Que vinho bebem?

Entretanto chegou mais uma encomenda, desta vez 2 vinhos do Dão e 1 da Bairrada.
Então temos: Ribeiro Santo Grande Escolha 2013 (Dão, 95 pontos na Wine Advocate), Quinta da Falorca Lagar Reserva 2011 (Dão, 95 pontos no Robert Parker) e Casa de Saima Garrafeira 2015 (Bairrada, garrafa 086/3200).

IMG-0273.jpg

Eu também gosto de comprar assim garrafas diferentes, e isoladas.

Mas depois não sentes dificuldade ao escolher quando as beber? Já que na maior parte das vezes raramente vais comprar outra igual.

Mas depois não sentes dificuldade ao escolher quando as beber? Já que na maior parte das vezes raramente vais comprar outra igual.

Por acaso não tenho dificuldade na altura de os abrir, além disso se gostar muito do vinho ou do produtor volto a comprar, ali no garrafeira da Casa de Saima (mas o tinto) já comprei 4 garrafas do 2008, só me resta uma. Do Ribeiro Santo já comprei várias (Vinha da Neve tinto e o branco, ET e agora o Grande Escolha), da Quinta da Falorca já comprei o Garrafeira 2004 e 2011, Touriga Nacional e agora o Lagar.
Neste momento talvez aí uns 70% dos vinhos que tenho guardados sejam repetições, por isso é que adquiri agora alguns novos mas de produtores já conhecidos (excepção feita ao Lopo de Freitas).

irrita-me um pouco comprar apenas 1 garrafa, como gosto de beber com companhia, se gostarmos fica aquele "amargo de boca" que bom era ter outra para continuar a curtir.
Resultado habituei-me a comprar cx de 6, mas compro mais barato.
Se calhar vou começar a comprar 3 de cada vez [:D]... wait!

irrita-me um pouco comprar apenas 1 garrafa, como gosto de beber com companhia, se gostarmos fica aquele "amargo de boca" que bom era ter outra para continuar a curtir.

Engraçado, já eu nunca tenho o hábito de comprar às 3 ou 6 garrafas repetidas, até poderei ter algumas repetidas, mas comprei-as em alturas diferentes.
Só estou a ver-me a comprar no máximo um conjunto de 3 garrafas, assim tipo Marquês de Borba Reserva, Quinta do Crasto Vinhas Velhas, por aí.

Engraçado, já eu nunca tenho o hábito de comprar às 3 ou 6 garrafas repetidas, até poderei ter algumas repetidas, mas comprei-as em alturas diferentes.
Só estou a ver-me a comprar no máximo um conjunto de 3 garrafas, assim tipo Marquês de Borba Reserva, Quinta do Crasto Vinhas Velhas, por aí.

pois, comprar caixas de 6 tem coisas boas.
Como tenho imenso prazer em receber; prefiro fazer um bruto jantar em casa do ir jantar a um restaurante; e os meus amigos de casa tb gostam da pinga [:D] e estoirar 30 ou 40€ com uma garrafa não rende muito... facilmente tenho 20 pessoas em casa almoçar ou a jantar.

a parte má das cx de 6, é que algumas (poucas) acabam na cozinha a temperar [;)]

Eu gosto precisamente de acabar uma com amigos e abrir outra coisa diferente.

Tenho jantares de beber 4 ou 5 vinhos diferentes. E num Natal penso que chegámos aos 10....

Tenho jantares de beber 4 ou 5 vinhos diferentes. E num Natal penso que chegámos aos 10....

Tambem sou adepto deste modelo.

