Que vinho bebem?

10e8fbd7d70961bb679b5095816ca6ce.jpg

Vinho fabuloso!!

Do Douro, Van Zellers & CO VZ 2019, que belíssima surpresa, muito afinado e certo, notas de baunilha na proporção certa, floral e fresco, nunca diria que este vinho fica abaixo dos 20€, parece vinho para mais de 30€.

Nota: 18,5

Preço: 18€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

NTLjaMy.jpg

WluNNnK.jpg

Hoje experimentei um Espanhol branco de 2011, que foi uma belíssima surpresa!

Evolução perfeita, ainda muito fresco com uma acidez muito equilibrada! Algo seco, com um aroma intenso a fruto maduro de caroço.

PXL-20220911-120451738.jpg

Do Douro, Ontem 2020, bastante interessante, nunca diria que este vinho era do Douro, tem ali uma nuances minerais misturadas com notas exóticas, parece uma mistura de Dão com Bairrada, é assim um vinho fora da caixa, muito bem feito, gostei bastante.

Preço: 19€

aTnm26M.jpg

N4A4HCp.jpg

Do Douro, Ontem 2020, bastante interessante, nunca diria que este vinho era do Douro, tem ali uma nuances minerais misturadas com notas exóticas, parece uma mistura de Dão com Bairrada, é assim um vinho fora da caixa, muito bem feito, gostei bastante.

aTnm26M.jpg

N4A4HCp.jpg

Estás mais de brancos do que tintos, pelo menos do que estavas há uns anitos.
É a minha percepção.

Eu continuo ainda a beber mais brancos, além de frescos, consigo perceber melhor os sabores, as castas nos brancos.
Mas aumentei a percentagem de tintos e já compro a saber o que estou a comprar
E já sei o que gosto

Ainda assim no verão bebi mais branco, o que é normal

Já bebi mais que uma vez, e é de facto um vinho que gosto imenso.

Tenho partilhado pouco aqui. Tenho de fazer um conjunto de vinhos brancos e tintos que tenha bebido e fazer um post único sobre todos.

Estás mais de brancos do que tintos, pelo menos do que estavas há uns anitos.
É a minha percepção.

Eu continuo ainda a beber mais brancos, além de frescos, consigo perceber melhor os sabores, as castas nos brancos.
Mas aumentei a percentagem de tintos e já compro a saber o que estou a comprar
E já sei o que gosto

Ainda assim no verão bebi mais branco, o que é normal

Sim, de facto este ano com o tempo quente nem toquei em vinho tinto, o último que bebi foi em 13 de Maio, 4 meses... nunca me aconteceu, foi um pouco incontrolável.

Quando me apetecer tinto lá vou eu... [:D]

Sim, de facto este ano com o tempo quente nem toquei em vinho tinto, o último que bebi foi em 13 de Maio, 4 meses... nunca me aconteceu, foi um pouco incontrolável.

Quando me apetecer tinto lá vou eu... [:D]

Tenho ideia que os brancos tem evoluído muito nos últimos anos, tornando-se mais complexos e de qualidade.

Os brancos Portugueses e em comparando com os tintos.

Tentar então fazer aqui um resumo simples: Eu tiro fotos a quase tudo, mas não arquivo nada... Por isso tive de ir à galeria procurar nos últimos meses. [:)]

Vinho01.jpg

Por ordem da 1ª fila e depois 2ª:

1 - Confraria da Bairrada, um vinho engraçado com malta a dar uvas para fazer o vinho inclusive um "Sr. Manuel..." Muita muita madeira. Muita baunilha. Um pouco overpower, mas diferente de tudo.
2 - Primeiro Nome, o primeiro vinho branco do Louro (da Quinta do Mouro) a "solo". Barrica bem integrada, alguma acidez. Não é memorável, mas um bom vinho.
3 - Primus, este estava na minha bucket list... Que vinho. Bebi sozinho a garrafa quase sem notar, super equilibrado. E este estava muito novo. Mais uns 2 anos e deve estar fenomenal.
4 - Poço do Lobo Reserva, uma das melhores relação preço qualidade destes todos. A acidez do arinto, mas bem equilibrado com barrica. Já comprei várias vezes e vou continuar a comprar.
5 - Vallegre Reserva Especial, adoro este vinho, se bem que alguns anos exageram na madeira. Mas por norma gosto de vinhos com algum estágio e a notar-se.
6 - Quinta do Paral Vinhas velhas, este curiosamente pensei que ia ter mais madeira, mas não, surpreendeu-me. Muita fruta madura e de caroço, um belo vinho.
7 - Quinta do Mouro Erro B, comprei porque gosto dos vinhos deles, mas nem sabia o que era... Afinal é um curtimenta, puxado. Muito marcado mais resinoso.
8 - Arrepiado Collection. também costumo comprar se apanho em promoção, um vinho muito equilibrado na frescura e no peso.

