Que vinho bebem?

IMG-5813.jpg

Turma de 2011. [kiss]
Não é por acaso que a malta acumula o mais que pode vinhos mais antigos, 2011 foi um ano particularmente bom, e somando 10 anitos de evolução, estão no ponto.

Bebi recentemente um com 18 anos que estava divinal, é um experiência complemente diferente beber vinhos com boa evolução.

Tens de experimentar a mesma marca mas de 2016 e 2015 a ver se gostas de vinhos mais evoluídos (como quase toda a gente que gosta de vinho)

Depois vais começar a comprar 2013, 2012, 2011, etc

Não é por acaso que a malta acumula o mais que pode vinhos mais antigos, 2011 foi um ano particularmente bom, e somando 10 anitos de evolução, estão no ponto.

Bebi recentemente um com 18 anos que estava divinal, é um experiência complemente diferente beber vinhos com boa evolução.

Obrigado.

Então será a opção "b)", mais coisa, menos coisa.

E não haverá quem prefira vinhos nem muito evoluídos, nem pouco evoluídos, e ali a margem dos 3 a 6 anos seja mais ao seu gosto?

Quando falas em evolução, estamos a falar de "envelhecimento" em garrafa, certo? Ou seja, um vinho de 2019 que eu agora goste particularmente, vale a pena comprar meia dúzia de garrafas para guardar e beber daqui a uns anos?

-

Obrigado.

Então será a opção "b)", mais coisa, menos coisa.

E não haverá quem prefira vinhos nem muito evoluídos, nem pouco evoluídos, e ali a margem dos 3 a 6 anos seja mais ao seu gosto?

Quando falas em evolução, estamos a falar de "envelhecimento" em garrafa, certo? Ou seja, um vinho de 2019 que eu agora goste particularmente, vale a pena comprar meia dúzia de garrafas para guardar e beber daqui a uns anos?

-

Poderá haver claro, isto de gostos é sempre muito pessoal.

Nem todos os vinhos são bons para envelhecer em garrafa, um coutada velha será sempre um coutada velha, mas um Leda (para não entrar em vinhos ridiculamente caros) com 2 anos é muito diferente de um Leda de 10 anos, 20 anos, etc.

Depois depende muito de como/onde envelhece claro!

Tenho ali uma que comprei no Continente, mas é 2021 em vez de 2019. Pode-se esperar qualidade semelhante? Ou pode haver grande variação?

Já agora, dentro do mesmo assunto, pode ser ilusão minha mas (nos tintos, que é o que costumo beber) parece-me haver uma tendência para os de 2017 serem melhores, pelo menos para o meu gosto. Já pensei em várias respostas... ajudem-me lá a entender qual delas fará mais sentido:

a) 2017 foi um bom ano e os vinhos saíram melhores nesse ano;
b) Tenho um gosto/preferência pessoal para vinhos com 4-5 anos;
c) É pura ilusão e ando enganado, de modos que só de ver 2017 já estou na expectativa de que vou gostar e assim é;
d) Outra.

É que chega a ser o mesmo vinho, só muda o ano, e parece que o de 2017 é melhor (ou sabe-me melhor). Já me aconteceu com 3 ou 4 marcas.

-

2021 ou 2020? Não há problema em abrir já, são vinhos para consumo imediato.

Em relação aos tintos:

. 2017 foi um bom ano

. gostas quando o vinho já afinou (4/5 anos) e está com a fruta toda na linha da frente

Depois faz sentido dares um passo maior, tipo acrescentares 3 anos a mais no vinho, para veres o desenvolvimento, há uns que desenvolvem mais do que outros, só bebendo para tirar conclusões.

Acho que 19 foi um bom ano também, pelo menos os vinhos estão a sair com pontuações altas, mas já ninguém entende se são inflação das pontuações, ou os anos estão mesmo melhores.

Este é um exemplo de um vinho para comprar nas promoções quando aparece a 10/11€, comprar meia dúzia e esperar meia dúzia de anos por ele. Imagino que vai estar espetacular lá para 2025/2026, por 10 euritos...

https://grandesescolhas.com/pesquisa-de-vinhos/post-scriptum-de-chryseia-3/

Obrigado a todos!

2021 ou 2020? Não há problema em abrir já, são vinhos para consumo imediato.

2021, está "fresquinho" [:cool:]

jack47-albums-varias-3-picture154983-screen-shot-2022-02-14-19-12-29.jpg

Sim, percebo que não haja problema em abrir já e que seja para consumo imediato, obrigado pela dica, mas a principal dúvida era se a tua avaliação ao de 2019 teria tendência para ser muito semelhante a este de 2021 ou se por serem anos diferentes a tua avaliação poderia ela também sair bastante diferente.

