Que vinho bebem?

Anteontem, na Quinta da Pacheca, com jantar a acompanhar.

844d59614c479b525a15397dcabe8f5d.jpg

6039ae910a91e63a2707e64f92869535.jpg

114119b3187ea66ce5e36e34d9f1cea0.jpg

b641c17b9ec3a6345facc2948d8de96e.jpg

faff5222060ce8043f75e14b4d2d0c6f.jpg

1dad02a85d3d940374ff0e659cc700f5.jpg

Vou andar no Douro no próxima semana, isso é um jantar com prova de vinhos que a Quinta da Pacheco tem?
Aconselhas ou preferes a experiência noutro lado?

Vou andar no Douro no próxima semana, isso é um jantar com prova de vinhos que a Quinta da Pacheco tem?
Aconselhas ou preferes a experiência noutro lado?

Eu vou abalar hoje para o Alentejo, para a segunda parte da semana de férias...

O jantar na Pacheca acompanhou metade daqueles vinhos. O resto foi prova.

Na Quinta Nova, foi jantar com harmonização. Neste, eles esticaram-se um pouco porque vou lá festejar o meu aniversário de casamento todos os anos, e já sou conhecido lá por isso. Normalmente, não terias o Taboadella, o Porto final não seria um Vintage, mas um LBV, e o Mirabilis também não apareceria.

A experiência de jantar e emparelhar é mais rica na QN, mas também mais cara. Na Pacheca, e apesar de adorar aquilo (já lá fui umas 3/4 vezes), e como mudaram de sala de restaurante por causa do COVID, a experiência é menos aconchegante.

Para referência, na QN, o menu com 3 momentos fica por €46, a harmonização com 4 vinhos soma-lhe €28. Por pessoa.

Tens mais algumas referências na região, como a Cozinha da Clara (Quinta de la Rosa) e afins, mas o Conceitus da QN é sempre o meu refúgio de eleição.

Na Quinta Nova, foi jantar com harmonização. Neste, eles esticaram-se um pouco porque vou lá festejar o meu aniversário de casamento todos os anos, e já sou conhecido lá por isso. Normalmente, não terias o Taboadella, o Porto final não seria um Vintage, mas um LBV, e o Mirabilis também não apareceria.

A experiência de jantar e emparelhar é mais rica na QN, mas também mais cara. Na Pacheca, e apesar de adorar aquilo (já lá fui umas 3/4 vezes), e como mudaram de sala de restaurante por causa do COVID, a experiência é menos aconchegante.

Para referência, na QN, o menu com 3 momentos fica por €46, a harmonização com 4 vinhos soma-lhe €28. Por pessoa.

Tens mais algumas referências na região, como a Cozinha da Clara (Quinta de la Rosa) e afins, mas o Conceitus da QN é sempre o meu refúgio de eleição.

E o Referência, está incluído normalmente?
Só acho que colocam na mesa tudo o que é mais recente, há opção de escolher as safras anteriores? Já nem digo mais antigas, mas pelo menos não as mais recentes.

Obrigado pelas referência com preços e tudo, isso é que é serviço publico. apr:)
Por acaso um dos dias que vou estar no Douro coincide com o aniversário da minha mulher e gostava de ter uma experiência gastronómica especial nesse dia.

Esse Lagar nº1 tenho uma garrafa de 2014, tenho alguma curiosidade.

O Taboadella já andava de olho nele e ainda não comprei. Agora fiquei com mais vontade. Até porque nem sabia que era Quinta Nova.

O Mirabillis já se sabe, não desilude, não é por acaso que é um dos melhores brancos de Portugal.

Já o Referência, nunca bebi. Já fiquei com inveja.

Em relação ao preço, só mesmo no norte e numa casa "produtora" é que se conseguem preços assim.
Em qualquer outro lado os preços dos pairings têm vindo a subir descontroladamente.

E agora há um fenómeno curioso, alguns restaurantes de topo estão a servir vinhos bons a copo (vinhos de 20€ para cima a garrafa PVP em loja). Mas não se coibem de pedir 10... 12... 15... 20€ por um copo.
Por vezes pode ser uma boa altura para beber apenas 1 copo especial. Mas a verdade é que se começa a exagerar.

No outro dia num Restaurante tinham.
Quinta do Cardo Reserva Síria - Garrafa 46€ copo a 12€

(a garrafa custa 7.5€ de pvp....) EDIT: Afinal o Reserva são 15€, enganei-me e vi o Colheita.

Última edição:
Por acaso gosto muito do conceito do vinho a copo nos restaurantes porque como normalmente vou conduzir, mandar vir uma garra de vinho só para mim e a minha mulher torna-se excessivo, quer dizer só se torna excessivo se tiver que soprar no balão. [:D]
Mas concordo com o SilverArrow que se está a exagerar no preço, no outro dia estava num restaurante em que dizia que o o copo de vinho era 150 cl e o preço de 2 copos era mais caro do que a garrafa de 375 cl do mesmo vinho que lá tinham, é pena que quase nunca existam opções em 375 cl nos vinhos que quero.
Lembrei-me agora de outra vantagem que gosto do vinho a copo é que na mesma refeição posso provar 2 vinhos diferentes que nunca tenha experimentado.

