Que vinho bebem?

Certo, e isso influencia na gradução? O vinho deveria ser o mesmo, ou de ano para ano andam a alterar o volume de álcool? A colheita de 2022 já terá 14,5%? [:D]

Podem sempre existir variações naturais. Por isso existem diferentes anos na qualidade de vinhos.

Claro que depois algumas casas poderão fazer "ajustes" na produção para tentar normalizar, mas não me choca que sejam assim diferentes se forem fiéis à produção de cada ano.

Certo, e isso influencia na gradução? O vinho deveria ser o mesmo, ou de ano para ano andam a alterar o volume de álcool? A colheita de 2022 já terá 14,5%? [:D]
Mais sol dá mais maturação da uva, por exemplo, que dá mais álcool. É normalíssimo isso acontecer.

Já agora esta percentagem é uma indicação, pelo menos na cerveja é X +/- 1 portanto 14 mais ou menos 1, vai de 13 a 15 .

Então, claro. O vinho é um produto natural, depende das uvas e de tudo o que as influencia.

Um ano mais quente faz com que a concentração da uva seja maior o que se traduz em maior açúcar e consequentemente mais alcool. Claro que depois se pode por a inventar para puxar o grau para baixo, mas ai já é sair do processo normal ou "natural" e começar a inventar.

Boa, obrigado pelas respostas. Não tinha pensado nessa questão de eventualmente a uva utilizada estar mais amadurecida e consequentemente mais doce.

E sim, é um excelente vinho branco, aconselho. Principalmente o de 2021. [:D]

Mais sol dá mais maturação da uva, por exemplo, que dá mais álcool. É normalíssimo isso acontecer.

Já agora esta percentagem é uma indicação, pelo menos na cerveja é X +/- 1 portanto 14 mais ou menos 1, vai de 13 a 15 .
No vinho a tolerância é de 0,5%, entre o real da análise de certificação e o que se pode pôr no rótulo.

De Monção e Melgaço, Palácio da Brejoeira Alvarinho 2020, muito fidedigno da casta, bastante puro, precisa ser bebido mais fresco, com o aumento da temperatura muda um pouco de perfil e não agrada tanto.

Nota: 18,0

Preço: 20€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

PR8kGLe.jpg

Do Dão, Conde de Anadia Grande Reserva 2019, castas Encruzado e Uva Cão, edição limitada de 780 garrafas, estagiou 24 meses em barricas e estágio prolongado em garrafa, aromaticamente excelente, muito afinado e redondo, elegante e equilibrado, é um belíssimo vinho.

Nota: 19,0

Preço: 38€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

9O3zAgB.jpg

BpBEGWF.jpg

Esse palácio da brejoeira é, dentro dos alvarinhos, um excelente value for money.
Vale for money não sei, depende se calhar ao preço que o compras, custa mais que um Muros de Melgaço por exemplo e não acho melhor vinho, pelo contrário.

Bom alvarinho com bom vfm é o Muros Antigos. 10€ pvp, 7.5€ nos descontos com alguma sorte.

Outro alvarinho muito bom, é o Deu la Deu Reserva, arranjam-se a 10€ e vale cada euro.

Última edição:
Não sei se irei dizer alguma asneira,mas o Brejoeira estará mais no "segmento" do Soalheiro Primeiras Vinhas do que num dos Muros referidos.
Tal como o Primeiras Vinhas dá a impressão de ser um vinho com mais madeira e com uma cor mais "carregada".
Não colocaria o Palácio e os Muros no mesmo segmento.

Não sei se irei dizer alguma asneira,mas o Brejoeira estará mais no "segmento" do Soalheiro Primeiras Vinhas do que num dos Muros referidos.
Tal como o Primeiras Vinhas dá a impressão de ser um vinho com mais madeira e com uma cor mais "carregada".
Não colocaria o Palácio e os Muros no mesmo segmento.
Muros Antigos é segmento abaixo (mas daí eu ter dito que tem óptimo PVP).

Mas o Muros de Melgaço é o mesmo segmento, 16 -18€ vá, com alguma madeira, vinhas velhas, excelente qualidade. Tal como o Soalheiro Primeiras Vinhas que bem referiste.

Para quem não conhece estou a falar deste verdadeiro clássico:
https://grandesescolhas.com/pesquisa-de-vinhos/muros-de-melgaco-6/

Última edição:
Voltar
Superior