Que vinho bebem?

Bajancas 2017
Um Duriense sofisticado elegante, suave, muito equilibrado na acidez e um final de boca longo e intenso. Conquistou-me

O Filigrana mais "bruto" e mais encorpado, os aromas deste vinho, não enganam.
Tresanda a um daqueles Douros para acompanhar uma feijoada!
[:D]

711f101a0e7621e8b530b941b72c784a.jpg

Bebi o Filigrana numa noite épica, a acompanhar comida indiana. Adorei o vinho.
Não me recordo o ano, mas tinha umas notas de eucalipto que nunca tinha provado.

Bebi o Filigrana numa noite épica, a acompanhar comida indiana. Adorei o vinho.
Não me recordo o ano, mas tinha umas notas de eucalipto que nunca tinha provado.

O Filigrana é um bom vinho sim, mas do que tenho lido aqui das tuas escolhas acho quando experimentares o Bajancas, vais ficar fã [;)]

Está muito bom

55b6d4640e18dfd6dbfd5646ac311c2b.jpg

Como gostas de brancos vou recomendar que proves um dessa quinta:

Arco da Aguieira 2017 reserva branco.

Não é daqueles mais frescos ou ácidos como os Arintos. É um branco com madeira e alguma complexidade.

Pessoalmente adorei. Anda por volta dos 17 euros.

Quando voltar à garrafeira onde o comprei vou tentar deitar a mão a mais umas garrafas porque encaixa bastante no meu gosto.

Não é daqueles mais frescos ou ácidos como os Arintos. É um branco com madeira e alguma complexidade.

Quando voltar à garrafeira onde o comprei vou tentar deitar a mão a mais umas garrafas porque encaixa bastante no meu gosto.

17 paus para um branco, já compras coisas boas
Vou dar uma vista de olhos nesse

17 paus para um branco, já compras coisas boas
Vou dar uma vista de olhos nesse

Não sei quanto dei por ele. Provavelmente bastante menos. Li o preço de referencia no grandes escolhas, vale o que vale.

É um branco invulgar, no meu caso a garrafa desapareceu em tempo recorde.

Penafiel,boa terra,não fosse eu penafidelense.

Mas os vinhos não provêm todos de Penafiel,nem das vinhas da Quinta da Aveleda.

Têm outras quintas e contratos.

Têm vinhos de todo o tipo e para todos os gostos.

Se um dia puderem façam uma visita à Quinta da Aveleda e com uma prova de vinhos.

Do Douro, Poeira 2016, fantástico vinho, o habitual nos Poeira, vinho de precisão, fruta negra, sedoso, fino, elegante, complexo, uma maravilha.

Nota: 18,0

Preço: 35€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

RgIcpqt.jpg

v1xCT0T.jpg

U8ID761.jpg

Hoje calhou-me a fava.... cheiro a podre, completamente estragado, lixo...

Odeio qd isto acontece.
d2fdb2b1448a3756670a84b2ece61a33.jpg
Cheiro a podre? Poderá estar reduzido. Da próxima vez experimenta agitar bem no copo para ele arejar e espera um bom bocado. Caso não resolva, experimenta meter uma ou duas moedas de 2 ou 5 cêntimos no copo. Agita bem e vê se a coisa ficou resolvida.

Cheiro a podre? Poderá estar reduzido. Da próxima vez experimenta agitar bem no copo para ele arejar e espera um bom bocado. Caso não resolva, experimenta meter uma ou duas moedas de 2 ou 5 cêntimos no copo. Agita bem e vê se a coisa ficou resolvida.
Consegues-me explicar a reação do cobre com o vinho? Fiquei curioso.

Esperei bastante tempo, agitei bastante, aguardei, não tinha mesmo retorno, era um cheiro a infecção muito forte tipo ovos podres/vegetais podres, alguma garrafa mal lavada, não sei, a rolha estava óptimo e não tinha nada a indicar o que se passava lá dentro.

Esperei bastante tempo, agitei bastante, aguardei, não tinha mesmo retorno, era um cheiro a infecção muito forte tipo ovos podres/vegetais podres, alguma garrafa mal lavada, não sei, a rolha estava óptimo e não tinha nada a indicar o que se passava lá dentro.
Muito resumidamente. A redução é o oposto da oxidação. Ocorre em ambiente com pouco oxigénio. Vinhos com estágio em barrica tem mais tendência a reduzir, por exemplo. A redução depende de muita coisa, casta, fermentação, leveduras utilizadas, etc...

Tecnicamente falando é a redução do dióxido de enxofre em sulfureto de hidrogénio, mais conhecido por sulfridico. ( o que dá esse cheiro a ovos podres que sentiste).

Esse sulfureto de hidrogénio costuma ser rapidamente oxidado pelo ar, daí muitas vezes o decantar ser suficiente. Ou até mesmo no copo agitar bem e passado algum tempo de contato com o ar tudo volta ao normal.

Basicamente ao adicionar cobre, os iões de cobre vão precipitar os iões do sulfureto.

É praticamente instantâneo. Uns segundos depois o cheiro desaparece. Em adega usa-se cobre líquido para fazer estas correções. Em pequenas quantidades, pois a legislação permite apenas valores muito pequenos. Sendo as moedas de cobre e toda a gente tem na carteira é o método mais rápido e fácil para testar.

Por acaso nunca apanhei nenhum vinho português estragado, já apanhei foi um argentino recente (2016) que cheirava a azedo e sabia mal, felizmente aceitaram a minha reclamação e devolveram-me o dinheiro, porque o vinho até era caro.

Back