Que vinho bebem?

Pessoal, Pingo Doce com 25% em tudo o que é Alentejo.
E para quem tem cartão tem mais 15% em cima. Ou seja 25%+15% (não 40%....)

Mas atenção... Eles têm o Esporão Reserva Branco a 14,99€ que com 25% fica a 11,19€... Na garrafeira Nacional está a menos de 10€ [8b]
É preciso sempre fazer bem as contas e verificar os preços com calma.

Estive num Intermarché que vendia o CARM Reserva Tinto a 21,99€ [:)] As que tenho comprei a 7,50€ e neste momento estão na makro a 7,99+iva que dá 9€

Já tinha visto e vou ter de lá passar... mas não espero grandes milagres das lojas onde costumo passar, têm um stock fraco. Volta e meia lá aprece alguma coisa diferente.

Nos últimos tempos bebi algumas coisas interessantes. A ver se faço um resumo de tudo.

Brancos:

Pera Manca 2014 - Confesso que ia a medo, para o preço estava à espera de algo bom... E surpreendeu, um Branco com carácter, boa madeira.
Tiara 2012 e 2014 - Este vinho nunca desilude. Claro que não tem o corpo do Pera Manca. Mas é um excelente branco.
Casa de Santara Reserva 2015 - Mais uma boa escolha. Madeira ligeira mas presente mas mesmo assim alguma frescura.
Cortinha Velha Reserva 2015 - Um Alvarinho um pouco mais especial, menos conhecido, uma boa descoberta.
QM Vinhas Velhas - Mais um Alvarinho, excelente para estes dias de verão. Com uma acidez um pouco marcada, mas no ponto.
Verdelho Esporão 2016 - Os Brancos do Esporão de 2016 estão brutais, fresco, com notas exóticas espectaculares.
Foz Torto Vinhas Velhas 2013 - Um branco espectacular, ao nível do Tiara.

Tintos:
Monte da Ravasqueira Reserva 2011 - Um vinho muito medalhado e entende-se bem porque. Com boa estrutura, não demasiado marcante.
Post Scriptum 2014 - Não é um Chryseia, mas não desilude. Bebe-se bem.
Dory Reserva 2011 - Uma surpresa, um vinho de Lisboa, mas com bom corpo e bem intenso.
Folha do Meio Reserva - Mais uma excelente surpresa. Fico contente quando bebo um vinho que não conheço, que não é de uma marca "conhecida" e que no final me deixa muito muito surpreendido. Vinhas a "altitude" no Alentejo! [kiss]

Esse Casa de Santar Reserva branco de 2015 acho extraordinário. Mas nem é um tradicional branco de verão, é um vinho que mais parece um tinto dado o corpo e a forma como consegue casar com a gastronomia. Foi um dos vinhos que mais me surpreendeu este ano. Talvez porque não conheço assim tantos brancos.

Vou ter de procurar esse verdelho do Esporão. Não sou grande fã de monocastas, mas essa diz-me bastante.

Esse Casa de Santar Reserva branco de 2015 acho extraordinário. Mas nem é um tradicional branco de verão, é um vinho que mais parece um tinto dado o corpo e a forma como consegue casar com a gastronomia. Foi um dos vinhos que mais me surpreendeu este ano. Talvez porque não conheço assim tantos brancos.

Vou ter de procurar esse verdelho do Esporão. Não sou grande fã de monocastas, mas essa diz-me bastante.

Atenção que o Verdelho 2016 é um vinho sem madeira, é outra liga em relação ao Casa de Santar. [;)]

Sim compreendo.

Ainda há dias bebi um verdelho da Vinhas de Pegões, um vinho "normal", nada caro, eu adoro a casta :)

Esse casa de Santar reserva dei a provar a um "velho" enofilo francês, descendente de uma longa linhagem de enofilos e ficou rendido. Disse que nunca tinha provado nada semelhante.

A questão muitas vezes não é este ser melhor que aquele, é ser algo de diferente em termos de experiência. E nisso em Portugal temos uma diversidade que acredito seja única. [kiss][kiss]

Boas,

Tinha na garagem uma caixa de 6 garrafas de vinho tinto da zona de Lx que não me dizia muito, Santiago dos velhos da Quinta Fernandes,
hoje como estava meio invernoso abri uma, muito bom...14º.

