Que vinho bebem?

A Suíça é um país lindíssimo! As montanhas, os lagos, as vinhas, etc.
Adoro o contraste em o Verão e o Inverno aqui. São dois países num só.

Como costumo dizer, para se aproveitar a Suíça tem de se ter salários suíços. Atenção que há muitas pessoas de outros países que os têm, e a maioria dos emigrantes aqui não os têm

Sim, até dos vinhos suíços gostei... e pensei que ausência de sol os desgraçaria...

Mas o pais é fabuloso, um aprumo em tudo, limpeza espectacular nas cidades, respeito pelo ambiente, "gente gira", bem vestida, tudo impecável... mas, lá está, tudo muito caro...

Conheces Zermatt? Já lá estiveste?

Eis algumas fotos:
IMG_3922.jpg

IMG_3924.jpg

IMG_3925.jpg

IMG_3926.jpg

Foi uma muito agradável surpresa... não pensei que estivesse tão vivo.
Pouca fruta, não há que disfarçar... nem seria expectável que a tivesse ao fim de 36 anos... mas ainda com nervo, com tensão, muito longe de estar passado ou morto, com um aroma ainda rico, ainda que contido, tudo num registo que me pareceu mais vegetal do que floral ou frutado.
Moral da história: ainda bem que me decidi a bebê-lo!
Bom fim-de-semana para todos!

esse leda 2016 bem precisa de uns aninhos guardado... tenho 3 de 2015 e aquilo ainda esta muito agreste

Eu tive essa experiência com um que bebi de 2013, completamente um tiro ao lado, precisa de muito tempo em garrafa, o produtor fala a partir dos 8 anos, tenho ali uma de 2015 e ainda é para esquecer, como bem disseste.

Eu tive essa experiência com um que bebi de 2013, completamente um tiro ao lado, precisa de muito tempo em garrafa, o produtor fala a partir dos 8 anos, tenho ali uma de 2015 e ainda é para esquecer, como bem disseste.

Há dois vinhos da mesma gama q tem vindo a sofrer desse mal: o Leda e o crasto reserva. Lembro-me da primeira vez q provei o crasto vv e era um 11 ou 10 acabado de comprar - estava optimo out of the box. Mais recentemente abri um 14 e um 15 e esquece, muito agreste ainda. Precisa de anos

Eis algumas fotos:
View attachment 150546

View attachment 150547

View attachment 150548

View attachment 150549

Pouca fruta, não há que disfarçar... nem seria expectável que a tivesse ao fim de 36 anos... mas ainda com nervo, com tensão, muito longe de estar passado ou morto, com um aroma ainda rico, ainda que contido, tudo num registo que me pareceu mais vegetal do que floral ou frutado.

Provei o mesmo há 2 anos - fantástico
bfb9f7bc2d15db27439e905d8a5b1914.jpg

Eis algumas fotos:
View attachment 150546

View attachment 150547

View attachment 150548

View attachment 150549

Pelas fotos parece ainda ter algum vermelho na cor, não aquela cor acastanhada dos vinhos que já passaram para o outro lado.

Há dois vinhos da mesma gama q tem vindo a sofrer desse mal: o Leda e o crasto reserva. Lembro-me da primeira vez q provei o crasto vv e era um 11 ou 10 acabado de comprar - estava optimo out of the box. Mais recentemente abri um 14 e um 15 e esquece, muito agreste ainda. Precisa de anos

Eu acho que é um mal comum dos vinhos mais recentes do Douro, recentemente tive a mesma experiência com o Poeira, Batuta, Quinta do Monte Xisto, Quinta do Vesuvio e Quinta do Noval.
Demasiado cedo para os abrir, precisam de mais anos para mostrarem o que valem.

Sim, até dos vinhos suíços gostei... e pensei que ausência de sol os desgraçaria...

Mas o pais é fabuloso, um aprumo em tudo, limpeza espectacular nas cidades, respeito pelo ambiente, "gente gira", bem vestida, tudo impecável... mas, lá está, tudo muito caro...

Conheces Zermatt? Já lá estiveste?
Ainda não tive o prazer de lá ir.
Acho que é pena ir apenas um fim de semana. E quando temos férias acabamos por ir sempre para fora.
É aquela coisa do "está ali mesmo ou lado vou lá quando quiser", mas todos me dizem que vale bem a visita.

Last edited:
Eu acho que é um mal comum dos vinhos mais recentes do Douro, recentemente tive a mesma experiência com o Poeira, Batuta, Quinta do Monte Xisto, Quinta do Vesuvio e Quinta do Noval.

