Acho que não deves fazer esse tipo de comparações, os custos de produção no Douro são altíssimos, e são vinhos com perfis algo diferentes, outra pessoa pode apreciar mais ao contrário. E claro, amanhã podes meter outro espanhol contra outro português e teres o resultado inverso.Engraçado esse "comparativo", contradiz um bocadinho a ideia de que os vinhos portugueses têm excelente preço/qualidade.
Sim. De qualquer forma creio que o forte dos nossos vinhos é a sua qualidade na faixa de preços baixos e médios.
Estes vinhos já são vinhos caros.
Como compararias o Francisca com um Cryseia ?
Tive recentemente um almoço com o Jorge Moreira que confirmou isso mesmo, não tem garrafas para engarrafar os brancos que estão prontos. E quem não comprou garrafas no ano passado e está a tentar comprar este ano, nem sequer entra nos pedidos.![]()
Ainda vão ter de lançar em boxes de 0.75...
Apesar de um varietal poder de facto ter 2 castas e chamar-se de varietal na mesma, isto quando a casta em menor percentagem não passa de um certo valor (já não sei ao certo se é até 16%).
Mas dando um exemplo, o Quinta do Monte d´Oiro Reserva é varietal (de Syrah) e é composto por 96% de Syrah e 4% de Viognier.
Penso que o Bacalhoa é na mesma linha... leva um cheirinho de Merlot... mas referem-se-lhe como um varietal de Cabernet Sauvignon...
Todavia, confesso que sou adepto de um pouco mais de rigor...
Por cá, o almoço de Páscoa foi com um branco inglês e com um Duas Quintas.
Os ingleses, nos brancos e espumantes, começam a dar cartas. Vinho fresco,acidez no ponto, intenso aromaticamente. O Duas Quintas, estava quase no ponto. Mais 1 ou 2 aninhos e não perdia.
![]()
São tartaratos. Possivelmente a tua garrafa passou por temperaturas mais baixas no armazenamento, que fazem cristalizar e precipitar os sais, bem como alguma matéria corante A minha garrafa não tinha resíduos.do mesmo ano, 2017, o meu estava assim
![]()
Mais uns reforços para a mini garrafeira:
![]()
Este Culmen 2015 despertou-me interesse depois da avaliação aqui do Rasec. []
Os outros foram pelas excelentes críticas que têm, vamos ver como se revelam.![]()
Muito bem, estás a dar-lhe na artilharia pesada [], quando os beberes vem cá postar o que achaste sff, estou curioso com esse Sercialinho.
O mundo dos vinhos é tão extenso que quanto mais exploramos mais tentados ficamos a continuar e a subir a fasquia (e aqui este tópico também tem contribuído para isso).
Está combinada a review, mas não será tão detalhada e precisa como a tua Diamondplus.. []