Que vinho bebem?

Esse fim de semana ganhei vergonha e meti um isolamento na porta da cave que tenho por baixo da cozinha. Para já parece resultar bem, a temperatura estava a variar entre os 13ºC e 16ºC durante os últimos dias, desde o isolamento há dois dias variou apenas 0,2ºC, com média nos 16ºC. Aquilo apanha sol directo das 10h00 as 13h00. Durante o pico do verão estava a variar entre os 20ºC e os 26ºC, parecia que o calor entrava todo pela porta (alumínio lacado).

Aquilo é uma cave de +- 1.45m de altura e 5~6m2, por baixo da cozinha e enterrada a cerca de 1/4 da altura (2 degraus). As paredes são em betão (alicerce da casa) e o chão em cerâmica.
Vou aproveitar agora esses dias de solinho para ver o comportamento, tenho lá um sensor de temperatura e humidade a colectar dados.

Esse fim de semana ganhei vergonha e meti um isolamento na porta da cave que tenho por baixo da cozinha. Para já parece resultar bem, a temperatura estava a variar entre os 13ºC e 16ºC durante os últimos dias, desde o isolamento há dois dias variou apenas 0,2ºC, com média nos 16ºC. Aquilo apanha sol directo das 10h00 as 13h00. Durante o pico do verão estava a variar entre os 20ºC e os 26ºC, parecia que o calor entrava todo pela porta (alumínio lacado).

Aquilo é uma cave de +- 1.45m de altura e 5~6m2, por baixo da cozinha e enterrada a cerca de 1/4 da altura (2 degraus). As paredes são em betão (alicerce da casa) e o chão em cerâmica.
Vou aproveitar agora esses dias de solinho para ver o comportamento, tenho lá um sensor de temperatura e humidade a colectar dados.

Segundo sei convém ter alguma renovação de ar
Um vizinho meu escavou (literalmente) por baixo da arrecadação para fazer uma garrafeira, os vinhos apodreceram todos por -aparente- falta de circulação de ar.

A partir de dia 14 deste mês o Intermarché vai ter alguns vinhos bem razoáveis em promoção...

Alentejanos
DONA MARIA - Julio Bastos --- 25%
BELCANTO - Reserva --- 30%
ENCOSTA DAS PERDIZES - Reserva --- 50%
MARQUÊS DE BORBA - Colheita --- 40%
QUINTA DO CARMO - Tinto --- 25%

Lisboa e Tejo
QUINTA DA ALORNA - Touriga Nacional/cabernet Sauvignon reserva --- 20%

Península de Setúbal
DONA ERMELINDA - Reserva --- 25%
HERDADE DA COMPORTA - Tinto --- 50%

Douro
QUINTA DOS MURÇAS - Tinto --- 20%
FRONTEIRA - Reserva --- 50%

Um vizinho meu escavou (literalmente) por baixo da arrecadação para fazer uma garrafeira, os vinhos apodreceram todos por -aparente- falta de circulação de ar.
Sim, tenho de ter atenção a isso também.
A porta não fica hermética, ajustei para fazer pressão no trinco (tende a ficar aberta) e fica com uns milímetros de distância do batente. Como dá para o exterior, sempre tem algum vento forçado.
Quando coloquei o isolamento, deixei uns 3cm de folga para circular ar pelas extremidades, mas ainda é capaz de ser insuficiente.
Ainda vou estudar abrir 2 retângulos, um na parte inferior e outro na parte superior da porta para circulação de ar ou mesmo uma abertura na parede, mas isso sendo betão vai dar trabalho...

Quando tiver de mexer na cozinha, faço uma passagem de energia e meto uma ventoinha na porta com um automatismo :p
362352e9013b22967d067985bcf4a4fe.jpg

Parece que isso de escavar se está a tornar uma tendência... [:D]

Falando mais a sério, será que foi uma questão de excesso de humidade? Ou seja, a temperatura até podia estar nos níveis adequados mas a humidade pode ter dado cabo das rolhas.

:confused:

Parece que isso de escavar se está a tornar uma tendência... [:D]

Falando mais a sério, será que foi uma questão de excesso de humidade? Ou seja, a temperatura até podia estar nos níveis adequados mas a humidade pode ter dado cabo das rolhas.

:confused:

O que me disseram foi mesmo falta de arejar, mas não sei obviamente

Mas estamos a falar de uma área considerável com acesso por escadas por exemplo, ou um "buraco" para colocar lá algumas garrafas?

O que me disse foi que a temperatura e humidade estava ok, e teria a ver com circulação de ar
Pois, sem circulação do ar proliferam os fungos. A humidade Tem de ser relativamente alta, fica tudo mofado.

Ele tinha aquilo por baixo da arrecadação, com acesso pela mesma? A arrecadação ao menos tinha janelas?

Última edição:
Pois, sem circulação do ar proliferam os fungos. A humidade Tem de ser relativamente alta, fica tudo mofado.

Ele tinha aquilo por baixo da arrecadação, com acesso pela mesma? A arrecadação ao menos tinha janelas?

Pois o acesso era pela arrecadação, mas tem a ventilação de uma arrecadação dentro de uma garagem: uma treta

Hoje na feira de vinhos do intermarché acabei por trazer estes: Encosta das Perdizes "vinhas Velhas" por 4,49€ e o Marquês de Borba "colheita" por 3,49€ ambos de 2017.

Última edição:
Voltar
Superior