Que vinho bebem?

Continuando a abrir vinhos que já tinha provado à alguns anos, primeira vez foi provado em abril de 2019, quase há 3 anos.

Do Douro, Maritávora Nº2 Grande Reserva Vinhas Velhas 2013, garrafa nº 1764 de 2300, muita percepção de terroir, na boca fruta pura com muita complexidade e profundidade, tudo entrelaçado em elegância, é um grande vinho e evolui-o muito bem durante estes quase 3 anos.

Nota: 18,5

Preço: 32€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

n9sh5hw.jpg

Zwh6ruh.jpg

GZI6mnF.jpg

Gosto bastante desse Maritávora.

Ontem acabei por abrir o filho mais novo. O Reserva de 2011.
Muito equilibrado, mas com menos complexidade.

Do Douro, Burmester 2019, um vinho branco corrente muito interessante, dá muito prazer à mesa, castas Malvasia Fina, Gouveio e Rabigato, é floral, cítrico, tropical, tudo muito redondo sem exageros e com um final muito bom, sem aqueles amargos habituais em vinhos deste preço. Custa 6€, mas em promoção paguei 4.50€, uma pechincha.

Nota: 17,5

Preço: 6€

Indicação de consumo: Beber

O67410f.jpeg

VBBRk9q.jpg

Do Douro, Burmester 2019, um vinho branco corrente muito interessante, dá muito prazer à mesa, castas Malvasia Fina, Gouveio e Rabigato, é floral, cítrico, tropical, tudo muito redondo sem exageros e com um final muito bom, sem aqueles amargos habituais em vinhos deste preço. Custa 6€, mas em promoção paguei 4.50€, uma pechincha.

O67410f.jpeg

VBBRk9q.jpg
Bebi um tinto desses correntes e não entusiasmou a beber mais nada da casa. Terei de provar um branco.

O mais recente branco foi um muito agradável Manoella. Suave, apetitoso, suculento, vibrante, rico, prazeroso. Ia lá outra vez...vinho-branco-manoella-douro.jpg

Hoje, uma bela experiência.

5c885c9833d3ec87f9a16f29d0ff0d9c.jpg

Um equilíbrio entre a acidez que lhe dá piada (muito disfarçada) e a suavidade frutada que é francamente confortável no palato.

Belo vinho.

Hoje, uma bela experiência.

5c885c9833d3ec87f9a16f29d0ff0d9c.jpg

Um equilíbrio entre a acidez que lhe dá piada (muito disfarçada) e a suavidade frutada que é francamente confortável no palato.

Belo vinho.

Arrependi-me de não ter comprado esse vinho quando era vendido naquele pack do Público, ficava a um preço extraordinário, Alicante Buchet no Alentejo é sempre uma aposta segura.

Em relação a vinhos do Porto, Tawny 20 Anos:

Bebi durante uns tempos um Sandeman é muito bom. Mas agora queria experimentar algo diferente. Estou em dúvida entre o Graham’s e o Niepoort.

Alguma sugestão entre ambos?

Continuando a abrir vinhos que já tinha provado à alguns anos, primeira vez foi provado em abril de 2019, quase há 3 anos.

Do Douro, Maritávora Nº2 Grande Reserva Vinhas Velhas 2013, garrafa nº 1764 de 2300, muita percepção de terroir, na boca fruta pura com muita complexidade e profundidade, tudo entrelaçado em elegância, é um grande vinho e evolui-o muito bem durante estes quase 3 anos.

Nota: 18,5

Preço: 32€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

Eu sábado bebi precisamente esse, mas de 2015. E achei muito bom.

Acompanhou um javali com castanhas de forma perfeita.

Bebi durante uns tempos um Sandeman é muito bom. Mas agora queria experimentar algo diferente. Estou em dúvida entre o Graham’s e o Niepoort.

Tenho ideia que Kopke será referência, mas espera que venha alguém que perceba mais do assunto do que eu dar palpites

Arrependi-me de não ter comprado esse vinho quando era vendido naquele pack do Público, ficava a um preço extraordinário, Alicante Buchet no Alentejo é sempre uma aposta segura.

É sim senhor. [;)]

Guarda este: Casa de Sabicos Reserva Tinto 2014 (o ultimo que comprei)

Ainda não bebi, mas Graham´s dizem ser uma das referências, será uma aposta segura. Niepoort penso que têm mais fama é nos Vintage.

Eu despachei uma Graham's 10 anos e foi dos que mais me satisfez nos últimos tempos. Só posso imaginar que o 20 anos esteja ainda melhor [:D]

É bom é.Em tempos comprei numa garrafeira que ou o tinha lá há muito tempo ou então havia ali qualquer coisa errada.
Paguei 26€.

Nós últimos tempos tenho bebido o 10 e o 20 anos desta marca.Como consigo a "preço de amigo",compensa bastante.

IMG-20220203-234513.jpg

Este é que infelizmente ainda não provei.[:D]

Eu tenho um Graham's 10 anos aberto e um LBV Niepoort 2017 que ando a bebericar....andava...por razões médicas estou há uma semana sem beber álcool/vinho....e ainda falta mais uma....acompanhar as refeições com água é um sacrifício....

Tenho ali uma que comprei no Continente, mas é 2021 em vez de 2019. Pode-se esperar qualidade semelhante? Ou pode haver grande variação?

Já agora, dentro do mesmo assunto, pode ser ilusão minha mas (nos tintos, que é o que costumo beber) parece-me haver uma tendência para os de 2017 serem melhores, pelo menos para o meu gosto. Já pensei em várias respostas... ajudem-me lá a entender qual delas fará mais sentido:

a) 2017 foi um bom ano e os vinhos saíram melhores nesse ano;
b) Tenho um gosto/preferência pessoal para vinhos com 4-5 anos;
c) É pura ilusão e ando enganado, de modos que só de ver 2017 já estou na expectativa de que vou gostar e assim é;
d) Outra.

É que chega a ser o mesmo vinho, só muda o ano, e parece que o de 2017 é melhor (ou sabe-me melhor). Já me aconteceu com 3 ou 4 marcas.

-

Tenho ali uma que comprei no Continente, mas é 2021 em vez de 2019. Pode-se esperar qualidade semelhante? Ou pode haver grande variação?

Já agora, dentro do mesmo assunto, pode ser ilusão minha mas (nos tintos, que é o que costumo beber) parece-me haver uma tendência para os de 2017 serem melhores, pelo menos para o meu gosto. Já pensei em várias respostas... ajudem-me lá a entender qual delas fará mais sentido:

a) 2017 foi um bom ano e os vinhos saíram melhores nesse ano;
b) Tenho um gosto/preferência pessoal para vinhos com 4-5 anos;
c) É pura ilusão e ando enganado, de modos que só de ver 2017 já estou na expectativa de que vou gostar e assim é;
d) Outra.

É que chega a ser o mesmo vinho, só muda o ano, e parece que o de 2017 é melhor (ou sabe-me melhor). Já me aconteceu com 3 ou 4 marcas.

-
Tens de experimentar a mesma marca mas de 2016 e 2015 a ver se gostas de vinhos mais evoluídos (como quase toda a gente que gosta de vinho)

Depois vais começar a comprar 2013, 2012, 2011, etc

Back