Que vinho bebem?

Olá,

Não sou pessoa de beber vinho, mas hoje vou ter de abrir um para fazer o jantar. Não o vou usar todo, e não vou beber o resto. A minha questão é, como devo conservá-lo, e quanto tempo aguenta? Meter de novo a rolha e frigorífico é o suficiente para aguentar uma semana ou assim, ou depois de 2 / 3 dias está pronto para ser deitado fora? Não sei se é importante, mas é um vinho branco.

No Domingo, ao sabor de uma feijoada com direito a esparregado[br:)]

IMG-20181118-132931.jpg
IMG-20181118-130621.jpg

Olá,

Não sou pessoa de beber vinho, mas hoje vou ter de abrir um para fazer o jantar. Não o vou usar todo, e não vou beber o resto. A minha questão é, como devo conservá-lo, e quanto tempo aguenta? Meter de novo a rolha e frigorífico é o suficiente para aguentar uma semana ou assim, ou depois de 2 / 3 dias está pronto para ser deitado fora? Não sei se é importante, mas é um vinho branco.
No frigorífico aguenta mais mas não deve ficar bom depois de 3 dias.

Olá,

Compra uma rolha de vácuo com bomba manual. Ajuda a conservar o vinho bastante bem. Se for vinho para cozinha facilmente aguenta 1 semana. Procura por Vacuvin. Uso todos os dias. Permite o consumo do vinho durante 2-3 dias.

Depois de andar por terras alentejanas a mudança para o Douro, pelo Poeira 38 Barricas de 2013:

Poerira-38-barricas-2013.jpg

E... ui ui, belíssimo vinho, a subtileza do Douro sem nenhum excesso, com os taninos muito finos e o sabor a fruta com muita qualidade bem presente mas sem exageros. Estou já a imaginar uma prova vertical, deve ser qualquer coisa de fantástico com este vinho.

Tenho lá duas de 2011.
Por acaso nunca me lembro de guardar algumas para provas verticais. Mas no outro dia dei comigo a pensar que me falta apenas uma esporão private branco para ter 4 anos seguidos.

Tenho lá duas de 2011.
Por acaso nunca me lembro de guardar algumas para provas verticais. Mas no outro dia dei comigo a pensar que me falta apenas uma esporão private branco para ter 4 anos seguidos.

As de 2011 são muito desejadas, no ano passado foi uma das 10 selecções da Jancis Robinson, quando fui para comprar já só havia de 2012.

As de 2011 são muito desejadas, no ano passado foi uma das 10 selecções da Jancis Robinson, quando fui para comprar já só havia de 2012.

Sim, as de 2011 são muito desejadas. Eu arrajei uma caixa prai em 2014, antes de grande aclamação. Já bebi uma, sobram 2.

Mas se quiseres mesmo de 2011 tenho um contacto que revende vinho e que ainda tem para venda.

Parece que passou algo despercebida a lista dos 100 melhores da Wine Spectator deste ano.

Há por lá uns Portos Vintage de 2016, mas vinho propriamente dito só temos 1 e branco(!), o Papa Figos 2016.

Nem devia estar aqui a escrever isto, amanhã já aumenta o preço... [:D]

Tenho ali uma, vou já abrir... :)

Parece que passou algo despercebida a lista dos 100 melhores da Wine Spectator deste ano.

Há por lá uns Portos Vintage de 2016, mas vinho propriamente dito só temos 1 e branco(!), o Papa Figos 2016.

Nem devia estar aqui a escrever isto, amanhã já aumenta o preço... [:D]

Tenho ali uma, vou já abrir... :)

Então foi fraquinho este ano, (em termos de prémios).
Em relação à escolha dos vinhos para a consoada, a primeira escolha tinha de ser um vinho já provado este ano, optei então pelo Quinta Vale D. Maria 2015.

IMG-0779.jpg

Depois a segunda escolha vai ser decidida quase em cima do dia, como estou a adquirir alguns vinhos de uma lista depois logo decido, entretanto um desses vinhos é o Quinta do Vesúvio 2015 (mudaram o rótulo...):

IMG-0773-1.jpg

IMG-0774.jpg

Nos próximos dias vou colocando mais algumas escolhas que fiz.

Entretanto este fds (incluindo hoje) pode ser uma boa opção para alguns vinhos no PingoDoce.

25% em tudo o que é Peninsula de Setubal, e em compras acima de 50€ com cartão PD podem escolher a compra "sem iva".

