Que vinho bebem?

Acompanhou uma boa “roupa velha” com o resto do bacalhau de ontem.
Também achei bem mais apurado que o Crasto Superior 15.

d2153af8367003a06927edcc77dc39e8.jpg
Comprei na makro na semana passada, obrigada pelo Feedback

Esta magnum está a dar luta desde ontem, práticamente sou só eu a beber
9195c8671b77afe30197325cb45f2fa6.jpg

Acompanhou uma boa “roupa velha” com o resto do bacalhau de ontem.
Também achei bem mais apurado que o Crasto Superior 15.

d2153af8367003a06927edcc77dc39e8.jpg
Vou colocar na lista de "próximas vítimas".

O Crasto Superior é bom, mas pelo mesmo preço encontro coisas melhores (ou pelo menos mais ao meu gosto).

Passadouro reserva 2016, achei um vinho simples, descomplicado, bom aroma mas muito "envergonhado", mesmo depois de 1h no decantador. Super equilibrado, estava tudo no sítio, mas não havia um rasgo que fizesses recordar. Pouca acidez e muito fechado ainda. Pouco se percebe o estágio em carvalho. Está tudo muito jovem.

Em resumo, não achei que justificasse o preço dele. Tenho mais 2 garrafas, vamos aguardar mais 3 ou 4 aninhos que isto está muito verde ainda.

Curioso que, como poderás ver do relato que aqui fiz quando bebi a 1ª garrafa do 2011, senti o mesmo... demasiado anonimo, sem rasgo... apesar de ser um produto afinado e sem nada de errado...

A minha surpresa foi quando bebi a 2.ª garrafa... muito melhor, diria que como todas as cores mais carregadas... na altura achei que dias diferentes e comidas diferentes fazem a diferença...

Em qualquer caso, olhando á colheita do teu, se calhar também aguardava mais uns tempos.

Também fui à makro e entre várias aquisições que não resisti (faltei à promessa de comprar mais vinho este ano), comprei uma garrafa monocasta de cabriz touriga nacional, na lógica de começar a melhor conhecer cada casta individualmente. Pelo menos as mais conhecidas e usadas.

Touriga nacional pode ser muito boa em blend, mas isoladamente é bastante agreste, pouco suave, com um final de fazer colar a língua com céu da boca. Enfim, não domino os termos técnicos mas não faço intenção de repetir.

Têm sugestões de monoscastas a experimentar?

554acfddb11bf2095b11c9f688a3acd0.jpg

Por aqui o 24 e 25 foram a trabalhar, não eu mas a minha mulher.

Portanto o Natal e os copos serão em diferido este ano.

Talvez este fim de semana ou talvez na passagem de ano.

Mesmo descontando o facto de ser um fã incondicional deste vinho e dos vinhos desta familia anglo-portuguesa, este grande reserva é um vinho que nos fica em todas as nossas memórias.
A elegância, a sua cor, os aromas e aquele final de boca que persiste complexo e sofististicado (nao sei bem o que isto quer dizer) foi a minha mulher que o definiu assim [:p]

Acompanhou um polvo no forno.

3a6d0ca1f0b942a6208fdec9de44f533.jpg
e3efedd7b4c41b5d1cd9e7d7d395e1c6.jpg

Last edited:
A pergunta é para mim?
O Dona Maria é um blend de Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Petit Verdot e Syrah.
O Terroir Cantanhede é feito de Baga e Cabernet Sauvignon.
No espumante Elpídio é Arinto e Chardonnay.

Era do Churchills mas obrigado também por esses.

Gosto do baga da bairrada em espumante.

Tens sugestões de monoscastas?

Back