinta de Alcube, um Chardonnay 2017 Reserva, a cor até estava bonita um amarelo palha, na boca uma desgraça, nem a meio chegou.
penso estar estragado :sh)

No melhor pano cai a nódoa. [;)]

Fala disso com o João quando lá voltares, que ele compensa-te

Estou a precisar de uns vinhos tintos, meio da tabela, para consumo mais regular. Algo na casa dos 10-15€.
Algumas sugestões assim diferentes para não estar sempre a beber as mesmas coisas?

Estou a precisar de uns vinhos tintos, meio da tabela, para consumo mais regular. Algo na casa dos 10-15€.
Algumas sugestões assim diferentes para não estar sempre a beber as mesmas coisas?

Deve haver uma lista sem fim de bons vinhos a esse preço.

Coisas algo menos conhecidas mas muito boas no meu ver

Conde Vimioso reserva. O de 2017 é excelente, teve boas pontuações e está claramente num escalão de preço abaixo do seu real valor

Quinta dos Termos Reserva Vinhas Velhas. Um vinho algo diferente e com umas notas terrosas muito interessantes.

Algumas opções nessa gama de preços, fugindo de escolhas mais óbvias como Duorum Colheita, Poliphonia Reserva, PS Chryseia, Herdade do Esporão Reserva, etc, e que consegues encontrar mais ou menos facilmente:

Quinta das Bágeiras Reserva
Passagem Reserva
Cedro do Noval
Herdade de São Miguel Escolha dos Enológos
Ponte Mouchão

Dentro de produtores mais pequenos (e mais difíceis de encontrar) tens um mundo de opções. Por exemplo aqui uma boa opção para explorar: https://store.plansel.pt/index.php?route=product/category&path=96

Voltar
Superior