Que vinho bebem?

Ok, percebido .

Eu considero “refrigerantes” aqueles vinhos leves, que independentemente do ano que bebamos, aquilo sabe sempre igual. Aqui há tempos alguém aqui os apelidou de vinho Coca Cola.

Como já o disse aqui, estes verdes mais artesanais remetem-me para a minha infância. Com os meus 9/10 anos ia jantar a casa de um colega de escola e tínhamos autorização para dividir um jarrinho de 0,25 pelos dois. E no fim até a salada de fruta levava verde branco caseiro.

Pois, compreendo... eu, criado numa família minhota, em alturas "especiais", tinha direito a fazer umas sopas de cavalo cansado... uma malga com vinho, açúcar e broa quente... uiiiii, com os meus 12, 13 ou 14... sei lá... se fosse hoje os meus pais teriam a ASAE, o Ministério Publico e outros que tais à porta...
Diga-se, em abono da verdade, que era em ocasiões raras... mas sempre faria menos mal que Coca-cola e quejandos ...

Hoje ao almoço foi um destes:

DD8cQLrEyuyfwPCk9
0455-EFAB-2-A70-441-C-B910-4-FC69-AEAE23-D.jpg

De 2014 está completamente no ponto. Excelente!

Combinado.

Entretanto, graças a uma combinação explosiva de vontade reprimida pelos longos meses de estio, com o tempo frio, com a permanência em casa forçada pela chuva e o abençoado feriado, este foi um fim-de-semana dedicado à comida e aos tintos...

No campo dos vinhos: Quinta do Mouro 2012, Dona Maria Grande Reserva 2014 e Poeira 2014, além, claro de umas aguardentes para o meu sénior e Burmester 20 anos para a doçaria.
Mesmo para um Douro boy, os alentejanos estiveram imbatíveis.
Prontos e afinados... cheios de fruta, com madeira bem integrada, uma acidez impressionante em vinhos que aguentam tanto sol, um final e boca com muita especiaria... grandes, grandes vinhos. São dos tais que me fazem pensar se vale a pena gastar mais que 25 ou 30€ numa garrafa de vinho...

O Poeira não desiludiu, apenas decidi que as garrafas que restam vão esperar mais tempo. Um pouco mais sisudo, sem a "doçura" dos alentejanos (como, de resto, deve ser num Douro), com taninos mais vivos, mas sem adstringências, elegante e afinado, um vinho cheio de potencial...

Moral da história: desde que descobri os prazeres dos vinhos... e já lá vão uns anos valentes... que os dias de chuva e reclusão não custam tanto!

Uma boa semana de trabalho para todos!

Uma grande verdade, há vinhos tão extraordinários por esse preço que depois tudo o que seja mais caro vamos "torcer o nariz", é que na comparação quase nenhuns são de facto superiores, custam é mais caro... seja pela especulação, seja pelos prémios ou pela história.

Uma grande verdade, há vinhos tão extraordinários por esse preço que depois tudo o que seja mais caro vamos "torcer o nariz", é que na comparação quase nenhuns são de facto superiores, custam é mais caro... seja pela especulação, seja pelos prémios ou pela história.

É um pouco isso... o nível deste 2 alentejanos de que falei não é fácil de bater... o mais certo é outros grandes vinhos, alguns dos quais muito mais caros, serem apenas diferentes, ainda que igualmente extraordinários... mas mais do que melhores são apenas diferentes...

Neste fds estive num restaurante que tinha Sidónio de Sousa Vinho D'Autor 2005 a 27€.
Nada mau para um vinho "raro" e já esgotado.
Ainda estive para perguntar se vendiam uma para levar...

Obrigado Luís! Grande coleção!

O esquema de cores, é Verde (Branco), Rocho (Tinto) e os Castanhos?

A ideia era o laranja representar os rosés... o esquema de cores é para ajudar numa consulta rápida ao telemóvel quando estiver numa garrafeira, numa quinta, num produtor, ou restaurante...

Já agora, as classificações são um referente da qualidade, mas não mais do que isso... quantas vezes já gostei de vinhos não muito bem classificados... e os preços indicados são os anunciados pelo produtor e/ou revistas, longe, portanto, de ser o melhor que se consegue.

De fora ficaram muitas referências de grande qualidade, até porque desses não me esqueço..., porque tentei fazer uma coisa cuja critério orientador foi vinhos classificados com 17 pontos até 10€ e com 17.5 ou mais acima dos 10,00€...

Neste fds estive num restaurante que tinha Sidónio de Sousa Vinho D'Autor 2005 a 27€.
Nada mau para um vinho "raro" e já esgotado.
Ainda estive para perguntar se vendiam uma para levar...

Eu estou a aguardar é pelos "novos" vinhos dele, vamos ver quando saem os novos garrafeira e algum Vinho d´Autor.

Neste fim de semana de 3 dias bebi alguns vinhos bem interessantes.

Nos tintos gostei bastante do Herdade dos Grous Moon Harvest, creio que de 2016 :confused: ou seria 2018 .... e adorei o monocasta Touriga Nacional da Quinta do Couquinho reserva 2017, este última com aromas fabulosos é muito frutado.

Nos brancos gostei bastante do Comporta branco AAA 2017.

Este fim de semana comprei um garrafa de espumante bruto rosé da Murganheira, já alguém provou?
E como despedida do Verão lá comprei mais 4 garrafas de Rosé, deve dar para os petiscos de Inverno. [kiss]

Este fim de semana comprei um garrafa de espumante bruto rosé da Murganheira, já alguém provou?
E como despedida do Verão lá comprei mais 4 garrafas de Rosé, deve dar para os petiscos de Inverno. [kiss]

IMG-20201006-162749.png

Já,já.Gostei bastante.E depois,mais tarde,um leite creme.[:D]

Back