Que vinho bebem?

Para mim será um pódio, com os três em grande relevo em relação aos demais:

1º Mirabilis
2º Buçaco
3º Vinha da Neve

No entanto, gostaria muito de experimentar um Buçaco com mais idade, qualquer dia cometo uma loucura [:D].

Nos brancos nunca me sai da cabeça um Maritavora Grande Reserva Branco 2011. [kiss]

Para mim será um pódio, com os três em grande relevo em relação aos demais:

1º Mirabilis
2º Buçaco
3º Vinha da Neve

No entanto, gostaria muito de experimentar um Buçaco com mais idade, qualquer dia cometo uma loucura [:D].

Ainda bem que gostaste... como te disse, assim que vi que tinha comprado, fiquei curioso com o que acharias do vinho, porque não é uma referência habitual e eu gosto muito.
Esses Buçaco são um fenómeno, não é? Velhos, velhinhos... tenho de os provar, a ver.

Ainda bem que gostaste... como te disse, assim que vi que tinha comprado, fiquei curioso com o que acharias do vinho, porque não é uma referência habitual e eu gosto muito.
Esses Buçaco são um fenómeno, não é? Velhos, velhinhos... tenho de os provar, a ver.

Um detalhe que eu notei no Buçaco, tem de afinar, e demora, no que eu bebi (2015) vi perfeitamente que ainda tinha arestas por limar, é atingir o tal equilíbrio, no entanto dá logo uma grande prova.

Nem de propósito, estava eu no outro dia a falar do Vila Santa de 2004, aqui o VinhosVelhos abre um Esteva (entrada de gama) da Casa Ferreirinha de 1986... e diz que está óptimo!

https://z-p42.www.instagram.com/p/B_GAS7Fp2Q8/?utm_source=ig_web_copy_link

Eu tive o prazer de fazer uma prova de vinhos da garrafeira do Esporão.

E já aqui comentei isso.

Mas bebemos dois Brancos de anos seguidos (oitentas alto acho eu, tenho de ir confiormar) e um estava bom e o outro estragado.
É sempre um risco.

Também já bebi Cotto Grande Escolha 2000 e em 3 uma foi para o lixo.

Eu tive o prazer de fazer uma prova de vinhos da garrafeira do Esporão.

E já aqui comentei isso.

Mas bebemos dois Brancos de anos seguidos (oitentas alto acho eu, tenho de ir confiormar) e um estava bom e o outro estragado.
É sempre um risco.

Também já bebi Cotto Grande Escolha 2000 e em 3 uma foi para o lixo.

Agora lembraste-me do Cotto Vinha do Dote 2015 que se bebeu no Romando há uns meses.

E que tal?

Eh pá, não consigo qualificar os vinhos como vocês, por falta de conhecimento meu, assumo.

É bom. Bebeu-se bem. Não se notou perda de nenhuma característica marcante. Já tinha bebido uma garrafa em 2015, e não reparei que tivesse perdido ou ganho nada por estar em garrafa mais tempo.

Nem de propósito, estava eu no outro dia a falar do Vila Santa de 2004, aqui o VinhosVelhos abre um Esteva (entrada de gama) da Casa Ferreirinha de 1986... e diz que está óptimo!

https://z-p42.www.instagram.com/p/B_GAS7Fp2Q8/?utm_source=ig_web_copy_link

Caraças...vieste baralhar uma certeza que tinha...
Então é assim: tenho uma garrafa da Reserva Especial Ferreirinha 1984... que me tinha decidido a não abrir... muito velho, já li algures que não se tinha aguentado bem (o que, às vezes, não quer dizer grande coisa, porque ou provas várias garrafas para teres uma ideia consistente, ou pode ser um tiro e sorte ou azar...), e, por isso, guardo-a como uma relíquia na minha garrafeira...
... agora vejo isto é lembrei-me instantaneamente da minha relíquia... se não a devo beber...

Eh pá, não consigo qualificar os vinhos como vocês, por falta de conhecimento meu, assumo.

É bom. Bebeu-se bem. Não se notou perda de nenhuma característica marcante. Já tinha bebido uma garrafa em 2015, e não reparei que tivesse perdido ou ganho nada por estar em garrafa mais tempo.

Eu também sinto isso mesmo quando alo com muito pessoal do vinho... mas já percebi que é uma questão de começares a categorizar na tua cabeça e a partilhar com ouros, porque verbalizar o que se pensa ajuda... assim vais ter referencias: se é frutado, se é redondo, se adstrigente, se achocolatado, se cremoso... vai categorizando... vais ver que é mais fácil e, a dada altura, é quase intuitivo.

Não vejo lá muitos, e vou lá com regularidade.

Um dos meus tascos favoritos, e pertinho de casa.

Romando, Vila do Conde, certo?

Houve ma altura em que fui lá algumas vezes... e iam muitos chineses... empresários dali da zona industrial... aliás, o empregado ou gerente, não me lembro, chegou a comentar que era só malta de "lecas" na mão... a beber Barcas Velhas... eram os clientes mais endinheirados que tinham...

Romando, Vila do Conde, certo?

Houve ma altura em que fui lá algumas vezes... e iam muitos chineses... empresários dali da zona industrial... aliás, o empregado ou gerente, não me lembro, chegou a comentar que era só malta de "lecas" na mão... a beber Barcas Velhas... eram os clientes mais endinheirados que tinham...

Sim.

Costumo lá ir ao fim de semana, e aí é possível que haja menos orientais.

Então é assim: tenho uma garrafa da Reserva Especial Ferreirinha 1984... que me tinha decidido a não abrir... muito velho, já li algures que não se tinha aguentado bem (o que, às vezes, não quer dizer grande coisa, porque ou provas várias garrafas para teres uma ideia consistente, ou pode ser um tiro e sorte ou azar...), e, por isso, guardo-a como uma relíquia na minha garrafeira...
... agora vejo isto é lembrei-me instantaneamente da minha relíquia... se não a devo beber...

Eu bebia isso.
Também guardar cheia não serve para nada. Abres o selo com cuidado e podes guardar vazia na mesma. [:D]

Agora lembraste-me do Cotto Vinha do Dote 2015 que se bebeu no Romando há uns meses.

regresso-feliz-dos-vinhos-quinta-do-cotto-na-regiao-do-douro-2-1024x576.jpg

Depois disso, vi que tinham este Bastardo e comprei uma.
Só foram feitas 400 garrafas.

Na Madeira, a malta costuma levar as garrafas antigas ao instituto do vinho da madeira para a "revisão". Retiram a rolha cuidadosamente, tiram uma pequena amostra para verificar a saúde, metem uma rolha nova e fica pronto para mais 100 anos.
Por cá não há algo do género?

Lembrei-me agora do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. São capazes de fazer isso e aproveitas para trazer uma aguardente velha ;)

Back