Que vinho bebem?

Uma parte desses vinhos, Meandro, Cedro do Noval, Post Scriptun e não sei se outros, são bons vinhos mas vivem um bocadinho à sombra da reputação dos seus “irmãos” mais premium. No caso do Meandro a diferença para o Quinta do Vale Meão é gigantesca. Na verdade nem sei bem se considero o Meandro uma boa relação qualidade/preço
Meandro do VM e Pombal do Vesúvio não seriam as minhas primeiras escolhas...

também a 10 a 20 x o preço um do outro mal seria se não houvesse diferença gigantesca como dizes

Uma parte desses vinhos, Meandro, Cedro do Noval, Post Scriptun e não sei se outros, são bons vinhos mas vivem um bocadinho à sombra da reputação dos seus “irmãos” mais premium. No caso do Meandro a diferença para o Quinta do Vale Meão é gigantesca. Na verdade nem sei bem se considero o Meandro uma boa relação qualidade/preço

Nessa gama não há melhores nem piores, são bons e diferentes entre si. Além de alguns já falados, sou fã de (entre outros):

- Cedro do Noval (Douro)
- Passagem Reserva (Douro)
- Callabriga (Douro) se conseguires em promoção até 15€
- Ponte Mouchão (Alentejo)
- Poliphonia Reserva (Alentejo)

Mas há tanto por onde escolher ... e estou a dar-te opções que se encontram nos supermercados maiores, se formos falar de produtores mais pequenos a lista não acaba.
Dos que mencionaste, só provei o poliphonia e gostei bastante.
Tenho o Estado Líquido perto de mim, uma garrafeira enorme com preços bons. Se tiveres mais opções, agradecia imenso

Tens que ver como são as outras pessoas relativamente aos vinhos, para não correres o risco de estar a dar pérolas a porcos.

Se vão dar valor a um bom vinho é uma coisa, se tanto lhes dá é outra, tenho amigos e conhecidos nos dois lados da barricada.

Apesar de estares a apontar para vinhos de valores médios, se for para comprar muitas garrafas já pesa e principalmente se os comensais não o valorizarem devidamente.

@SalvadorP, são 2 amigos que apreciam vinhos, ainda estamos a elevar a fasquia pouco a pouco, mas é mais para degustar que para emborcar.... Também tenho amigos assim, dar lhe a beber um vinho de 15/20€ é igual a um de 1.50€ ou 2€.

Tenho o Estado Líquido perto de mim, uma garrafeira enorme com preços bons. Se tiveres mais opções, agradecia imenso

Nesse caso seria até arrogante da nossa parte fazer sugestões, pensei que ias comprar a algum supermercado. Vais lá, metes conversa, dizes o que procuras, dizes que queres conhecer melhor e mais vinhos para te tornares cliente habitual (e ainda levas um bom desconto e uns presentes se fizeres a coisa bem feita). Dizes se queres uma coisa mais frutada ou mais seca, mais aveludada ou mais potente, o que vais comer (que isso também importa muito!) e deixa-te surpreender pelas sugestões. Depois conta o que compraste e o que achaste.

https://estadoliquido.pt/vinho-paulo-laureano-touriga-nacional-alentejo

Hoje tens 20% no Paulo Laureano.

O preço de 23.50€ já é dos preços mais baixos de mercado. Com 20% em cima fica a 18.80€ o que é um preço cerca de 10€ abaixo de qualquer garrafeira.

Este vinho é muito bom, e este de 2012 deve estar no ponto para abrir e fazer uma almoçarada de grelhados.

Na minha opinião quando se tem convidados é importante não inventar muito e dar vinhos consensuais em termos de gerais.

Pessoalmente o Meandro era daqueles sem espinhas para abrir à mesa numa situação destas.

Na minha opinião quando se tem convidados é importante não inventar muito e dar vinhos consensuais em termos de gerais.

Pessoalmente o Meandro era daqueles sem espinhas para abrir à mesa numa situação destas.

São escolhas pessoais, eu não acho grande coisa, pelo contrário, acho do piorzinho que há nessa gama de preços, aliás, penso que no Grandes Escolhas, nunca teve mais de 16.5, o que é verdadeiramente mau para um vinho dessa gama. Tens vinhos com 18 pts e mesmo 18.5 pts pelo mesmo preço, claro que vale o que vale, e muita gente pode adorar, nada como experimentar e ter uma opinião [:)]

Por exemplo o vale d. Maria colheita também tem 16.5 e fica a melhor preço. Além de ser um vinho mais redondo, com corpo mas suave, não comprometendo. O meandro tem mais vida/corpo sendo por isso mais agressivo no palato, o que pode não agradar a todos.

Para não desiludir ninguém e não existindo verdadeiros apreciadores no grupo, seria a minha escolha para a compra de uma caixa para uma almoçarada.

Curioso como isto dos vinhos pode ser tão diverso.

Acho o vale de dona Maria bem pior que o Meandro. De longe

De qualquer forma, e respondendo mais ao Rasec em relação às pontuações:

Quando tenho convidados preocupa-me mais em ter um vinho consensual do que brilhante. Mas isto tem um motivo.

