Que vinho bebem?

ok..ok..

pouco percebo, por isso não consigo argumentar muito sobre o assunto, mas o processo de envelhecimento não terá que ser em condições ideais ?

e não julgo que seja numa garrafa, acho

prontos confesso que não sei, mas sei apreciar um bom vinho, isso sei

se for bom consigo emburkar uma garrafa

Sim o processo de envelhecimento será mais favoral em condições ideiais.

Mas sim pode ser feito em garrafa. Aliás não há muitos vinhos que tenham mais do que 12m de estágio antes de serem engarrafados, alguns têm 18m e até 24m. Penso que jé bebi uns com 30m, mas mais que isso é mesmo muito muito raro.
Por norma têm 12m de barrica, e depois alguns 2, 3 , 5 anos de garrafa antes de virem para o mercado (os mais especiais)

Alguém conhece um vinho Alentejano, Balanches?
Olha, curiosamente bebi umas quantas num jantar ontem à noite, não é mau, mas nada para escrever para casa!
Eu continuo a achar que seria um problema da garrafa. Não vejo razões para numa situação normal o vinho se estragar assim de 1 ano para o outro.
Claramente, concordo com isso! Não há um switch on /off num vinho destes, leva anos a mudar o perfil, não é meses.
Falando do Mirabilis 2017, 2 anos e meio de diferença entre a abertura do mesmo vinho:

rGDehGZ.jpg

dCmvAeD.jpg
Acho que tens um problema na garrafeira, humidade?

Brancos com mais de 4 anos só dos bons

Tenho um pera manca de 2016 já tenho medo

Neste momento Brancos com mais de 4 anos (de 2017 para baixo) tenho.

Rarissimo - 2011
Messias Classico - 2012
Teixuga - 2015
Buçaco - 2016
Antónia Adelaide Ferreira - 2016
Pai Abel - 2017
Scala Coeli - 2017
Qta Lemos Dona Paulette - 2017
Santar Vinha dos Amore - 2017
Alyantiju - 2017

Lembrei-me que há 1 mês bebi o Esporão Private Selection 2011.

E estava evoluido sim. Mas tinha mais de 7 anos que esse.

IMG-8449.jpg

IMG-8448.jpg

Eu calculo que o vinho depois de passar aquele estado mais inicial de frutado, depois de atingir o próximo perfil vai permanecer +- igual durante uns anos, com a intensidade a aumentar de ano para ano, calculo que o teu tivesse muita madeira, sem vigor nenhum de fruta, parecendo medicinal até, tipo chá.

Rarissimo - 2011
Messias Classico - 2012
Teixuga - 2015
Buçaco - 2016
Pai Abel - 2017
Scala Coeli - 2017
Alyantiju - 2017

Já bebi 6 dos vinhos que tens aí, o Raríssimo obviamente que vai aguentar mais anos, o Messias o mesmo, Buçaco é para a vida, Pai Abel também dura muito, pouco evoluí por ano, Quinta de Lemos Dona Paulette e Teixuga não sei, por razões diferentes, são a mesma casta (Encruzado) mas o Dona Paulette é um vinho fresco e puro, não sei se não perderá essas características em 1 a 2 anos, e o Teixuga porque já tem muita madeira, estava no ponto há 1 ano, por isso poderá evoluir mal, perdendo todo o encanto que tinha, e era muito.

Só por causa das teimas, o Esporão já está no frio. [:)]

Vai já hoje.

Vamos! apr:)[:D]

Estou super curioso, mete à mesma altura a quantidade de vinho que eu tenho no copo, para comparar-mos a cor.

Eu aposto que vai ser igual ao meu, é o vinho que tem essa característica de se desenvolver rápido de um momento para o outro.

Vamos! apr:)[:D]

Estou super curioso, mete à mesma altura a quantidade de vinho que eu tenho no copo, para comparar-mos a cor.

Eu aposto que vai ser igual ao meu, é o vinho que tem essa característica de se desenvolver rápido de um momento para o outro.

Sim também estou super curioso. [:D]

Por isso é que a fui meter logo no frio.

Bem aqui está ele:

IMG-9510.jpg

No interior com luz artificial.

IMG-9511.jpg

No exterior com luz natural

IMG-9516.jpg

O Veredicto.

Para mim ainda estava bom, e no perfil dos Private Selection, que apesar de "só" terem 6meses de barrica, são muito marcados pela madeira.
Ainda tinha muita fruta exótica no nariz e na boca, mas já mais madura sim.
Não acho que esteja num tom medicinal como o Diamond relatou, e bebeu-se bastante bem.

Agora vejo a ideia do Diamond, o vinho evoluiu de facto mais depressa do que seria de esperar. Tem "apenas" 4 anos.
E no caso dele como tem fotos do mesmo vinho há 1 ano, vê-se bem a diferença.

Ainda não sei o que vou fazer à outra garrafa, se calhar deixo-a guardada mais uns bons anos a ver o que sai dali.

Rarissimo - 2011
Messias Classico - 2012
Teixuga - 2015
Buçaco - 2016
Pai Abel - 2017
Scala Coeli - 2017
Alyantiju - 2017

Esse Raríssimo bebia já da próxima vez que estivermos juntos!

O Teixuga não gostei, parece marmelada líquida. Despacha isso que só vai piorar (sei que tu gostas do género).

Messias deve estar no ponto, mas não envelhecia muito mais tempo. Os outros de 17 em diante devem durar anos ainda, então esse Pai Abel, bebi o de 2012 e estava "acabado de engarrafar"!

Bebi um vinho branco "corrente" de 2012 recentemente e estava um mimo! E é um vinho de 8 ou 9 euros...

A rolha não resistiu à idade mas o vinho estava impecável!
09029923a86da9a3004507ab04a70ceb.jpg
d89cdb6091a1b24484123ac54bcc402f.jpg

Ou vocês não estão a beber logo o vinho quando tiram as fotos ou então acho que estão a beber o vinho demasiado frio.
Parecem-me mais temperaturas de espumantes do que de maduros brancos
Uma temperatura demasiado baixa mascara muitas das características do vinho
É certo que com este calor rapidamente sobe de temperatura,mas tendo o vinho à temperatura ideal e com uma manga consegue-se mantê-lo à temperatura certa.
Se o põem com temperatura mais baixa no início a contar com o que vai aquecer,bebem o primeiro copo demasiado gelado e o último já "quente"

Última edição:
Voltar
Superior