A desvantagem é que às tantas o palato já está tão anestesiado que nem regista as diferenças! [:D]

Assim de cabeça, sem ir à garrafeira verificar, posso estar a esquecer-me de algumas (poucas), é mesmo quase tudo já repetido:
(entre parêntesis o nº de garrafas que tenho no momento)

Sidónio de Sousa Garrafeira 2011 (2) - Repetida
Sidónio de Sousa Vinho d´Autor 2005 (1) - Repetida
Casa de Saima Garrafeira 2008 (1) - Repetida
Outrora Baga 2013 (1)- Repetida
Campolargo CC 2012 (1) - Repetida
Maritávora Grande Reserva Vinhas Velhas 2013 (1) - Repetida
Quinta da Leda 2015 (1) - Já bebi a de 2013
Quinta das Carvalhas 2015 (1) - Já bebi a de 2013
Mirabilis Grande Reserva 2017 (1) - Repetida
Quinta Vale Dona Maria 2015 (1) - Repetida
Quinta da Viçosa 2015 (2) - Repetida
J José de Sousa 2015 (1) - Já bebi a de 2014
Mouchão 2013 (1) - Repetida
Lopo de Freitas (1) - Nova
Quinta da Falorca Lagar (1) - Nova
Casa de Saima Garrafeira 2015 (1) - Nova
Ribeiro Santo Vinha da Neve 2016 - Nova
Ribeiro Santo Grande Escolha 2013 - Nova

Tambem sou adepto deste modelo.

A desvantagem é que às tantas o palato já está tão anestesiado que nem regista as diferenças! [:D]
Sem dúvida, deixava os bons para o fim. Mas agora já nao!! Começo com algo ligeiro e depois meto os melhores e para o fim ficam os medios.

Sem dúvida, deixava os bons para o fim. Mas agora já nao!! Começo com algo ligeiro e depois meto os melhores e para o fim ficam os medios.

Parece-me uma boa gestão da coisa. Depois de uns 4 ou 5 copos, começamos a ficar menos exigentes.

Faço regularmente um jantar com amigos (só homens) todos apreciadores de vinho, normalmente em casa de algum, excepcionalmente em restaurante.

Creio que nunca se bebe menos que uma garrafa por pessoa em média. Lembro-me de um em que estávamos 8 e bebemos 13 garrafas. Ninguem fica verdadeiramente bêbado, mas também ninguém está completamente sóbrio [:D]

Entretanto chegou mais uma encomenda, desta vez 2 vinhos do Dão e 1 da Bairrada.
Então temos: Ribeiro Santo Grande Escolha 2013 (Dão, 95 pontos na Wine Advocate), Quinta da Falorca Lagar Reserva 2011 (Dão, 95 pontos no Robert Parker) e Casa de Saima Garrafeira 2015 (Bairrada, garrafa 086/3200).

Lá está, o Dão e os seus magníficos vinhos já crescidos... sem pressas...
Que te saibam pela vida!

Eu, quando vou em modo "descoberta", compro uma de cada... se já sei ao que vou, compro em maiores quantidades para não ter de enfrentar esse terrível dilema... daqueles ao nível de "nem quero o CR7 o Messi na minha equipa senão nem sei quem meter a jogar"!

Pois, lá está, as tais apostas seguras, quando sabes ao que vais... ou para deixar ficar esquecidas na tua garrafeira...

pois, comprar caixas de 6 tem coisas boas.
Como tenho imenso prazer em receber; prefiro fazer um bruto jantar em casa do ir jantar a um restaurante; e os meus amigos de casa tb gostam da pinga [:D] e estoirar 30 ou 40€ com uma garrafa não rende muito... facilmente tenho 20 pessoas em casa almoçar ou a jantar.

a parte má das cx de 6, é que algumas (poucas) acabam na cozinha a temperar [;)]

Quero muito ser teu amigo [:D][:D][:D]

Em jeito de confissão, fiz um jantar esses com uns primos, em que éramos uns 20... e no final, quando cotamos as vinhos diferentes que bebemos, eram 12... claro que a partir do 4.º ou 5.º aquilo era só bitaites e provadores de primeira grandeza... e terminou no último pifo que tenho memória de ter apanhado... só vos digo, que desperdício...

Back