Que vinho bebem?

Resta saber se é defeito da garrafa ou se é feitio....

Gostaria de saber se é com a minha garrafa ou se é um problema do vinho mesmo, o que é certo é que é intragável, estou aqui a tentar não me lembrar do aroma, senão ainda vomito... [:vm)]

A escolha da matriarca para hoje

18 meses em madeira e 18 em garrafa amaciaram-no, mas deixaram-no intenso mas leve, taninos suaves e um final de boca como só a madeira em longos periodos confere.
Um excelente produto saído das mãos do Jaime Quendera num multicastas tão diverso.

Claramente o melhor que já bebi da EF
8ded486d4249e64c5fbcfacfc3d49c8f.jpg
d9ddb039d7cae60adc9ca49ce2328c19.jpg

Nos últimos dias, 2 vinhos de referência.

Vinhas do Cerval 2012, belíssimo, aromático, corpo cheio, muito macio, aveludado, acidez no ponto, final de boca longo. Gostei muito, 18.5+

Antonia Adelaide Ferreira 2015, belíssima cor, aromaticamente muito contido, algum fruto branco e brioche, mas depois é demasiado ácido e amargo, desagradável de beber, quase doloroso de tanta acidez, e o travo amargo fica na boca. Não gostei mesmo. Já tinha provado antes e não tinha ficado com essa ideia deste vinho (outro ano). Neste em particular, 17 pontos ou menos.
283b9ee37a5a21a9c4777abd722737cf.jpg
db5d0420b9de07732270cb6fc8c58c0d.jpg

Sai da cave de vinhos a 8º, abrir, esperar um bocado e tal, acaba por ser bebido a 12 ou até um pouco mais.

Ah,ok,esse embaciado dava a entender que estaria demasiado fresco para um maduro,mas se mediar algum tempo até ser bebido vai certamente para a temperatura ideal.

Vinho verde, maduro …. Referes-te a quê ?

Sabes que quando se diz Vinho Verde se refere a uma região demarcada como Douro ou Dão ? Uma região conhecida pelos seus brancos ?

A conhecida acidez dos vinhos dessa região, não significa que são feitos com “uvas verdes”, tem a ver com as características das castas normalmente utilizadas e com os solos e clima da região.

Last edited:
Vinho verde, maduro …. Referes-te a quê ?

Sabes que quando se diz Vinho Verde se refere a uma região demarcada como Douro ou Dão ? Uma região conhecida pelos seus brancos ?

A conhecida acidez dos vinhos dessa região, não significa que são feitos com “uvas verdes”, tem a ver com as características das castas normalmente utilizadas e com os solos e clima da região.

Referia-me a que o vinho que ia beber e era maduro parecia estar com uma temperatura muito baixa,mais próximo da temperatura a que se deve beber um vinho verde.

Referia-me a que o vinho que ia beber e era maduro parecia estar com uma temperatura muito baixa,mais próximo da temperatura a que se deve beber um vinho verde.

Maduro e verde nesse contexto não são coisas opostas ou sequer diferentes.

Os vinhos verdes são maduros. Chamam-se verdes por causa da Região onde são produzidos.

Depois há os muito maduras, que são aqueles feitos com uvas quase podres conhecidos por “late harvest” ou colheita tardia, mas isso tu sabes [:D]

Os vinhos verdes são maduros. Chamam-se verdes por causa da Região onde são produzidos.

Depois há os muito maduras, que são aqueles feitos com uvas quase podres conhecidos por “late harvest” ou colheita tardia, mas isso tu sabes [:D]

Que grande carrossel que para aí vai...[:D]
Eu só disse que pela foto me pareceu que o vinho estava demasiado fresco para um vinho maduro e que mais parecia estar à temperatura a que se bebe um verde.

Isso é que terás de explicar porque não sei.[:D]

Bem, já tenho novidades acerca daquele vinho estragado, a Cave Lusa vai fazer a recolha da garrafa e proceder à devolução do dinheiro. [kiss]

Isso é que terás de explicar porque não sei.[:D]

O que o Salvador quer dizer.

É que há uma "mania" "erro" de dizer Vinho verde e vinho maduro. Ou vinho verde e vinho branco.

Vinho Verde é um vinho de uma certa zona do país. que é demarcada. Por isso se diz vinho verde, um vinho verde pode ter 10 anos de estágio... É um vinho branco como qualquer outro.

A ideia é que havia uns vinhos verdes frizantes e afins para beber gelados no verão. Mas isso é menosprezar a região do vinho verde.

Back