Que vinho bebem?

Já agora, falamos muito de vinhos, mas pouco de COPOS.

Eu confesso que nos primeiros tempos fui a um Super e comprei 6 por 6€ e andava todo contente.
Mas depois comecei a achar que era demasiado grossos e um pouco pesados.

Por fim tinha 2 Schott da gama mais baixa e dava por mim a usar esses muito mais vezes.

Então ganhei coragem e aproveitei uma promo e um dia comprei 12 copos de vinho branco, uns : Pure Sauvignon Blanc.
Isto porque confesso que gosto de copos "não redondos"

71d7cssqAYL._SX425_.jpg

Depois num Natal o meu irmão ofereceu-me um conjunto de Tinto uns, Pure Burgundy Glass.

E fiquei com o conjunto.

E confesso que dá ainda mais gosto beber em bons copos.

São as tais mariquices para alguns e as evidências para outros... eu tenho uns Riedel "todo-o-terreno" que são óptimos para tinto... e uns da mesma marca para Porto's, que são também excelentes.
Ando a pensar a investir nuns mais adequados para bancos... já agora, alguém tem alguns destes que sugira?

Estás como eu, também não gosto de ter coisas sem par, por exemplo a ultima vez que comprei copos para o dia a dia comprei logo 18 para ter os suficientes para servirem de copos de água nas jantaradas cá de casa onde no máximo sirvo 13-14 pessoas...eu tenho uma certa pancada por copos, mas não tenho nada de marcas boas sem ser uns de whisky da Vista Alegre mas por exemplo cerveja gosto de beber em copos de imperial, champanhe em flutes, o Alvarinho e brancos curiosamente gosto de beber em copos que tenho que são tipo flute mas ligeiramente mais largos e não em copos de vinho branco, tenho copos que comprei de propósito para beber o conteúdo de uma lata de coca-cola e mais gelo, tenho copos de gin, etc...
Por causa desta pancada por copos é que fiquei com a pulga atrás da orelha quando escreveste por aqui aquela proporção do BCP em que ofereciam os 6 copos de vinho na compra das 6 garrafas, mas depois de ver a quantidade de vinho que tenho em casa e de ter achado que queria uns copos mais "largos" do que aqueles da oferta desisti da ideia.
Mas vou ficar aqui à espreita dos conselhos do experts dos vinhos para ver se compro uns copos bons, e também tenho que comprar um decantador, que parti o que tinha.

Para tintos, recomendo, vivamente, os da Riedel de que falei no meu outro post... posso tentar ver o modelo, mas são os clássicos deles... porque têm às dezenas, um para cada casta...

Acho muito importante o copo.
Diria valer 25% no conjunto da experiência.
Gosto destes.

20200404-191723.jpg

Riedel.
Aqui estava à espera de uma divinal chanfana no restaurante onde tenho a felicidade de ser amiúde convidado.

Tia Alice! também costumo comer a chanfana... porque as meninas que servem não vêm na carta, senão...

Para mim, é um vinho gastronómico sim senhor.
Precisa de comida e daquela com substância.
Mas não deixou de ser curioso o que se passou nesse jantar de que falei, porque nunca tinha ficado com a sensação de ser um vinho rústico como me pareceu dessa vez... mas continuo a gostar. Daí para cá já bebi outra vez, a solo, e (re)gostei muito.

Há vinhos bons quase intragáveis sem ser a acompanhar um prato de carnes fortes, gordura, etc.

Uma vez na feira dos Pequenos Produtores, provei um monocasta de uma casta invulgar (eu sei que há centenas :sh)) e aquilo era apresentado como o vinho mais especial e de culto deles e era intragável sem comer nada com sal e gordura. Era ácido e tinha um final de boca estranho.

Era vinho para uns 25/30 euros o que é um valor considerável para um pequeno produtor (equivale ao dobro num produtor conhecido) e preferi todos os outros vinhos deles mais baratos.

São as tais mariquices para alguns e as evidências para outros... eu tenho uns Riedel "todo-o-terreno" que são óptimos para tinto... e uns da mesma marca para Porto's, que são também excelentes.
Ando a pensar a investir nuns mais adequados para bancos... já agora, alguém tem alguns destes que sugira?

Estava agora a pesquisar e cruzei com os copos da Stolzle.
Estou a pensar investir em copos de vinho, espumante e água, tudo do mesmo tipo e aspecto.

Estava agora a pesquisar e cruzei com os copos da Stolzle.
Estou a pensar investir em copos de vinho, espumante e água, tudo do mesmo tipo e aspecto.

Depois da tua sugestão neste tópico e do que temos conversado no tópico das "velhas glórias" ali ao lado, deixa lá os copos[;)], e vai tratando do tal encontro enológico ou enoturistico de que aqui falamos...[kiss]

Depois da tua sugestão neste tópico e do que temos conversado no tópico das "velhas glórias" ali ao lado, deixa lá os copos[;)], e vai tratando do tal encontro enológico ou enoturistico de que aqui falamos...[kiss]

Uma coisa não invalida a outra. Até porque já vendi à mulher a “necessidade” de comprar copos novos.

Para tintos, recomendo, vivamente, os da Riedel de que falei no meu outro post... posso tentar ver o modelo, mas são os clássicos deles... porque têm às dezenas, um para cada casta...

Por acaso depois de ver o post do sempreabrir fui ao site da Riedel ver o que tinham e um conjunto com 4 copos e 1 decantador eram 120€, é um bocado acima do que quero gastar, até porque convinha eu comprar uma mais copos e aí a coisa escala de valor rapidamente, mas vou andar atento a promoções e ver outras coisas.

Os copos do IKEA nunca me fizeram mal nenhum. E quando parte um não chateia ninguém, sabemos sempre onde há mais iguais aquele e que custa uma ninharia.

No final das contas, o que interessa é o vinho saber bem independente do gosto da pessoa no que a copos diz respeito.
Há malta a beber espumante em copos de vinho e malta a beber cerveja em flutes!

A questão é que, pelo menos a mim, um bom vinho num mau copo estraga toda a experiência.
Como já disseram lá atrás,a própria grossura interfere.

Por acaso depois de ver o post do sempreabrir fui ao site da Riedel ver o que tinham e um conjunto com 4 copos e 1 decantador eram 120€, é um bocado acima do que quero gastar, até porque convinha eu comprar uma mais copos e aí a coisa escala de valor rapidamente, mas vou andar atento a promoções e ver outras coisas.

Os copos de que te falei andam pelo 25€/unidade... por isso, esse pack até nem estava mal... é caro sim senhor, mas são óptimos.... dá gosto pegar-lhes, perceber a delicadeza, sem serem frágeis, a transparência imaculada, a forma como estão calibrados e equilibrados... muitos anos a fazer copos, nota-se!

Acabo de beber o tinto Reserva de 2014 da Quinta do Monte d'Oiro... um tratado de elegância e finesse... longe da potência de um Douro, mas com um corpo muito bom, cheio de sabor, e, pareceu-me, com um toque especiado, algo apimentado...
Recomendo.

Acabo de beber o tinto Reserva de 2014 da Quinta do Monte d'Oiro... um tratado de elegância e finesse... longe da potência de um Douro, mas com um corpo muito bom, cheio de sabor, e, pareceu-me, com um toque especiado, algo apimentado...
Recomendo.

Não é a casta moreto que tem essa caratristica do "especiado"?

Back