Que vinho bebem?

No outro dia fiz um raid à minha garrafeira no Alentejo e trouxe para Lisboa varias coisas antigas, na esperança de salvar alguns cadáveres.

Este vinho, de 2005, abri e provei. Estava horrível, o meu reflexo foi despejar o copo para o lava loiças. E ia jogar a garrafa fora. Mas em boa altura travei e o decantei, deixando por volta de uma hora a arejar. Mudou totalmente e foi uma experiencia agradável.

IMG-20210220-133536287.jpg

No outro dia fiz um raid à minha garrafeira no Alentejo e trouxe para Lisboa varias coisas antigas, na esperança de salvar alguns cadáveres.

Este vinho, de 2005, abri e provei. Estava horrível, o meu reflexo foi despejar o copo para o lava loiças. E ia jogar a garrafa fora. Mas em boa altura travei e o decantei, deixando por volta de uma hora a arejar. Mudou totalmente e foi uma experiencia agradável.

A pequena região transmontana de Valpaços tem excelentes vinhos. E a preços ainda não insuflados [;)]

Experimenta o Quinta do Arcassó, ou o Quinta do Sobreiró, o Terra Quente, ou Vale de Passos

A pequena região transmontana de Valpaços tem excelentes vinhos. E a preços ainda não insuflados [;)]

Experimenta o Quinta do Arcassó, ou o Quinta do Sobreiró, o Terra Quente, ou Vale de Passos

Conheço essa quinta, tive oportunidade de visitar há uns anos e conheci o dono. Comprei alguns vinhos que me deixaram com optima impressão da zona. E a paixão que o dono tem pela vinha, também me ficou na memoria.

Tanto quanto sei é precisamente para isso que serve o decantador.. Para abrir o potencial de um vinho de reserva há muito engarrafado. Esse com 15 anos já estava mais do que na hora provavelmente.

Hoje ao almoço, Ameal Loureiro 2019, cheio na boca, aroma cítrico, boa acidez, limão, toranja e ananás, belo vinho, muito agradável.

HbZDanF.jpg

sRptvuH.jpeg

Ora bem, hoje ao jantar, do Dão, Quinta da Pellada Carrocel 2015, que maravilha, claramente um dos grandes vinhos de Portugal, varietal de Touriga Nacional, aroma complexo, profundo, floral e perfumado, afinação tão precisa que corta o álcool, taninos muito macios, muito saboroso, e principalmente distinto, nunca provei nada igual, vai ficar na memória.

kkWWRSC.jpg

pKe25Wm.jpg

PDOT78y.jpg

Um vinho com um preço fantástico, mas se me dissessem que custava 3x mais eu acreditava facilmente.

Taninos tão suaves, corpo fantástico, e um aroma delicado mas cheio, notas tostadas, especiarias, o carvalho muito bem envolvido no vinho, gostei muito!
e92614ce74034264a12dc84c6fabc556.jpg

Um vinho com um preço fantástico, mas se me dissessem que custava 3x mais eu acreditava facilmente.

Taninos tão suaves, corpo fantástico, e um aroma delicado mas cheio, notas tostadas, especiarias, o carvalho muito bem envolvido no vinho, gostei muito!
e92614ce74034264a12dc84c6fabc556.jpg

É uma grande casa!
Curiosamente super rara, mas parece que aqui no tasco bem conhecida

É uma grande casa!
Curiosamente super rara, mas parece que aqui no tasco bem conhecida

Acho que a "culpa" desse conhecimento aqui do tasco é da boa propaganda do 330i, eu estou para lá ir à séculos e ainda não consegui lá ir.

Gosto bastante.
Há uns anos tinham garrafas de 50cl.
Outro de Trás os Montes que gosto

IMG-20210226-224833.png

Hoje foi dia de conhecer este vinho, (2018) a gama média deste produtor.
Achei-o demasiado jovem, e muito complexo para o meu gosto.
Restam 5 garrafas que vou guardar para beber daqui a 2 ou 3 anos, quando ganhar corpo e perder alguma da acidez ainda bem presente

5503fc3c5312d959bf4bf1a68f232737.jpg

Os primeiros a falarem já há uns anos foram o 330i e aqui o je
A "culpa" é de vocês os 2, fui lá fazer uma visita, comprei umas quantas garrafas a medo (tipo 2 de cada) e agora só quero ir comprar mais.

Obrigado pela recomendação!

E falta-te ainda descobrir os monocastas da EF.

Dois deles, vinhos de 9€ cada, são uma pechincha para o que valem.

Last edited:
Back