Que vinho bebem?

As promoções do pingo doce não estão más, está la o Reserva Syrah da Dona ermelinda por 7,5 euros, para mim nessa gama de preços não há melhor.

Ora bem está na hora de ir à cave escolher as vítimas para amanhã?

Já fizeram as vossas escolhas?

Auguro "boas fotos", visto que vocês gostam de se tratar bem !

Last edited:
Ora bem está na hora de ir a casa escolher as vítimas para amanhã?

Já fizeram as vossas escolhas?

Auguro "boas fotos", visto que vocês gostam de se tratar bem !

Acho que vou para o Quinta Nova Rosé (já saiu o 2021 e deve desaparecer como o 2020), para acompanhar um polvo..

Bi varietais, é extraordinário o que se aprende aqui...

Creio que se refere ao facto de ser composto por 2 castas. Ou seja um blend, mas apenas com 2 castas.

Não creio que seja uma coisa rara ou digna de nota, na verdade nem faço ideia se é ou não uma expressão comumente utilizada. Creio que não :confused:

Rasec, quando referes isto há alguma razão especial ? Confesso a minha ignorância nisto.

Creio que se refere ao facto de ser composto por 2 castas. Ou seja um blend, mas apenas com 2 castas.

Não creio que seja uma coisa rara ou digna de nota, na verdade nem faço ideia se é ou não uma expressão comumente utilizada. Creio que não :confused:

Rasec, quando referes isto há alguma razão especial ? Confesso a minha ignorância nisto.

Not rocket science a expressão e auto explicativa

É a utilização de 2 castas

Por acabar é um familiar que está responsável pelo vinho.

Vamos lá ver o que vai acompanhar o belo do cabrito.

@Rasec tenho curiosidade em prova o Quinta da Gaviosa. Só ouvi comentários positivos.

Como é óbvio, a expressão é por demais conhecida e utilizada no mundo do vinho. [:)][:)]Mas aquele user adora disparatar e tentar estragar tópicos.

Pasme-se, um dos mais titulados vinhos Portugueses até tem esse nome [:D][:D] https://garrafeiragrandeescolha.pt/produto/blog-bi-varietal-2013-tinto/

Mono varietal ou monocasta como o nome indica... bi varietal utiliza duas variedades de castas (duhh [:D]), também podes chamar blend obviamente, a razão que enunciei o bi varietal é porque a EF tem de facto pelo menos um bi varietal dentro da gama de monocastas.

Screen-Shot-2022-04-17-at-11-06-38.png

Nunca pensei que fosse dar tanta conversa, mas esse user adora comentar os meus posts.

Boa Páscoa e bons vinhos!

PS: reparei agora na lista que afinal são 2, Pinot Noir & Merlot.

Last edited:
Touriga Franca, uma monocasta a meu gosto. Acidez média, aveludado, e aromas de frutos vermelhos, um final de boca longo, suave, elegante.

878570854bdf1dd3b682762289a62a63.jpg

Not rocket science a expressão e auto explicativa

É a utilização de 2 castas

Apesar de um varietal poder de facto ter 2 castas e chamar-se de varietal na mesma, isto quando a casta em menor percentagem não passa de um certo valor (já não sei ao certo se é até 16%).

Mas dando um exemplo, o Quinta do Monte d´Oiro Reserva é varietal (de Syrah) e é composto por 96% de Syrah e 4% de Viognier.

Apesar de um varietal poder de facto ter 2 castas e chamar-se de varietal na mesma, isto quando a casta em menor percentagem não passa de um certo valor (já não sei ao certo se é até 16%).

Mas dando um exemplo, o Quinta do Monte d´Oiro Reserva é varietal (de Syrah) e é composto por 96% de Syrah e 4% de Viognier.

Certo, é permitido blends até uma percentagem baixa e continuar a chamar monocasta.
Pouco comum por cá, é bi varietal poder ter outras misturas que não tipo de uvas (castas), pode ser vinhas novas com vinhas velhas, ou até uva branca com tinta.

Back