Que vinho bebem?

O Moscatel Roxo é uma bela pomada.
Quanto a tintos na gama dos 10 euros, Ermelinda Freitas Reserva é dos que tenho achado mais equilibrados.

Há muita muita coisa engraçada abaixo dos 10€.
O pior é quando são descobertos. [:)]

No outro dia bebi uma destas.

big_xncastvvgrcxmad.jpg

Vinhas Velhas - Grande Reserva 2012. Um vinho que teve 92 pontos precisamente na Wine Spectator.
Comprava-se na casa dos 7,49€ ai nos continentes do costume!
Estamos a falar de um vinho que estagia 18 meses em barricas. Já tem um belo corpo. E por menos de 10€ é melhor que muitos vinhos bem mais afamados.

alentejo-terras-dalter-reserva-tinto.jpg

Terra d'Alter Reserva no caso que comprei, de 2011, 91 pontos Robert Parker.
Comprei as últimas 6 que encontrei no mercado a 7,19€ [:)]
Mais uma vez, 22 meses em barrica por 7€ e pouco. (agora de 2011 já não há, mas mesmo as de 2013 são boas e custam 12/13€)

Os Brancos do Pico são um mundo à parte. Em especial porque têm uma grande contingência: produção muito limitada. Muitos deles nem chegam cá ao continente e mesmo nas ilhas eles esgotam nalguns anos.

Quando estive nos Açores entrei num restaurante e quando fui escolher o vinho perguntei por recomendação. O Micaelense por vezes é "tímido" e recomendaram-me logo os verdes do minho ou os brancos do Alentejo... perguntei por vinhos do Pico e aí a coisa mudou logo de figura.

Todos os que experimentei eram soberbos, fiquei fã do "Frei Gigante".

Os Açores são uma terra abençoada no que toca a produtos, tudo o que de lá vem é muito bom.

(Vou anotar a Quinta do Cidrô [;)])

Frei Gigante é um grande branco. Há também o Terras de Lava que é de uma gama abaixo, mas também muito bom. Incrível nos vinhos do Pico é que se consegue sentir a salinidade muito pronunciada na boca.

O Atlantis, com Verdelho, Arinto e outra casta que não me lembro também foi uma muito agradável surpresa.

O Moscatel Roxo é uma bela pomada.
Quanto a tintos na gama dos 10 euros, Ermelinda Freitas Reserva é dos que tenho achado mais equilibrados.

só se melhorou nos últimos 2 a 3 anos, no passado as mono castas eram, na minha opinião, superiores [;)], e dentro desses preços (<10€)

já beberam o Quinta de Cabriz tinto 2014?
à cautela mandei vir 6 garrafas... [:D][:D]
http://observador.pt/2016/12/12/ha-quatro-vinhos-portugueses-no-top-100-da-wine-spectator/

Para já esses preços estão altamente inflacionados, o Quinta do Cabriz estava só lá a prateleira a dizer o preço (3.48€) [:D], comprei o CARM reserva (consegui mesmo o de 2012) por 11.89€. O Evel só havia o reserva e era do ano de 2010.
Ando a provar vinhos mais baratos mas excelentes, quero ver como se porta o CARM (nunca o provei) em relação a esses:

CARM_Reserva.jpg

Para já esses preços estão altamente inflacionados, o Quinta do Cabriz estava só lá a prateleira a dizer o preço (3.48€) [:D], comprei o CARM reserva (consegui mesmo o de 2012) por 11.89€. O Evel só havia o reserva e era do ano de 2010.
Ando a provar vinhos mais baratos mas excelentes, quero ver como se porta o CARM (nunca o provei) em relação a esses:

Esse CARM é um velho conhecido meu. No inicio deste ano arranjei umas caixas a 45€ e comprei duas. Tenho bebido dele e guardei duas garrafas para abrir daqui a mais uns 5 anos. é um bom tinto, mas acho que vai beneficiar com mais uns anos de garrafa.

o valor do Observador é idiota, comprei ontem 12 a 3,40€ na Garrafeira Nacional, entretanto esgotou (hoje)

Frei Gigante é um grande branco. Há também o Terras de Lava que é de uma gama abaixo, mas também muito bom. Incrível nos vinhos do Pico é que se consegue sentir a salinidade muito pronunciada na boca.