Pelo temos um desconto de 25% directo e depois um desconto extra em cima do preço já com desconto de 11,5% [kiss]
Um exemplo poderá ser o Hexagon que está quase sempre a 39,90€ ficará pelos 26.50€ [;)]

(é uma pena esta semana não ser desconto de 25% no Douro... Bem, por um lado ainda bem, senão desgraçava-me).

Entretanto este fds (incluindo hoje) pode ser uma boa opção para alguns vinhos no PingoDoce.

25% em tudo o que é Peninsula de Setubal, e em compras acima de 50€ com cartão PD podem escolher a compra "sem iva".

Pelo temos um desconto de 25% directo e depois um desconto extra em cima do preço já com desconto de 11,5% [kiss]
Um exemplo poderá ser o Hexagon que está quase sempre a 39,90€ ficará pelos 26.50€ [;)]

(é uma pena esta semana não ser desconto de 25% no Douro... Bem, por um lado ainda bem, senão desgraçava-me).

A quem o dizes [:D], estou prestes a "fechar a loja".

QUINTA DOS MURÇAS SUPERA OS 90 PONTOS NA WINE ENTHUSIAST:

A conceituada publicação norte-americana Wine Enthusiast classificou os vinhos da Quinta dos Murças com mais de 90 pontos. A pontuação mais alta foi atribuida ao VV47 com 95 pontos, com destaque na cellar selection. A publicação atribui ainda 91 pontos ao Quinta dos Murças Margem e 90 pontos ao Quinta dos Murças Minas.

O crítico de vinhos portugueses desta revista, Roger Voss, destaca a estrutura poderosa do Quinta dos Murças VV47 2013, atribuindo-lhe 95 pontos. “Produzido a partir das vinhas mais antigas da Quinta, este blend de 14 castas é habilmente texturizado, rico em taninos e concentrado em sabores de frutos pretos.”, destaca Voss na publicação.

No Quinta dos Murças Margem 2016, ao qual atribuiu 91 pontos, o crítico realça: “De vinhas verticais que correm pela encosta, uma inovação no Douro montanhoso, este blend maduro de Touriga Nacional e Touriga Franca é rico em taninos e frutos pretos. Tem uma textura firme que possui um sabor de ameixa preta, acidez brilhante e um toque de madeira envelhecida”.

Já o Quinta dos Murças Minas 2016, com 90 pontos, é para Roger Voss um vinho equilibrado, afirmando que “Este vinho é feito de uma única vinha que se situa entre os 110 e os 300 meteros de altitude. Está equilibrado entre frutos pretos estruturados e taninos firmes, o que confere ao vinho um bom potencial”.

Em Setembro deste ano, Roger Voss já tinha classificado o Quinta dos Murças Reserva 2012 com 94 pontos. Esta é a terceira colheita consecutiva a receber esta pontuação, acabando por destacar na última a sua estrutura e riqueza: “Agora, exactamente no ponto da sua plenitude, este é um vinho impressionante, rico e estruturado. Os seus taninos arrojados são equilibrados pelos sabores maduros de ameixa preta e frutas silvestres.

Quinta dos Murças VV47, Tinto 2013 (95 pontos) | 75 Cl – P.V.P. Recomendado 70€
Quinta dos Murças Margem, Tinto 2016 (91 pontos) | 75 Cl – P.V.P. Recomendado 30€
Quinta dos Murças Reserva, Tinto 2012 (94 pontos) | 75 Cl – P.V.P. Recomendado 22.50€
Quinta dos Murças Minas, Tinto 2016 (90 pontos) | 75 Cl – P.V.P. Recomendado 12€

Quinta dos Murças*supera os 90 pontos na Wine Enthusiast

Sou grande fã do Murças Reserva.
Já o Margem e o VV47 já bebi e não acho que valham a diferença para o Reserva.

Ainda tenho aqui 2 garrafas de 2011.

Já na Promo do PingoDoce. Infelizmente não tive muita sorte.
Ainda ia esperançoso de encontrar algum J ou Ermelinda Grande Reserva, mas nada.

Trouxe duas Bacalhoa a 11,30€
Um DSF Verdelho para experimentar, já que gosto muito da casta.
Um Bacalhoa Cova da Ursa também para experimentar, nem conhecia.
E ainda um Adega de Pegões Grande Reserva 2013

Voltar
Superior