Fui aproveitar a promoção do Pingo Doce. 25% em tudo o que é alentejo, +15% por ter o cartão!! [kiss]

Como tinha dito atrás, é preciso ter atenção. O Esporão Reserva que vinha no Folheto com destaque a 14,99€ que com 25% fica a 11,19€ já estava esgotado... E é um vinho que se arranja on-line a menos de 10€ :sh)
Estas promoções compensam mais para vinhos caros, pq são vinhos que raramente têm promos "normais" e são vinhos que têm pouca diferença de preço on-line para loja.
O que acaba por ser mau já que é acabamos por não nos podermos esticar muito.

Comprei:

Cartuxa Reserva 2013 Tinto - PVP 29.99€ - 25% = 22.49€ - 15% = 19.12€ (preço garrafeira nacional 35€ :sh) mas no estado liquido está a 27€. )
Terra de Alter Reserva 2014 - PVP 12.49€ - 25% = 9.37€ - 15% = 7.96€ (garrafeira nacional 11.70€) Eu adoro este vinho mesmo por 12.50€ é uma boa compra. 22 meses de barrica. Infelizmente em 2011 ganharam um prémio e era um vinho que se arranjava a 7/8€ e agora são 12.50€...
Esporão Syrah 2012 - PVP 27.99€ - 25% = 20.99€ - 15% = 17.84€ (preço garrafeira nacional 28.60€)
Cartuxa Branco 2015 - PVP 8.59€ - 25% = 6.44€ - 15% = 5.47€ (preço garrafeira 8.50€)

Brancos não havia nada de outro mundo. Queria o Pera Manca Branco, mas nada. Nem esporão private seleccion.

Ainda estive com um Esporão Privat Seleccion Tinto 2012 na mão. 48.90€ que ficaria a 31.26€, mas achei que apesar de bom negócio já me estava a esticar.

Mas agora olhando para trás para os preços, devia ter trazido mais coisas. :sh)

Hoje ao jantar, da Casa de Arrochella, Grandes Quintas reserva 2012:

Grandes_Quintas_R2012.jpg

Grande vinho, ao principio assustei-me um pouco quando retirei a rolha, é bastante mole e as marcas do vinho já estavam quase no topo (como se vê na foto), sem contar com os vinhos mais velhos é a primeira vez que apanho uma rolha com um alastrar tão acentuado, mas acho que a situação está +- controlada porque depois o gargalo estreita na parte inicial da garrafa.
É um vinho carregado (forte), parece uma mistura de vinho do Douro com o Alentejo, para mim está mais que no ponto para o beber já, dizem que pode ir até aos 10 anos de espera (lá para 2024), deve ser interessante bebê-lo daqui a uns anos. [:cool:]

Há dias bebi o Pasmados do José Maria da Fonseca, vinho fantástico:

Pasmados_JMF2014.jpg

Nos tempos mais próximos devo abrir o Antónia Adelaide Ferreira, apesar de ser ainda uma altura do ano complicada para o fazer (calor):

Antonia_AF2011.jpg

O primeiro conheço-o bem, é um clássico do JMF. O segundo não conheço, mas da Casa Ferreirinha e invocando esse nome, só pode ser bom.

Coloca aqui o feedback desse quando o beberes.[;)]

O primeiro conheço-o bem, é um clássico do JMF. O segundo não conheço, mas da Casa Ferreirinha e invocando esse nome, só pode ser bom.

Coloca aqui o feedback desse quando o beberes.[;)]

Bem, o vinho neste momento está entre os anos que eles indicam que está no seu apogeu, na ficha informativa deviam dizer era o tempo de espera depois de o decantar, na Barca Velha por exemplo aconselham entre 2 a 3 horas, neste dizem que "ganha em ser aberto algum tempo antes de ser consumido".
Uma hora já se sabe que é o tempo utilizado mais usual, este como é mais complexo talvez acrescentar-lhe mais 30 minutos... e começar a partir dai.
Depois de o beber logo posto o feedback. [;)]

Desta vez não tenho foto, bebi há dias o Quinta de Camarate do José Maria da Fonseca, é um bom vinho mas está longe de ser fantástico como o Pasmados do mesmo JMF.

quinta-de-camarate-2014-vinho-tinto-jose-maria-da-fonseca-portugal.jpg

Back