O Atlantis, com Verdelho, Arinto e outra casta que não me lembro também foi uma muito agradável surpresa.

.
Terras de Lava é muito bom também (o Atlantis não provei). Como estive também em casas de amigos tive oportunidade de explorar um pouco melhor os vinhos.

Provaste o tinto? Falo do terras de Lava... aquilo é no mínimo muito diferente, quase que se sente a lava a arranhar a garganta dizia-me um Açoreano na Povoação :)

.
Terras de Lava é muito bom também (o Atlantis não provei). Como estive também em casas de amigos tive oportunidade de explorar um pouco melhor os vinhos.

Provaste o tinto? Falo do terras de Lava... aquilo é no mínimo muito diferente, quase que se sente a lava a arranhar a garganta dizia-me um Açoreano na Povoação :)

O tinto não provei, e com a descrição fiquei mesmo com pouca vontade! :)

O tinto não provei, e com a descrição fiquei mesmo com pouca vontade! :)

Sinceramente não consigo recomendar.

A não ser pela experiência em si. É um vinho algo agreste.

Fiquei curioso com o "Cavaco" que me foi recomendado por um natural do Pico como sendo algo bastante "tradicional" ou típico. Não sei.

Mas os brancos... [br:)]

Os Brancos do Pico são um mundo à parte. Em especial porque têm uma grande contingência: produção muito limitada. Muitos deles nem chegam cá ao continente e mesmo nas ilhas eles esgotam nalguns anos.

Quando estive nos Açores entrei num restaurante e quando fui escolher o vinho perguntei por recomendação. O Micaelense por vezes é "tímido" e recomendaram-me logo os verdes do minho ou os brancos do Alentejo... perguntei por vinhos do Pico e aí a coisa mudou logo de figura.

Os Açores são uma terra abençoada no que toca a produtos, tudo o que de lá vem é muito bom.

Obrigado!
desconhecia, como gosto muito de branco (talvez mais que tinto nesta fase), vou tentar experimentar

Por acaso tenho um vinho tinto da Ilha do Pico que me ofereceram mas tenho ideias que é licoroso tipo vinho do Porto, tenho que ver ao certo o que é...

Esse CARM é um velho conhecido meu. No inicio deste ano arranjei umas caixas a 45€ e comprei duas. Tenho bebido dele e guardei duas garrafas para abrir daqui a mais uns 5 anos. é um bom tinto, mas acho que vai beneficiar com mais uns anos de garrafa.

Como este é de 2012 vou já abrir para provar :), o que tenho reparado nos vinhos reserva de 2013 que tenho provado é que realmente ainda é muito cedo para os abrir, como dizes vão beneficiar esperando uns anos na garrafa.
Mas a culpa aqui também é dos produtores, cada vez mais cedo "enviam" para a mercado vinhos reserva de anos recentes, acabam por ainda estar um pouco verdes, longe depois do que podem vir a oferecer em termos de sabor. Estou a lembrar-me agora do Dona Maria grande reserva, o mais recente é de 2011, este já faz sentido e é pronto a beber.

só se melhorou nos últimos 2 a 3 anos, no passado as mono castas eram, na minha opinião, superiores [;)], e dentro desses preços (<10€)
Em termos de monocastas, para mim é o Pegões Trincadeira ou o Syrah.
E um favorito que é algarvio (coisa rara) é o Barranco Longo Syrah.
Mas gosto muito do Ermelinda.

Acabei de beber um Rovisco Pais premium bem bom
Tinto

Esse é daqueles que o Continente tem há venda por 9,99€ e depois surge em "promoções" por 2,99€ [:D]

Por 2,99€ é um vinho como dizes bem bom, eu tenho 2 ou 3 cá em casa que comprei por este preço.

Esse é daqueles que o Continente tem há venda por 9,99€ e depois surge em "promoções" por 2,99€ [:D]

Por 2,99€ é um vinho como dizes bem bom, eu tenho 2 ou 3 cá em casa que comprei por este preço.
tb foi numa promoção qq [;)]
mas não me lembro do preço

Back