Que vinho bebem?

20200521-221842.jpg

Pode ser uma boa notícia se não for vinho de muitas octanas.

um branco que me parece (posso estar enganado) underated por aqui, e eu gosto muito é o Chardonnay.
Obvio que os franceses têm-no a rodos e soberbos.
Mas provei na Emirates um que me gostei muito, francês, infelizmente não apontei o nome

Sim, esse detalhe é interessante, o vinho não fica a um preço absurdo se ao invés de comprares para levares para casa, for para consumir no restaurante, assim num vinho de 25€ é acrescentar mais 5€ por exemplo, e mesmo nos vinhos de 40€, é acrescentar cerca de 5€ para consumir no restaurante.

Isso mesmo.... o que para preço de restaurante é muito bom.

Lembro-me que bebi lá um tinto Vale de Ancho... uma potência de vinho!

Concordo. Queijos de pasta mole ou menos curados vão sempre melhor com brancos ou, em alguns casos, com vinhos mais doces. A proteína não é amiga dos taninos (mais presentes nos tintos). Pratos muito lácteos (queijos, natas, etc.) ou com muitos ovos, vão sempre melhor com brancos. Eu não consigo beber um Serra ou um queijo amanteigado, ou pouco curado, com tinto....fico logo com uma sensação amarga na boca e arruína completamente a prova.
Claro que há pessoas que gostam. Tudo OK.

Tenho um Sousão 2018 desse produtor, tambem com 17 graus. Não conhecia mesmo, foi dica da dona da garrafeira onde costumo ir

Falando um bocadinho de cor, porque não conheço esse Sousão, vai com expectativas baixas quando fores beber esse vinho. Digo isto não no sentido de que não vai prestar ou não vais gostar, mas no sentido de que por força da idade que tem, do teor alcoólico, e da especifica casta de que se trata, é um vinho muito diferenciado... se vais a pensar num grande vinho pelos cânones mais típicos, podes ficar chochado com o que o distingue.
A mim, o Sousão é uma casta que me deixa com "sentimentos mistos", se posso dizer assim...

Concordo. Queijos de pasta mole ou menos curados vão sempre melhor com brancos ou, em alguns casos, com vinhos mais doces. A proteína não é amiga dos taninos (mais presentes nos tintos). Pratos muito lácteos (queijos, natas, etc.) ou com muitos ovos, vão sempre melhor com brancos. Eu não consigo beber um Serra ou um queijo amanteigado, ou pouco curado, com tinto....fico logo com uma sensação amarga na boca e arruína completamente a prova.
Claro que há pessoas que gostam. Tudo OK.

Apoiado novamente!
Li um artigo numa revista (do Fernando melo, se não me engano) a explicar isso e fui fazer o teste... e concordei... um branco tem muito potencial com certos queijos.

A questão é na fase em que se encontra (que já deve ser muito avançada, não há milagres), no ano passado tive oportunidade de comprar um Quinta do Monte d´Oiro Reserva de 2004, não cheguei a comprar por receio, essas garrafas só vinham numa caixa de aniversário vendida pelo produtor, não vendiam em separado a garrafa, só em conjunto com alguns vinhos seleccionados da casa.

A questão é na fase em que se encontra (que já deve ser muito avançada, não há milagres), no ano passado tive oportunidade de comprar um Quinta do Monte d´Oiro Reserva de 2004, não cheguei a comprar por receio, essas garrafas só vinham numa caixa de aniversário vendida pelo produtor, não vendiam em separado a garrafa, só em conjunto com alguns vinhos seleccionados da casa.

Pois

O que recomendas? Umas horas no decanter?

Back