Lembro-me sempre do Falorca Garrafeira 2011 (custou me uns 50 paus) que abri há uns anos por uma acasiao especial. Toda a gente à mesa detestou. Tive de ir abrir um vinho mais "simples"... [:D]

Quando tenho convidados preocupa-me mais em ter um vinho consensual do que brilhante. Mas isto tem um motivo.

Lembro-me sempre do Falorca Garrafeira 2011 (custou me uns 50 paus) que abri há uns anos por uma acasiao especial. Toda a gente à mesa detestou. Tive de ir abrir um vinho mais "simples"... [:D]

Eu não consigo dizer isso, mas sim apenas que são bastante diferentes, cada um com os seus argumentos.

Eu não consigo dizer isso, mas sim apenas que são bastante diferentes, cada um com os seus argumentos.

Neste caso serão apenas gostos. Há um conjunto de vinhos nestas gamas de preços em que varia acima de tudo o gosto de cada um.

Aqui há uns anos ia sempre para os Carm e Crasto (os normais colheita) mas já há algum tempo que não os bebo.

Neste caso serão apenas gostos. Há um conjunto de vinhos nestas gamas de preços em que varia acima de tudo o gosto de cada um.

Aqui há uns anos ia sempre para os Carm e Crasto (os normais colheita) mas já há algum tempo que não os bebo.

Gostos diferentes porque os vinhos são diferentes.

O carm (reserva), já aqui sugerido, e que comprei, é algo na "intensidade" entre o vale d maria e o meandro. Cumpre bastante bem. O colheita não conheço. Mas o vale dona maria continua a ter uma suavidade superior, especialmente quando é vinho para uma almoçarada "generalista", com homens e mulheres e gostos variados. Isto não invalida de se juntar um meandro na ementa, claro.

Fogo, logo um dos grandes vinhos do Dão, o problema estava neles [:D], já provei esse 2011 há uns anos, até é um Dão diferente, mais concentrado e corpulento, muito bom e com um futuro brilhante pela frente, gostaria de o provar outra vez.

Bem depois da visita ao estado líquido vieram estes :

Cartuxa colheita (continente)

Cedro do noval

Valle pradinhos

Convento da tomina

Paulo Laureano Touriga nacional 2012

Tudo recomendações vossas! De certeza que nos vamos deliciar, basicamente vão ser grelhados no carvão xD. Muito obrigado todos xD

O cartuxa ou o Esporão são melhores que as tuas recomendações?

O Esporão nessa gama não me convence, o Cartuxa na minha opinião é para voos mais altos (se comprares em promoção, por 16€, óptimo), mas já não se pode considerar um vinho corrente, nada a ver com o Cartuxa de antigamente (quando custava 10/11€).

Eu por exemplo gosto muito do Pó de Poeira, e compra-se a 8€ e qualquer coisa em promoção, é um vinho com um excelente aroma, afinado, saboroso, muito Douro.

Fogo, logo um dos grandes vinhos do Dão, o problema estava neles [:D], já provei esse 2011 há uns anos, até é um Dão diferente, mais concentrado e corpulento, muito bom e com um futuro brilhante pela frente, gostaria de o provar outra vez.

Muita gente que não bebe com regularidade, prefere os vinhos mais simples, ligeiros e florais ou com fruta fresca.

Vinhos encorpados, mais marcados a tabaco ou fruta muito madura, deixa a malta sem gostar.

Eu num jantar uma vez até fiz uma "experiência" engraçada. Num jantar de malta que não costuma beber vinho, tinha um Quinta de Pancas normal e um Reserva. Abri primeiro o normal e quando acabou abri o reserva. Ninguém na mesa gostou do Reserva, todos preferiram o normal.

Muita gente que não bebe com regularidade, prefere os vinhos mais simples, ligeiros e florais ou com fruta fresca.

Vinhos encorpados, mais marcados a tabaco ou fruta muito madura, deixa a malta sem gostar.

Eu num jantar uma vez até fiz uma "experiência" engraçada. Num jantar de malta que não costuma beber vinho, tinha um Quinta de Pancas normal e um Reserva. Abri primeiro o normal e quando acabou abri o reserva. Ninguém na mesa gostou do Reserva, todos preferiram o normal.

Isso então com brancos é mato... tenho uns amigos que os favoritos deles são BSE ou João Pires... metes uma coisa um bocadinho mais fora da caixa e torcem o nariz (ai é muito ácido, ai é muito enjoativo...)! [:D]

Isso e a definição de felicidade ser beber minis na piscina (e estou a falar de gajos bem na vida, nada de pobretanas tasqueiros)!

"Vamos comprar uns vinhos bons?"
"é pá não, compramos antes umas caixas de minis! Vai melhor com a picanha!" [:D][:D]

PS - são os mesmos gajos que vamos a uma marisqueira (por exemplo), eu ainda estou a olhar para a carta de vinhos e eles já estão a pedir imperiais para a mesa e Muralhas fresquinho sem olhar para as opções... [:)]

Última edição:
Voltar
Superior