Que vinho bebem?

De ontem

i-Phone-Foto-2019-06-21-21-49-48.jpg

Não sou nada bom nas críticas.
Mas achei que não ganhou nada nestes anos. Não me pareceu muito estruturado.
Prefiro um Meandro por exemplo, que deve andar +- nos mesmos valores

Este fim-de-semana abri um Quanta Terra Grande Reserva 2013, estava com as expectativas em alta, mas fiquei um pouco desiludido tendo em conta as notas de prova que tinha lido.
De aroma puro Douro mas algo comedido, taninos finos e essencialmente final a fruta algo amarga e persistente, antes do final parece-me um vinho algo vazio. Até acho que é um vinho difícil de julgar, ou se gosta ou não do estilo.

IMG-1398.jpg

Do jantar de hoje.

cdb695927acc45426ffbc4f38329c123.jpg

O tinto e um clássico aqui meu vizinho e uma das boas escolhas dos vinhos da família. O branco e mais um dos brancos que estão na moda. Honesto no valor apesar de um pouco adstringente para o meu standard, mas um bom companheiro para os mariscos das entradas.

Este fim-de-semana abri um Quanta Terra Grande Reserva 2013, estava com as expectativas em alta, mas fiquei um pouco desiludido tendo em conta as notas de prova que tinha lido.
De aroma puro Douro mas algo comedido, taninos finos e essencialmente final a fruta algo amarga e persistente, antes do final parece-me um vinho algo vazio. Até acho que é um vinho difícil de julgar, ou se gosta ou não do estilo.

IMG-1398.jpg

Vou dar-te a minha opinião acerca do 2015.

Vinho muito delicado, daqueles que os estrangeiros gostam porque não dão muita luta, muito equilibrado e com um corpo sedoso em vez de verdadeiramente encorpado como se nós fazemos realmente bem em Portugal.

Agora aqui uma nuance muito importante e que pode mudar bastante o jogo: quando provei o 2015 (penso que tinha acabado de ser colocado no mercado, este ano mesmo) fiquei com a séria impressão que para o meu gosto estava no ponto, mas... não era vinho para se guardar. Ou seja, estava tão afinadinho que a partir daqui seria só a perder.

Um vinho muito "taylored".

Entretanto tenho de realçar que o Branco 2017 é, sem margem para dúvidas, o melhor branco que já provei.

b9e13bae800f8cfe3aa1134b53e82d90-full.jpg

Vou dar-te a minha opinião acerca do 2015.

Vinho muito delicado, daqueles que os estrangeiros gostam porque não dão muita luta, muito equilibrado e com um corpo sedoso em vez de verdadeiramente encorpado como se nós fazemos realmente bem em Portugal.

Agora aqui uma nuance muito importante e que pode mudar bastante o jogo: quando provei o 2015 (penso que tinha acabado de ser colocado no mercado, este ano mesmo) fiquei com a séria impressão que para o meu gosto estava no ponto, mas... não era vinho para se guardar. Ou seja, estava tão afinadinho que a partir daqui seria só a perder.

Um vinho muito "taylored".

Entretanto tenho de realçar que o Branco 2017 é, sem margem para dúvidas, o melhor branco que já provei.

b9e13bae800f8cfe3aa1134b53e82d90-full.jpg

Também cheguei a pensar na questão do ano, mas é um vinho que está bem vivo, tem a particularidade de mudar acentuadamente com a passagem dos minutos e a mudança de temperatura que sempre acontece, neste aspecto é muito sensível, parece não ter uma "base" fixa, eu fiquei um pouco perdido acerca do que achar do vinho, mas resumidamente não faz o meu estilo de vinho, é a conclusão que tiro.

Isto vêm os feriados e jantaradas com amigos e é só vinho por aqui.

A ver se respondo a todos.

JDEM: Pacheca Vinhas Velhas é sempre aposta segura, ainda mais pelo preço! Tenho sempre lá em casa, esse ou o Touriga Nacional.
O Dão Branco, parece-me ser algo fresco para o Verão.

Diamond Plus: O Pacheca Superior mesmo assim acho que está uns belos furos abaixo do resto da casa. Cheira-me que é uma resposta da adega para os vinhos de supermercado.
Esse Quanta Terra só conheço da Fama que tem. Mas este tipo de vinhos com fama têm esse problema... Por vezes ficamos desiludidos.

Vanquish e msantos: O Guarda Rios para mim é uma "vergonha" ser da Ravasqueira... É claramente um vinho para supermercado, então o Signature... [8b]

U89: Isso já são vinhos de outra gama. Curiosamente tenho o Telhas em casa para abrir e tenho o Poeira 53 barricas de 2011. [kiss]

Isto vêm os feriados e jantaradas com amigos e é só vinho por aqui.

A ver se respondo a todos.

JDEM: Pacheca Vinhas Velhas é sempre aposta segura, ainda mais pelo preço! Tenho sempre lá em casa, esse ou o Touriga Nacional.
O Dão Branco, parece-me ser algo fresco para o Verão.

Diamond Plus: O Pacheca Superior mesmo assim acho que está uns belos furos abaixo do resto da casa. Cheira-me que é uma resposta da adega para os vinhos de supermercado.
Esse Quanta Terra só conheço da Fama que tem. Mas este tipo de vinhos com fama têm esse problema... Por vezes ficamos desiludidos.

Vanquish e msantos: O Guarda Rios para mim é uma "vergonha" ser da Ravasqueira... É claramente um vinho para supermercado, então o Signature... [8b]

U89: Isso já são vinhos de outra gama. Curiosamente tenho o Telhas em casa para abrir e tenho o Poeira 53 barricas de 2011. [kiss]

Eles nesta safra de 2015 encaixam o estágio de 12 meses de barrica de carvalho francês, nos anos anteriores tal não vem referido, mas sem certezas julgo que no de 2014 foram só 6 meses.
Provavelmente elevam a qualidade mantendo o preço para depois subi-lo a partir do de 2016.

Pingo Doce com 25% em tudo o que é Douro até segunda.

Vou ter de me manter longe dos Pingo Doce. [:D]

acabei de me desgraçar em +200€:
2018 Conde D'Ervideira Reserva branco
2018 Quinta da Sequeira branco
2017 Quinta Maria Izabel MI branco
2017 Casa Ermelinda Freitas Sauvignon + Verdelho branco
2017 Quinta da Pedra Escrita branco

agora para o Verão, bem fresquinhas[:D][:)]

acabei de me desgraçar em +200€:
2018 Conde D'Ervideira Reserva branco
2018 Quinta da Sequeira branco
2017 Quinta Maria Izabel MI branco
2017 Casa Ermelinda Freitas Sauvignon + Verdelho branco
2017 Quinta da Pedra Escrita branco

agora para o Verão, bem fresquinhas[:D][:)]

Onde foste?
Também precisava de uns brancos e essa lista já me está a chatear. [:D]

O pedra escrita é o normal ou o reserva. São ambos óptimos, mas o reserva. Ui!

Voltar
Superior