Em relação aos tintos:

. 2017 foi um bom ano

. gostas quando o vinho já afinou (4/5 anos) e está com a fruta toda na linha da frente

Depois faz sentido dares um passo maior, tipo acrescentares 3 anos a mais no vinho, para veres o desenvolvimento, há uns que desenvolvem mais do que outros, só bebendo para tirar conclusões.

Sim, será isso então, pelo que dizes e pelo que o Rasec referiu também, deve ser porque com 4/5 anos estão mais afrutados.

Para ir comprar vinho já com mais anos, nos supermercados normalmente é mais complicado, pois é o que aparece... e normalmente aparecem anos recentes, quase tudo entre 1 e 3 anos, uma pequena % na ordem dos 4 a 6 anos, mas mais que isso é raro. Terei que ir um dia aí a alguma garrafeira, que não será a primeira vez e sei que normalmente arranja-se algo que vale a pena a visita.

-

Cambada, tintos do Douro à volta dos 40€, possivelmente até a um máximo de 50€ se valer a pena, que recomendam?

Last edited:
Ainda para concluir...

. 2017 foi um bom ano

É um mero indicador, mas dá uma ideia de anos melhores do que outros (generalizando): https://www.ivdp.pt/pt/vinhos/vinhos-do-porto/vintages/

Ou seja, 2016 e 2017 terão sido bons anos.

Estive a ler, é interessante e assim já fico ainda melhor esclarecido, obrigado!

"2017
Primeira vez que ocorrem duas declarações generalizadas consecutivas. O ano vitícola foi extremamente seco. A partir do final do inverno caracterizou-se também por ser um ano muito quente, com várias vagas de calor na primavera e no início do verão. Durante essa estação ocorreram ainda trovoadas que levaram a precipitação intensa e de curta duração. Vinhos com boa intensidade aromática, sem serem demasiadamente exuberantes. Na boca apresentam uma boa estrutura com taninos presentes mas não excessivos. Ano de excecional qualidade o que levou a que se efetuasse a maior declaração de Vintage até à data."

Ficamos então entre um misto de opção a) e opção b) [;)]
>>>
a) 2017 foi um bom ano e os vinhos saíram melhores nesse ano;
b) Tenho um gosto/preferência pessoal para vinhos com 4-5 anos;
c) É pura ilusão e ando enganado, de modos que só de ver 2017 já estou na expectativa de que vou gostar e assim é;
d) Outra.
-
-

Nem sempre um bom ano de Porto se traduz em bom ano de vinhos tranquilos, e depois depende também de região para região, um bom acho no Douro não significa que tenha sido no Alentejo, portanto nada é tão simples assim

Por acaso estou muito curioso de como será o ano de 2022, ou vai ser de arromba, ou terrível, difícil vir a haver meio termo nesta altura.

Cambada, tintos do Douro à volta dos 40€, possivelmente até a um máximo de 50€ se valer a pena, que recomendam?

Nesses valores já tens muita coisa.

Curiosamente tens agora 2 vinhos do Douro e um do Alentejo que foram lançados agora colheitas de 2011. Já com estágio em barrica e garrafa e "prontos" a beber.
Todos entre os 40 e 50€ e com boas pontuações.

- Quantaterra Inteiro 2011
- Quinta Monte D'Oiro Reserva 2011
- Gloria Reynolds Art & Tradicion 2011

Há muita coisa boa, mas vou dar 3 bons exemplos:

Boavista Reserva, Quinta do Côtto Grande Escolha, Passadouro Reserva

O Boavista talvez seja o mais unanime, vai agradar a toda a gente.

Obrigado a todos!

2021, está "fresquinho" [:cool:]

jack47-albums-varias-3-picture154983-screen-shot-2022-02-14-19-12-29.jpg

Sim, percebo que não haja problema em abrir já e que seja para consumo imediato, obrigado pela dica, mas a principal dúvida era se a tua avaliação ao de 2019 teria tendência para ser muito semelhante a este de 2021 ou se por serem anos diferentes a tua avaliação poderia ela também sair bastante diferente.

Sim, será isso então, pelo que dizes e pelo que o Rasec referiu também, deve ser porque com 4/5 anos estão mais afrutados.

