Que vinho bebem?

Um Francês e um Português.

O Fraga de Pena serviu lindamente como aperitivo.

O tinto do alto dos seus 11 anos estava incrível. Acompanhou um arroz de pato. Demorou cerca de 30 min a revelar todo o seu potencial.
851b1e64d218662d008a1aff2385e525.jpg

Ao ler os teus posts por aqui já me tinha lembrado que ias gostar da casta Síria, comum na beira interior.

Não conheço esse mas já bebi alguns e gosto bastante.

Há dias bebi um Quinta dos Termos Branco de 2017. Estamos a falar de um branco abaixo dos 5 euros mas que estava excelente (talvez pela idade) e cujo blend continha Síria e ainda uma outra casta branca regional menos conhecida: Fonte Cal.

Ainda tenho de apanhar uma Fonte Cal em monocasta para uma questão de puro conhecimento.

Há bons brancos um pouco escondidos, em parte porque os terroirs podem não ser tão propícios aos tintos e são esses que trazem a visibilidade às casas

Por acaso o vinho em que tenho as expectativas em alta é mesmo o da casta Síria, o Quinta da Biaia, pelas críticas parece ser um vinho especial, veremos... [kiss]

Eu gosto de tintos com alto teor de álcool, por serem geralmente mais macios. Sempre 14 ou 14,5%. Só para dizer que ontem provei um tinto italiano, um Chianti, num restaurante italiano no centro de Lisboa. 15% de graduação. O mais alto teor alcoólico que encontrei num tinto até à data. Tinha um agradável sabor, ligeiramente adocicado.

Eu gosto de tintos com alto teor de álcool, por serem geralmente mais macios. Sempre 14 ou 14,5%. Só para dizer que ontem provei um tinto italiano, um Chianti, num restaurante italiano no centro de Lisboa. 15% de graduação. O mais alto teor alcoólico que encontrei num tinto até à data. Tinha um agradável sabor, ligeiramente adocicado.
Tens vários vinhos portugueses com 17º e 18º, desde Douro, Alentejo, etc.

Alguns exemplos entre muitos:

16º
https://granvine.com/pt/convento-da-tomina-tinto-2020

17º
https://garrafeira5estrelas.com/vinho-do-douro/2394-bafarela-17-superior-tinto-2019.html

18º
https://www.portugalvineyards.com/pt/douro/12348-100-hectares-18-graus-red-2018-5600841729990.html

Last edited:
Com 18° nunca tinha visto, brutal.

O Bafarela 17 sempre me gerou curiosidade mas nunca tive oportunidade de experimentar. Agora já não se encontra.

Do que me lembro acho que o vinho com mais teor alcoólico que bebi, foi um Herdade da Malhadinha tinto com 15,5 há uns anos atrás. Eles vão variando com os anos.

Lembro-me de beber um Flor do Tua 17.

A única coisa que me recordo é que o álcool não se notava particularmente.

Com 18° nunca tinha visto, brutal.

O Bafarela 17 sempre me gerou curiosidade mas nunca tive oportunidade de experimentar. Agora já não se encontra.

Do que me lembro acho que o vinho com mais teor alcoólico que bebi, foi um Herdade da Malhadinha tinto com 15,5 há uns anos atrás. Eles vão variando com os anos.

Agora está na "moda" os vinhos com alta graduação.

Há imensos no mercado com 17º (mais de 10 conheço)
Já há malta a meter uns a 17.5º

Depois o 100 hectares abusou com os 18º e saiu outro depois que é o Desnível 18

Mas o que conheço com mais graduação é uma edição super limitada feita em 2011 para o restaurante Relento em Algés, que se chama Relento 18. Mas tem 18.5º

Bafarela ainda se arranja, voltou a sair há uns meses a colheita mais recente.
Mas como foi dos primeiros 17º tornou-se um pouco "mítico" e desaparece depressa. Mas muitas vezes há ai escondidas em revendedores. À espera de aumentar o preço.

Já bebi duas vezes e ainda tenho uma.

Last edited:
Cerca de 35 euros ....

Mas deixaste-me com curiosidade e gosto das duas castas que o compõem, aliás Touriga Nacional é provavelmente a minha casta preferida.

Ainda assim será provavelmente das formas menos caras de beber um vinho com esse nível de graduação.

Ainda me lembro de, há uns bons anos, todos os vinhos terem 12,5 graus. Foi assim muitos anos, seguramente por causa de regulamentação.

Cerca de 35 euros ....

Mas deixaste-me com curiosidade e gosto das duas castas que o compõem, aliás Touriga Nacional é provavelmente a minha casta preferida.

Ainda assim será provavelmente das formas menos caras de beber um vinho com esse nível de graduação.

Ainda me lembro de, há uns bons anos, todos os vinhos terem 12,5 graus. Foi assim muitos anos, seguramente por causa de regulamentação.

Já tive uma caixa (duas garrafas) que me custou 48€ [:D].