Este ano abri mais um callabriga de 2015 e já está capaz de beber. Nos dois anos anteriores tinha corrido francamente mal. Sempre de 2015

Está longe do auge mas eu até gosto dos vinhos com algum punch... portanto para mim está bom ( o ano passado correu mesmo mal)

Provei o mesmo há 2 anos - fantástico
bfb9f7bc2d15db27439e905d8a5b1914.jpg

É fantástico como ao fim de 36 anos, no meu caso, ou cerca de 34 no teu, um vinho, que é, apesar das técnicas enológicas actuais, um produto natural, está no estado em que o meu e o teu estavam...
Presumo que a fruta, no teu vinho, também já tivessem ido à vida, não?
O meu, como disse, era um exemplo claro de um vinho velho, com muito vegetal, sugestões "secas", mas com muito nervo ainda... nada molengo.

Pelas fotos parece ainda ter algum vermelho na cor, não aquela cor acastanhada dos vinhos que já passaram para o outro lado.

É exactamente como dizes... bem observado.
Aliás, a cor espantou-me tanto que resolvi, precisamente, mostrar isso com foto... pensei que ia encontra uma vinho já totalmente "atijolado" na cor, mas não... aliás, o nervo e tensão que se sentem ainda no vinho têm correspondência na forma como a cor evoluiu.

E esta tendência moderna, e, se calhar, necessidade comercial, e estar e marcar presença no mercado... não ser esquecido... alguns vinhos do Douro são tão potentes, encorpados, concentrados, mesmo que não vinificados com muita extracção, que precisam de muito tempo. Bebê-los cedo é passar ao lado de uma grande experiência e, às vezes, ficar com uma ideia errada do próprio vinho.

Ainda não tive o prazer de lá ir.
Acho que é pena ir apenas um fim de semana. E quando temos férias acabamos por ir sempre para fora.
É aquela coisa do "está ali mesmo ou lado vou lá quando quiser", mas todos me dizem que vale bem a visita.

E, ao que parece, até nesta época de Primavera é bonito... mas no Inverno, e na altura do Natal, é um postal vivo.
Lausanne vale a pena a visita? Imagino que seja como tudo o resto: espectacular!

Este ano abri mais um callabriga de 2015 e já está capaz de beber. Nos dois anos anteriores tinha corrido francamente mal. Sempre de 2015

Está longe do auge mas eu até gosto dos vinhos com algum punch... portanto para mim está bom ( o ano passado correu mesmo mal)

Curioso que fales no Callabriga, porque se há casa produtora que acho que precisa de tempo, é mesmo a Ferreirinha.
Não é só o Leda, como se tem aqui falado, o Callabriga precisa e até o Vinha Grande se aguenta bem "à pega" na cave.
Se calhar é a filosofia da casa, marcada pelo marcante porta-estandarte deles.

E agora estou a lembrar-me do Poeira 2015 que abrimos sensivelmente na mesma altura (fins de 2018), foi um tiro ao lado, mas aposto que aquele vinho ainda está muito novo para abrir nos dias de hoje.

E, ao que parece, até nesta época de Primavera é bonito... mas no Inverno, e na altura do Natal, é um postal vivo.
Lausanne vale a pena a visita? Imagino que seja como tudo o resto: espectacular!
Sinceramente Lausanne, das cidades maiores, é a que menos gosto. Demasiado internacional e com pouco charme Suíço. Felizmente as vilas/pequenas cidades que rodeiam a cidade (vivo numa delas) são muito mais atractivas.

Das cidades mais turistas recomendo Interlaken, Luzern, Montreux e Gruyères.

Em termos de natureza e cores o lago Blausee é simplesmente maravilhoso.
70a76249a5c20ebe8e0c76c51aa63044.jpg

Last edited:
Eis algumas fotos:
View attachment 150546

View attachment 150547

View attachment 150548

View attachment 150549

Oh pá isso está com uma cor espectacular para 36 anos. [kiss]
Devia estar mesmo fixe.
Fizeste bem em abrir.
Daqui a uns bons anos podes dizer aos netos. "Em 2020 o avô esteve 2 meses fechado em casa, mas bebi um vinho de 1984 com 36 anos que estava uma obra prima". [:D]

Eu como ando fã dos vinhos do Douro hoje abri esta

fc33574c09a28c0f56ca040fc8fda159.jpg

A acompanhar um belo cozido à portuguesa que fui buscar a um takeaway, já que tive que sair para ir às compras aproveitei para ir buscar uma refeição diferente.

29760c5e5e66892ad80c09484d3edf6d.jpg

O cozido estava bom e o vinho só sobrou um copo da garrafa, deve ser por isso que me está a dar uma soneira... Ehehehehe

Já agora hoje vi que tenho na dispensa um Crato superior 2013, isso deve ser uma boa pomada, não?
Estava junto dos vinhos mais baratos que tenho, mas deve ter sido arrumado ali por engano...
No Continente ainda tinha la 2 garrafas do Vale do Bonfim que postei ontem, pelo que trouxe logo essas duas. Pelo menos de sede não morro! :)

Back