Por acaso gosto muito do conceito do vinho a copo nos restaurantes porque como normalmente vou conduzir, mandar vir uma garra de vinho só para mim e a minha mulher torna-se excessivo, quer dizer só se torna excessivo se tiver que soprar no balão. [:D]
Mas concordo com o SilverArrow que se está a exagerar no preço, no outro dia estava num restaurante em que dizia que o o copo de vinho era 150 cl e o preço de 2 copos era mais caro do que a garrafa de 375 cl do mesmo vinho que lá tinham, é pena que quase nunca existam opções em 375 cl nos vinhos que quero.
Lembrei-me agora de outra vantagem que gosto do vinho a copo é que na mesma refeição posso provar 2 vinhos diferentes que nunca tenha experimentado.

Eu gosto imenso do conceito um pouco por tudo o que dizes.

E muitas vezes até conduz a minha mulher, mas estar a beber uma garrafa quase sozinho é um exagero, numa refeição normal.

E sim, também gosto da opção de beber duas coisas.

A conta é fácil de fazer, como dizes, uma dose são 150ml. Em restaurantes bons isso é quase sempre regra. Em restaurantes mais simples, muitas vezes servem mais que 150. Já bebi baldes!

Meias garrafas é muito dificil de arranjar, e por norma só há vinhos de gama baixa. Curiosamente o Quinta de La Rosa tem o branco reserva em meias. É uma boa opção quando há.

Mas os preços estão a ficar caros, é normal um copo e vinho custar 6€ num restaurante médio. Por vezes há umas opções de 3 ou 4€, mas são vinhos em que a garrafa nem isso custa. :sh)

AQui em Portugal o conceito "meia garrafa" não está incutido, mas devia, é sempre a minha opção quando disponível nos restaurantes

AQui em Portugal o conceito "meia garrafa" não está incutido, mas devia, é sempre a minha opção quando disponível nos restaurantes

Também gosto de pedir meias, e também concordo que há poucas opções
A maioria dos restaurantes aposta em vinho a copo, que deve ser das coisas que mais rende

E o Referência, está incluído normalmente?
Só acho que colocam na mesa tudo o que é mais recente, há opção de escolher as safras anteriores? Já nem digo mais antigas, mas pelo menos não as mais recentes.

Já lá tinha bebido o Referência 2015. Não me recordo se tinha sido cortesia, mas creio que não. É expectável que esteja incluído.

Não existe a opção que referes, porque aí não seria harmonização do enólogo, mas do cliente. Há sempre essa opção, podes beber vários vinhos a copo. Até porque safras anteriores podem ter preços mais... alcoólicos.

O sommelier acaba por sublinhar ou abafar algumas características do vinho, jogando muito com a temperatura, mas ele explica isso tudo.

E já marquei almoço para o ano.

Esse Lagar nº1 tenho uma garrafa de 2014, tenho alguma curiosidade.

O Taboadella já andava de olho nele e ainda não comprei. Agora fiquei com mais vontade. Até porque nem sabia que era Quinta Nova.

O Mirabillis já se sabe, não desilude, não é por acaso que é um dos melhores brancos de Portugal.

Já o Referência, nunca bebi. Já fiquei com inveja.

Em relação ao preço, só mesmo no norte e numa casa "produtora" é que se conseguem preços assim.
Em qualquer outro lado os preços dos pairings têm vindo a subir descontroladamente.

E agora há um fenómeno curioso, alguns restaurantes de topo estão a servir vinhos bons a copo (vinhos de 20€ para cima a garrafa PVP em loja). Mas não se coibem de pedir 10... 12... 15... 20€ por um copo.
Por vezes pode ser uma boa altura para beber apenas 1 copo especial. Mas a verdade é que se começa a exagerar.

No outro dia num Restaurante tinham.
Quinta do Cardo Reserva Síria - Garrafa 46€ copo a 12€

(a garrafa custa 7.5€ de pvp....) EDIT: Afinal o Reserva são 15€, enganei-me e vi o Colheita.

A pagar esse preço por um copo de um bom vinho, prefiro comprar logo a garrafa no restaurante (+5 a 10€ em relação ao preço normal) e o que sobrar levar para casa.
E garrafas de 15€ vendidas a 45€ bem podem tirar o cavalinho da chuva, vou para os vinhos de entrada.

A pagar esse preço por um copo de um bom vinho, prefiro comprar logo a garrafa no restaurante (+5 a 10€ em relação ao preço normal) e o que sobrar levar para casa.
E garrafas de 15€ vendidas a 45€ bem podem tirar o cavalinho da chuva, vou para os vinhos de entrada.

Já estive em vários restaurantes em que o vinho a copo é exactamente 20% do preço de uma garrafa. Pelo que mais vale ir bebendo ao copo e mudar de vinho.

Mas por norma tenho visto a 25% do preço da garrafa.

Um copo custa 20€. Mas a garrafa custa 80... [;)]

Voltar
Superior