Mas tens imensas hipótese bem abaixo dos 20€ de vinhos de 17º

Mas o que conheço com mais graduação é uma edição super limitada feita em 2011 para o restaurante Relento em Algés, que se chama Relento 18. Mas tem 18.5º

Mas como foi dos primeiros 17º tornou-se um pouco "mítico" e desaparece depressa. Mas muitas vezes há ai escondidas em revendedores. À espera de aumentar o preço.

Num "Coviran" aqui perto têm Bafarela 17 com frequência
Até lá vou passar a ver como está a "cotação"
By the way já reparei que alguns vinhos aumentaram de preço.O Soalheiro foi um deles.

Num "Coviran" aqui perto têm Bafarela 17 com frequência
Até lá vou passar a ver como está a "cotação"
By the way já reparei que alguns vinhos aumentaram de preço.O Soalheiro foi um deles.

Alguns não... todos...

As garrafas estão impossíveis de arranjar, o transporte é mais caro, os rótulos demoram... Está tudo difícil.

Da Beira Interior, Rosa da Mata 2019, casta Fernão Pires, não é um vinho exuberante, mas está bem afinado e preciso, média intensidade para o suave, lembra muito lima, boa frescura final.

Nota: 18,0

Preço: 21€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

HG13A1W.jpg

qYKWw3Y.jpeg

Da Beira Interior, Rosa da Mata 2019, casta Fernão Pires, não é um vinho exuberante, mas está bem afinado e preciso, média intensidade para o suave, lembra muito lima, boa frescura final.

Nota: 18,0

Preço: 21€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

qYKWw3Y.jpeg

Tu detestas aquele conceito de deixar o vinho estagiar em casa, não é ...?! [:D][:D][:D][;)][;)]

Tu detestas aquele conceito de deixar o vinho estagiar em casa, não é ...?! [:D][:D][:D][;)][;)]

Só alguns, [:D], mas estes vinhos brancos é mesmo para consumo imediato, agora nem arrisco esperar alguns anos por eles, tive recentemente uma grande desilusão com um vinho que tinha achado excelente, o Mirabilis 2017 (branco), aquela garra, deslumbre da primeira vez que o provei logo quando saiu para o mercado, desapareceram com mais tempo em garrafa, já estava muito acabado e nem aos 5 anos ainda tinha chegado...

Diria que nos brancos, é beber logo ou esperar no máximo 1 ano, após saída para o mercado, do que tenho provado assim mais antigo, ou ficam acabados ou não melhoram no prazer que nos vão dar à mesa, relativamente a um mais recente, exceptuando ali alguns casos da Bairrada e Dão, em que realmente os vinhos aguentam muitos anos em boas condições, e em algumas castas afinam para o ponto ideal com mais 2 ou 3 anos em garrafa.

Tenho claramente de alargar o meu leque de conhecimento no que toca ao vinho tinto. Mas agora não descanso enquanto não provar 16, 17 e 18! A verdadeira pomada [:D] Mesmo que tenha de largar uma notinha. Já agora que site aconselham para aquisição?

Só alguns, [:D], mas estes vinhos brancos é mesmo para consumo imediato, agora nem arrisco esperar alguns anos por eles, tive recentemente uma grande desilusão com um vinho que tinha achado excelente, o Mirabilis 2017 (branco), aquela garra, deslumbre da primeira vez que o provei logo quando saiu para o mercado, desapareceram com mais tempo em garrafa, já estava muito acabado e nem aos 5 anos ainda tinha chegado...

Diria que nos brancos, é beber logo ou esperar no máximo 1 ano, após saída para o mercado, do que tenho provado assim mais antigo, ou ficam acabados ou não melhoram no prazer que nos vão dar à mesa, relativamente a um mais recente, exceptuando ali alguns casos da Bairrada e Dão, em que realmente os vinhos aguentam muitos anos em boas condições, e em algumas castas afinam para o ponto ideal com mais 2 ou 3 anos em garrafa.

Confesso que há alguns que gosto de deixar crescer, mas percebo o que dizes... uma das características que eu aprecio num branco é a frescura, de acidez, de fruta, aquela vibração que só um vinho novo consegue (a maior parte da vezes) dar...

Tenho claramente de alargar o meu leque de conhecimento no que toca ao vinho tinto. Mas agora não descanso enquanto não provar 16, 17 e 18! A verdadeira pomada [:D] Mesmo que tenha de largar uma notinha. Já agora que site aconselham para aquisição?

Depende, mando vir de muitos.
Por norma do que é mais barato, ou do que estiver a fazer promoções.
E claro depende dos portes. Uns abusam mais que outros.

A granvine tem muita Oferta.
Tens o 100 hectares 17 (17.5º), tens o Flor do Tua 17, o Bafarela 17.
Por exemplo.

Os 18º eles não têm nenhum.

Boa, obrigado. Tenho muita garrafa por explorar entre 16º e 17º, está visto. A de 18º pode esperar, há-de chegar o seu tempo.

Back