Para ir comprar vinho já com mais anos, nos supermercados normalmente é mais complicado, pois é o que aparece... e normalmente aparecem anos recentes, quase tudo entre 1 e 3 anos, uma pequena % na ordem dos 4 a 6 anos, mas mais que isso é raro. Terei que ir um dia aí a alguma garrafeira, que não será a primeira vez e sei que normalmente arranja-se algo que vale a pena a visita.

-

2021 é melhor guardar para já, beber lá para o final do ano.

Entre o 2019 e 2020 a diferença deve ser mínima, geralmente tendem a manter o mesmo perfil.

Para comprar bom vinho, o ideal é comprar online, há muita oferta por aí, encontra-se quase tudo.

Quinta da Leda, Quinta da Boavista Reserva, Carvalhas Vinhas Velhas, Quinta do Noval, Quinta do Vesúvio...

É difícil arranjar mau vinho nesse patamar no Douro.

Qual é o objectivo?

PS - Quinta da Gaivosa, Poeira, Vale Dona Maria....

Last edited:
2021 é melhor guardar para já, beber lá para o final do ano.

Entre o 2019 e 2020 a diferença deve ser mínima, geralmente tendem a manter o mesmo perfil.

Para comprar bom vinho, o ideal é comprar online, há muita oferta por aí, encontra-se quase tudo.

Então tenho que ver se compro um de 2019 ou 2020 para ir provando entretanto, enquanto esse espera por "melhores dias" [;)]

Obrigado.

Nesses valores já tens muita coisa.

Curiosamente tens agora 2 vinhos do Douro e um do Alentejo que foram lançados agora colheitas de 2011. Já com estágio em barrica e garrafa e "prontos" a beber.
Todos entre os 40 e 50€ e com boas pontuações.

- Quantaterra Inteiro 2011
- Quinta Monte D'Oiro Reserva 2011
- Gloria Reynolds Art & Tradicion 2011

Há muita coisa boa, mas vou dar 3 bons exemplos:

Boavista Reserva, Quinta do Côtto Grande Escolha, Passadouro Reserva

O Boavista talvez seja o mais unanime, vai agradar a toda a gente.

Quinta da Leda, Quinta da Boavista Reserva, Carvalhas Vinhas Velhas, Quinta do Noval, Quinta do Vesúvio...

É difícil arranjar mau vinho nesse patamar no Douro.

Qual é o objectivo?

PS - Quinta da Gaivosa, Poeira, Vale Dona Maria....

Obrigado aos 3!

Estava com esperança que dois ou três fossem mencionados mais vezes e tornasse a coisa mais simples mas acho que só o Boavista repetiu [:D] Mas já vi mais ou menos o que dai entra no orçamento e é fácil de encontrar.

Quanto ao objectivo, acho que não ajuda muito: Vai ser uma oferta para alguém que só bebe tinto e tem preferência por vinhos do Douro, tão simples quanto isso. Só sei que provavelmente a garrafa será consumida a muito curto prazo numa bela jantarada [:D][;)]

Obrigado aos 3!

Estava com esperança que dois ou três fossem mencionados mais vezes e tornasse a coisa mais simples mas acho que só o Boavista repetiu [:D] Mas já vi mais ou menos o que dai entra no orçamento e é fácil de encontrar.

Quanto ao objectivo, acho que não ajuda muito: Vai ser uma oferta para alguém que só bebe tinto e tem preferência por vinhos do Douro, tão simples quanto isso. Só sei que provavelmente a garrafa será consumida a muito curto prazo numa bela jantarada [:D][;)]

Eu acabei por referir só mesmo a curiosidade de terem saído estes 3 vinhos do "mítico" ano de 2011. E por isso mais exclusivos.

De resto qualquer um dos mencionados será boa escolha.
Também optaria pelo Quinta da Boavista num vinho mais recente. Ou o Carvalhas Vinhas Velhas, o último que bebi (2015) estava fabuloso, gostei mesmo do vinho.

Eu acabei por referir só mesmo a curiosidade de terem saído estes 3 vinhos do "mítico" ano de 2011. E por isso mais exclusivos.

De resto qualquer um dos mencionados será boa escolha.
Também optaria pelo Quinta da Boavista num vinho mais recente. Ou o Carvalhas Vinhas Velhas, o último que bebi (2015) estava fabuloso, gostei mesmo do vinho.

@b00ster, Compras ambos online por menos de 50€, e são duas escolhas fabulosas, prontas a apreciar (bebi ambos em Dezembro)!

Não andei a pesquisar onde era mais barato, são os 1os links que vi:

https://shop.theyeatman.com/quinta-da-boavista-reserva-2015

https://shop.theyeatman.com/carvalhas-vinhas-velhas-2015

Back