Que vinho bebem?

O que o Salvador quer dizer.

É que há uma "mania" "erro" de dizer Vinho verde e vinho maduro. Ou vinho verde e vinho branco.

Vinho Verde é um vinho de uma certa zona do país. que é demarcada. Por isso se diz vinho verde, um vinho verde pode ter 10 anos de estágio... É um vinho branco como qualquer outro.

A ideia é que havia uns vinhos verdes frizantes e afins para beber gelados no verão. Mas isso é menosprezar a região do vinho verde.

Sei tudo isso.Agors 'os vinhos verdes são maduros" não existe.

Sei tudo isso.Agors 'os vinhos verdes são maduros" não existe.

[:)][:)]

Há muita ideia (errada) que os vinhos da região demarcada dos Vinhos Verdes são feitos com uvas verdes... daí a acidez, e como já ouvi, daí o gás :sh):sh)...

Confesso, cada vez que oiço falar em "vinho maduro" por oposição ao "vinho verde" dá-me uma coisinha ruim [:D]

Tal como quem diz que o "Vinho Verde é ácido"... é pá, um Pai Abel tem maior acidez total que um Parcela Única... fui confirmar agora e o Dona Antónia tem uma acidez total muito superior a um Soalheiro Alvarinho...

Há muita desinformação por aí. [:D]

Queres ver que é do Arinto?

Tinha um aroma insuportável, nada a ver com vinho, parecido a um químico?

Isso não é de todo perfil normal num arinto, se ainda fosse riesling que tem um certo carácter petrolado/querosene. O que descreves é infeção.

Isso não é de todo perfil normal num arinto, se ainda fosse riesling que tem um certo carácter petrolado/querosene. O que descreves é infeção.

Tens a Touriga Nacional que é crítica para acontecer o Brett em determinadas circunstâncias, no Arinto não faço a mínima ideia, mas vai na volta tem alguma característica que provoca o que me aconteceu a mim e ao JDEM.

Tens a Touriga Nacional que é crítica para acontecer o Brett em determinadas circunstâncias, no Arinto não faço a mínima ideia, mas vai na volta tem alguma característica que provoca o que me aconteceu a mim e ao JDEM.

A minha teoria é que terá mais a ver com enchimentos em condições não ideais (pandemia), com falta de mão de obra, falta de materiais, um bocado à pressa (pelos motivos anteriores) que depois se traduzem em fermentações mal controladas, garrafas mal lavadas, mal acondicionadas, etc.

É apenas uma teoria, mas não é difícil de imaginar nos últimos 2 anos, adegas a operar com metade da mão de obra de anos anteriores, e com materiais a chegar a conta gotas.

Não se aplica ao "teu" arinto claro, foi engarrafado em quê, 2017?

No XX Concurso Internacional de Vinhos Bacchus (Espanha), na semana passada, os vinhos portugueses conseguiram 6 distinções de Gran Bacchus de Oro:

FRk2qmKXoAEHsPj

https://twitter.com/ZoltanCsabaNagy/status/1520306463113199619

A minha teoria é que terá mais a ver com enchimentos em condições não ideais (pandemia), com falta de mão de obra, falta de materiais, um bocado à pressa (pelos motivos anteriores) que depois se traduzem em fermentações mal controladas, garrafas mal lavadas, mal acondicionadas, etc.

É apenas uma teoria, mas não é difícil de imaginar nos últimos 2 anos, adegas a operar com metade da mão de obra de anos anteriores, e com materiais a chegar a conta gotas.

Não se aplica ao "teu" arinto claro, foi engarrafado em quê, 2017?

Talvez engarrafado em 2016, é de 2014.

Um tipo que faça vinhos, se cheirar sabe logo qual foi o problema daquele vinho, eu dificilmente acredito que tenha sido só 1 garrafa afectada.

Tenho é de acabar de ler aquele livro muito técnico que tenho sobre vinhos, pode ser que tenha lá a resposta.

Talvez engarrafado em 2016, é de 2014.

Um tipo que faça vinhos, se cheirar sabe logo qual foi o problema daquele vinho, eu dificilmente acredito que tenha sido só 1 garrafa afectada.

Tenho é de acabar de ler aquele livro muito técnico que tenho sobre vinhos, pode ser que tenha lá a resposta.
Acetona, verniz, são sintomas da presença de acetato de etilo e de um desvio com produção de acidez volátil, vulgo, tendência para azedar. Pode ter origem numa contaminação por bactérias aceticas ou outro desvio microbiano. Tendo em conta o ano e a cor do vinho, também deve haver oxidação à mistura....sempre estamos a falar de um branco com 7-8 anos. 2014 foi um ano complicado na vinha.

Acetona, verniz, são sintomas da presença de acetato de etilo e de um desvio com produção de acidez volátil, vulgo, tendência para azedar. Pode ter origem numa contaminação por bactérias aceticas ou outro desvio microbiano. Tendo em conta o ano e a cor do vinho, também deve haver oxidação à mistura....sempre estamos a falar de um branco com 7-8 anos. 2014 foi um ano complicado na vinha.

Sim, exacto, acetona, verniz, se pensar bem, talvez tenha alguma semelhança também com leite azedo (tipo quando se deixa um resto numa embalagem cá fora e depois cria aquele cheiro), é um acrescento desse cheiro à acetona/verniz, é muito mau, ainda dei um gole (a muito custo e com o nariz tapado), na boca correspondia ao aroma mas não era tão mau como no nariz, que dava vómitos só de cheirar.

Back