Que vinho bebem?

Engraçado esse "comparativo", contradiz um bocadinho a ideia de que os vinhos portugueses têm excelente preço/qualidade.

Engraçado esse "comparativo", contradiz um bocadinho a ideia de que os vinhos portugueses têm excelente preço/qualidade.
Acho que não deves fazer esse tipo de comparações, os custos de produção no Douro são altíssimos, e são vinhos com perfis algo diferentes, outra pessoa pode apreciar mais ao contrário. E claro, amanhã podes meter outro espanhol contra outro português e teres o resultado inverso.

Sim. De qualquer forma creio que o forte dos nossos vinhos é a sua qualidade na faixa de preços baixos e médios.

Estes vinhos já são vinhos caros.

Como compararias o Francisca com um Cryseia ?

Sim. De qualquer forma creio que o forte dos nossos vinhos é a sua qualidade na faixa de preços baixos e médios.

Estes vinhos já são vinhos caros.

Como compararias o Francisca com um Cryseia ?

Chryseia é superior, mas ainda não bebi o 2014, comparar anos diferentes é difícil.

Do Dão, Caves São João 98 Anos de História 2017, belíssimo vinho, notas bastante profundas e complexas, excelente interligação entre elas, temos notas minerais, pedra molhada, marmelo, floral, tudo com boa estrutura, equilíbrio e elegância, é um vinho bastante completo, de um patamar bastante elevado.

Nota: 18,5+

Preço: 28€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

M42CeIu.jpeg

IMG-20220424-181332.jpg

Ainda vão ter de lançar em boxes de 0.75...
Tive recentemente um almoço com o Jorge Moreira que confirmou isso mesmo, não tem garrafas para engarrafar os brancos que estão prontos. E quem não comprou garrafas no ano passado e está a tentar comprar este ano, nem sequer entra nos pedidos.

Já tinha ouvido de outros produtores dificuldades com rótulos, paletes, etc.

Está difícil...

Apesar de um varietal poder de facto ter 2 castas e chamar-se de varietal na mesma, isto quando a casta em menor percentagem não passa de um certo valor (já não sei ao certo se é até 16%).

Mas dando um exemplo, o Quinta do Monte d´Oiro Reserva é varietal (de Syrah) e é composto por 96% de Syrah e 4% de Viognier.

Penso que o Bacalhoa é na mesma linha... leva um cheirinho de Merlot... mas referem-se-lhe como um varietal de Cabernet Sauvignon...
Todavia, confesso que sou adepto de um pouco mais de rigor...

Penso que o Bacalhoa é na mesma linha... leva um cheirinho de Merlot... mas referem-se-lhe como um varietal de Cabernet Sauvignon...
Todavia, confesso que sou adepto de um pouco mais de rigor...

É o mesmo com as regiões, um Douro pode incorporar uma pequena percentagem de uvas de outras regiões.

O Ribatejo, fraco em vinhos de qualidade, vende imenso como grossista para várias regiões de Portugal e Espanha.

Por cá, o almoço de Páscoa foi com um branco inglês e com um Duas Quintas.
Os ingleses, nos brancos e espumantes, começam a dar cartas. Vinho fresco,acidez no ponto, intenso aromaticamente. O Duas Quintas, estava quase no ponto. Mais 1 ou 2 aninhos e não perdia.

c4026e581d7a8a665fed401b02c2319b.jpg

do mesmo ano, 2017, o meu estava assim

IMG_20220423_130632.jpg

do mesmo ano, 2017, o meu estava assim

IMG_20220423_130632.jpg
São tartaratos. Possivelmente a tua garrafa passou por temperaturas mais baixas no armazenamento, que fazem cristalizar e precipitar os sais, bem como alguma matéria corante A minha garrafa não tinha resíduos.
Mesmo assim, acho um exagero para um vinho de 2017. Significa que o vinho não foi estabilizado antes de ir para a garrafa.

A primeira vez que o bebi não gostei, e desta vez decidi decantá-lo por uma hora.

Revelou-se! E uma Tinta Roriz com Touriga Nacional normalmente casa sempre bem.

59af33677222367d6cb2c8675b17dc97.jpg

Da Bairrada, Campolargo Cerceal 2019, só foram produzidas 1190 garrafas, aroma bastante impressionante, parece que acabamos de abrir uma fruta de caroço, aroma muito rico, profundo e complexo, na boca está muito saboroso e equilibrado, imagino este vinho com mais 1 ou 2 anos de garrafa, deverá ir para um 18,5+ ou mesmo 19,0, fiquei com curiosidade em provar colheitas mais antigas.

Nota: 18,5

Preço: 24€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

HlG5A0P.jpg

uxiN8Nq.jpeg

Mais uns reforços para a mini garrafeira:
Screenshot-2022-04-30-at-18-08-34.png

Este Culmen 2015 despertou-me interesse depois da avaliação aqui do Rasec. [;)]
Os outros foram pelas excelentes críticas que têm, vamos ver como se revelam. :)

Mais uns reforços para a mini garrafeira:
Screenshot-2022-04-30-at-18-08-34.png

Este Culmen 2015 despertou-me interesse depois da avaliação aqui do Rasec. [;)]
Os outros foram pelas excelentes críticas que têm, vamos ver como se revelam. :)

Muito bem, estás a dar-lhe na artilharia pesada [:cool:], quando os beberes vem cá postar o que achaste sff, estou curioso com esse Sercialinho.

Muito bem, estás a dar-lhe na artilharia pesada [:cool:], quando os beberes vem cá postar o que achaste sff, estou curioso com esse Sercialinho.

O mundo dos vinhos é tão extenso que quanto mais exploramos mais tentados ficamos a continuar e a subir a fasquia (e aqui este tópico também tem contribuído para isso).
Está combinada a review, mas não será tão detalhada e precisa como a tua Diamondplus.. [;)]

O mundo dos vinhos é tão extenso que quanto mais exploramos mais tentados ficamos a continuar e a subir a fasquia (e aqui este tópico também tem contribuído para isso).
Está combinada a review, mas não será tão detalhada e precisa como a tua Diamondplus.. [;)]

Engraçado que no outro dia estava a falar com um dos responsáveis por uma garrafeira que curiosamente é bastante completa, estava-mos a falar que quanto mais vinhos se bebe, parece que menos se conhece, tal a diversidade que existe.

Temos aquela lista de desejos, compramos os vinhos e bebemos, depois olhamos para o lado, e notamos que só se deu um pequeno passo... é impressionante... [:D]

Da Bairrada, Caves São João 95 Anos de História, é um Arinto de 2014 e foi um tiro nos pés... calhou-me a fava, aroma insuportável, faz lembrar um químico, parece-se com acetona estragada, se é que isso existe... o que é certo é que é insuportável o aroma, até dá vómitos...
Já contactei a Cave Lusa, para ver como se resolve este azar, primeira vez que apanhei um vinho português estragado.

Nota: sem nota...

Preço: 29€

oEDgjAD.jpeg

KuzchHs.jpg

Back