Que vinho bebem?

Sim senhor, boas escolhas. :)
Este ano não quis andar a arriscar e por isso faço repetição do ano passado, os anos é que mudam, Dona Maria grande reserva 2011 (antes era denominada só de reserva) e Duas Quintas reserva 2014. No ano passado o Dona Maria foi o de 2008 e o Duas Quintas de 2013.

Dona-Maria-Gr-Res-11-400x500.jpg

Ramos_Pinto_Duas%20Quintas%20Reserva%20tinto_grande.png

O Duas Quintas é muito bom,bebi este ano a acompanhar um galo dos meus, [:D] assado em forno de lenha. O Dona Maria não conheço,tens que me falar mais dele[;)]

O Duas Quintas é muito bom,bebi este ano a acompanhar um galo dos meus, [:D] assado em forno de lenha. O Dona Maria não conheço,tens que me falar mais dele[;)]

O Dona Maria reserva (2008) foi talvez o vinho mais aveludado que já provei, com os taninos bastante sedosos, aroma muito agradável, depois bastante complexo, lembro-me que só achei que o final deveria ser mais longo, no fim sente-se um vazio. [;)]

Boas noites.

Alguém sabe dizer quanto custa uma garrafa de Zorrito? E aonde se pode encontrar a vender?

Last edited:
Dei uma olhadela pela minha garrafeira, e descobri que algumas garrafas estão a valorizar.

Por exemplo, uma Luís Pato Quinta do Ribeirinho 2008, que custou para aí uns 30-40€ por garrafa, agora vejo-a à venda por cerca de 180€?? :eek:

O que é que eu faço? Bebo ou vendo? (que indecisão... [:D]) E onde poderia vender?

Mas isto é só um exemplo, porque tenho mais. A questão é que realmente gosto de um bom vinho, mas não sei apreciar a diferença entre um bom vinho de algumas dezenas de euros para vinhos que se começam a lançar nas centenas de euros.

Por isso é que compro sempre, pelo menos, 2 garrafas de cada referência ;-) . Se apetecer, vende-se 1 e bebe-se a outra. Já o fiz algumas vezes com Portos Vintage. O valor da venda paga, geralmente, as 2 garrafas e sempre se bebe uma. Também já me aconteceu não querer vender e beber as 2 ou 3....

Dei uma olhadela pela minha garrafeira, e descobri que algumas garrafas estão a valorizar.

Por exemplo, uma Luís Pato Quinta do Ribeirinho 2008, que custou para aí uns 30-40€ por garrafa, agora vejo-a à venda por cerca de 180€?? :eek:

O que é que eu faço? Bebo ou vendo? (que indecisão... [:D]) E onde poderia vender?

Mas isto é só um exemplo, porque tenho mais. A questão é que realmente gosto de um bom vinho, mas não sei apreciar a diferença entre um bom vinho de algumas dezenas de euros para vinhos que se começam a lançar nas centenas de euros.
precisas do dinheiro? ou queres comprar alguma coisa que o dinheiro dê jeito?
eu bebia [:D]
aproveita e convida a malta [:)]

Por aqui durante o Natal bebeu-se Herdade de S. Miguel, Poliphonia, moscatel roxo e espumante Murganheira, não me posso queixar [:D]

Por cá a vinda do Menino Jesus foi celebrada com Cartuxa. É uma compra segura e que vai muito bem com carnes e queijos!

Mesmo ao jeito da Consoada.

O dia 25 foi vinho do produtor. Não é comercializado, a produção é mínima e ainda bem!

Este ano foi mais um Natal bem regado.

Uma das estrelas foi um Marques de Riscal Reserva de 1990 que acompanhou o cabrito e o borrego de domingo de forma brilhante. Estava no ponto o vinho. De facto vinhos velhos com carne assada no forno é um excelente par.

Outro foi um S de Soberanas de 2005 que estava muito bom também.

Foram muitas mais, mas estas foram os destaques.

Last edited:
Bem, eu achei o Duas Quintas reserva (2014) com a mesma impressão digital do ano anterior (ou seja, excelente), a única diferença é que ainda o notamos um pouquinho áspero, mais um ano ou dois de espera e fica no ponto.
O Dona Maria grande reserva (2011) achei algo diferente do ano de 2008, não é tão aveludado mas tem um final mais longo, continua a ser complexo e muito aromático, é um óptimo vinho também, é muito requintado.

Ontem e hoje foram dias de descer à terra ali com a prova do Cabriz reserva ([:D]):

ddc.jpg

Para a passagem de ano a escolha foi o Quinta da Leda (ano 2013), vou seguir à risca o que dizem no site deles, que é decantar, vou esperar depois os 30 minutos e ver como vai depois desenvolvendo:

Quinta_da_Leda_2013.jpg

Só tinha esta! [s)]

Da casa Ferreirinha podes sempre manter as expectativas em alta. Este vinho é top, aromático sempre até ao final, e com a madeira bem presente, com aquele macio tipico da touriga, para mim que sou um fã das tourigas já seria o suficiente para as manter em altas, e confirma-se.

Eu decantei-a uma hora, mas fiquei (ficamos) com a sensação que no mínimo precisaria de duas horas. Fica a sugestão.

Vou recuperar aqui a prova, da minha parte (ano 2013) decantei e comecei a beber aos 40 e qualquer coisa minutos, não estava áspero mas achei que se notava demasiado o álcool, ainda para mais tem uns clássicos 13,5% vol. Começa claramente a melhorar a partir de 1 hora e pouco, e perto da hora e meia fica suave.
É um vinho que não me disse grande coisa, mesmo notando aquele desenvolvimento que teve nunca senti que se destacasse em alguma coisa, e acaba por ser um vinho algo estranho, ai de quem o abra e o beba logo a seguir, vai apanhar uma grande desilusão.

Depois trago aqui uma boa surpresa, é um vinho que esteve 20 meses em estágio em barricas de carvalho francês e custa pouco mais que 10€, é bem interessante (Quinta de Pancas reserva, ano 2013):

Quinta_de_Pancas_reserva_2013.jpg

Back