Vinho02.jpg

1 - Loco, o único não português, comprei pela garrafa, mas o vinho surpreende, muita muita acidez. Bom para cortar uns pratos com mais gorduras.
2 - Vale d'aldeia Grande Reserva, um branco espectacular. Só tinhas duas garrafas e tenho de comprar mais... Mesmo na minha linha de vinhos.
3 - Lisboa, um vinho do Hugo Mendes só de Fernão Pires, uma casta mais dificil e que se dá bem com idade, este era de 2020, ainda muito novo, cheio de vida.
4 - NB 180, sabia que havia um tinto, não conhecia o branco, vi num restaurante e pedi. Ai está outro branco de categoria, super equilibrado, já com alguma idade. (2016) só 550 garrafas. Espectacular. Tosta da madeira, Pêssego. Mesmo afinado.
5 - Maria Izabel, 2017... Estava já a ficar ultrapassado, foi uma surpresa (negativa) já com muito sabor a resina, pesado. Tinha perdido a acidez e o brilho que já teve.
6 - Eruptio Arinto, há a versão com 3 castas e ainda um blend, este é só o Arinto, um típico branco açoriano, cinza, e salinidade. Fresco. Mas não deslumbra nos grupo dos açorianos.
7 - Sátiro Clandestino, não conhecia e por isso comprei. Confuso. Metade do lote em barrica e metade em ânfora. No nariz nota-se ali parece um defeito, talvez da ânfora. Mas na boca o sabor a "barro" é demasiado marcado. Mas tem frescura e acidez.
8 - Extrema Edição I, estava a espera de algo mais leve e afinado, e afinal era algo mais pesado e desafinado. Também quase que dizia que já não estava a 100%...

Vinho02.jpg

1 - Loco, o único não português, comprei pela garrafa, mas o vinho surpreende, muita muita acidez. Bom para cortar uns pratos com mais gorduras.
2 - Vale d'aldeia Grande Reserva, um branco espectacular. Só tinhas duas garrafas e tenho de comprar mais... Mesmo na minha linha de vinhos.
3 - Lisboa, um vinho do Hugo Mendes só de Fernão Pires, uma casta mais dificil e que se dá bem com idade, este era de 2020, ainda muito novo, cheio de vida.
4 - NB 180, sabia que havia um tinto, não conhecia o branco, vi num restaurante e pedi. Ai está outro branco de categoria, super equilibrado, já com alguma idade. (2016) só 550 garrafas. Espectacular. Tosta da madeira, Pêssego. Mesmo afinado.
5 - Maria Izabel, 2017... Estava já a ficar ultrapassado, foi uma surpresa (negativa) já com muito sabor a resina, pesado. Tinha perdido a acidez e o brilho que já teve.
6 - Eruptio Arinto, há a versão com 3 castas e ainda um blend, este é só o Arinto, um típico branco açoriano, cinza, e salinidade. Fresco. Mas não deslumbra nos grupo dos açorianos.
7 - Sátiro Clandestino, não conhecia e por isso comprei. Confuso. Metade do lote em barrica e metade em ânfora. No nariz nota-se ali parece um defeito, talvez da ânfora. Mas na boca o sabor a "barro" é demasiado marcado. Mas tem frescura e acidez.
8 - Extrema Edição I, estava a espera de algo mais leve e afinado, e afinal era algo mais pesado e desafinado. Também quase que dizia que já não estava a 100%...

Achei o mesmo do Extrema Edição I, o seu auge já tinha passado, ainda tinha esqueleto mas... mais uns meses ou 1 ano e está acabado.

Vinho02.jpg

Bebi este ano o Maria Izabel 2018 e estava excelente!

Óptimo relato

Voltar
Superior