Que vinho bebem?

Já estamos a falar de vinhos de um patamar elevado. [kiss]

Noutra liga completamente diferete, bebi no outro dia um Tapada do Chaves Reserva 2005 que pensava que já tinha ido, mas que afinal estava ainda bastante bom. [kiss] Um alentejano normal, com uma boca média.

No mesmo dia provei um Cabriz Reserva Branco e fiquei agradavelmente surpreendido, por um preços na casa dos 6€ consegue-se um branco já um pouco encorpado e com uma ligeira madeira.

Finalmente abri o Antónia Adelaide Ferreira, bem, devo dizer que é do melhor que já provei, é um vinho mais que completo, principalmente de boca, riquíssimo que até parece exagerado, deixa um rasto na boca que teima e bem em não desaparecer, completamente vinho de luxo.
Na parte do decantar, não acho que se transforme como o tempo, fiz a primeira prova quando o abri e depois deixei-o no decanter sensivelmente 1 hora e meia, não achei diferenças acentuadas em relação à primeira prova e mesmo a partir desse tempo de espera até o acabar.

Ainda por cima de 2011... [br:)][br:)][br:)][br:)]

Diamond, isso de 2011 deve ser mesmo qualquer coisa. Tens mais? :)

Já que estamos numa de vinho mais especiais, quais vão ser as vossas escolhas para dia 24 e 25?

Eu para dia 25 tenho uma Poeira Impar de 2009 destinada para acompanhar o borrego.

Para dia 24 acho que vai ser a Mirabilis branco de 2014. Gosto muito de tintos com bacalhau cozido, mas este ano vou acompanhar com este branco que eu adoro.

Já que estamos numa de vinho mais especiais, quais vão ser as vossas escolhas para dia 24 e 25?

Eu para dia 25 tenho uma Poeira Impar de 2009 destinada para acompanhar o borrego.

Para dia 24 acho que vai ser a Mirabilis branco de 2014. Gosto muito de tintos com bacalhau cozido, mas este ano vou acompanhar com este branco que eu adoro.

Em principio para dia 24 vai ser uma Manz Pomar do Espírito Santo Reserva 2013.

Para dia 25 ainda não sei.

Dessa casa e evocando esse nome, só podia ter esse resultado. :)

Tudo indicava que sim, e com o nome que dão ao vinho até se torna uma obrigação. Mas estava com um pouco de receio porque falam muito bem do Quinta da Leda e está muito bem classificado e eu não o achei na altura que o bebi nada de especial (provei o ano de 2013).

Ainda por cima de 2011... [br:)][br:)][br:)][br:)]

Acredito que devem estar todos os anos num nível quase idêntico, o último de 2013 é que se deve guardar mais uns 2 anos que é para ficar no apogeu como eles referem.

Não, gostaria mas não tenho mais. [:D]
Tenho aqui uma lista de alguns vinhos para a quadra natalícia, tenho também um Poeira (25 barricas), ano 2012. Mas ainda estou a pensar no que vou escolher. Um que vai ser quase de certeza é um Dona Maria grande reserva, adoro o vinho.

Pra semana vou ser Hospitalisado se saiu antes do Natal vai ser aqui à¨Portuguesa ,vinho Branco Gatao e o tinto vai ser Verde ,pois adoro ,durante o ano è Maduro Frances .
Boas Festas !

Bem, a primeira escolha já está feita para a época natalícia, no meu caso é uma escolha bastante óbvia, um Dona Maria grande reserva de 2012:

Dona_Maria_GR2012.jpg

Bem, a segunda escolha também já está feita, esta foi feita depois de muita pesquisa e análise, ao todo foram feitas 2235 garrafas (cota 200), na outra versão similar foram feitas 2250 (cota 400).
É um Duorum O. Leucura 2008 cota 200, escolhi a cota 200 porque tem o perfil mais madurão e quente, adequa-se mais ao que estava a pretender, a cota 400 tem um pouco mais de acidez, é mais fresco e elegante dizem.

Duorum_O._Leucura_2008_cota_200.jpg

Achas que está tão jovem assim?
O vinho começa a ficar (muito) afinado passado aí uma meia hora, é daqueles que vale a pena decantar porque fica ainda melhor.

Achei que ainda tinha pernas para andar. Mas gostei de o beber nesta fase. Sim, também achei que um pouco de ar lhe dá uma ajuda
O Amantis 2012, que provei há pouco tempo, também tem grande potencial.

Vinho de missa!!
:)
Esse era o mote da conversa. Daí ter também a foto desse.
Mas o provado a sério foi o Medieval de Ourém.
Adorei. Deu para aprender algumas coisas, entre as quais, o porquê do brinde e por sua vez do: "tchim tchim".

Back