Que vinho bebem?

Talvez engarrafado em 2016, é de 2014.

Um tipo que faça vinhos, se cheirar sabe logo qual foi o problema daquele vinho, eu dificilmente acredito que tenha sido só 1 garrafa afectada.

Tenho é de acabar de ler aquele livro muito técnico que tenho sobre vinhos, pode ser que tenha lá a resposta.

Isso é se o problema estiver no vinho, que pode não estar. O enchimento de uma garrafa (seja mecânico ou manual), o engarrafamento, e depois a stockagem, transporte, etc podem ter tanta ou mais interferência no vinho do que o que vem da uva, infelizmente acontece em toda a cadeia alimentar e não há muito a fazer.

Um bico de enchimento sujo, uma garrafa que fica com detergente e não foi bem enxaguada, uma rolha defeituosa, um distribuidor que deixou umas caixas ao sol debaixo de um telhado de zinco no pico do verão (como já vi alguns :sh)), tudo pode contribuir para azedar um produto alimentar . O vinho é um "organismo" vivo, com bactérias, leveduras, enzimas... e apesar de o álcool matar ou inibir parte deste desenvolvimento, não evita que muita coisa aconteça.

Fazendo o paralelismo para o mundo da cerveja que conheço melhor por dentro, provei cerveja à saída da fábrica (pasteurizada) que estava bem dentro da conformidade (portanto normal), que provada 6 meses depois ninguém acreditava que aquilo era possível. Basta uma micro fissura na cápsula, por exemplo.

Uma das coisas mais engraçadas e desafiantes que me recordo, foi tentar resolver um problema de gushing num lote... que é impossível identificar à saída da fábrica, só se descobre tarde demais, quando chega ao mercado, e os clientes ficam todos felizes com a festa! :sh)

Gushing

Sei tudo isso.Agors 'os vinhos verdes são maduros" não existe.

Penso que depois dos posts do Rasec e do Silver Arrow já terás percebido ?

Repara que o teu erro é comum e como tu conheço imensa gente a achar que os Vinhos Verdes se chamam verdes, porque são feitos com uvas verdes, aliás lembro-me de um caso que mesmo depois de lhe explicar que era uma região acabou a reafirmar que só bebia vinhos maduros porque os verdes lhe causavam azia .... [:)]

Tive quase para o mandar para o crl, porque uma coisa é não saber, é natural, vamos aprendendo, agora depois de lhe explicar timtim por timtim, ao vivo, ele sair-se com aquela ..... [8b]

Portanto já percebeste que todos os vinhos são maduros ? Até os da região do Vinho Verde ?

Vinho verde e vinho maduro é apenas uma denominação. Aquela zona demarcada são os vinhos verdes, as restantes zonas são vinhos maduros.

Mas acho que é estão a falar do mesmo. Não penso que alguém que venha aqui ao tópico, se baralhe com isso ainda. Até porque foi um tema falado há uns tempos por aqui.

Vinho verde e vinho maduro é apenas uma denominação. Aquela zona demarcada são os vinhos verdes, as restantes zonas são vinhos maduros.

Mas acho que é estão a falar do mesmo. Não penso que alguém que venha aqui ao tópico, se baralhe com isso ainda. Até porque foi um tema falado há uns tempos por aqui.

LOL, a confusão é essa, isso não existe! [:)][:)]

Pensem que o verde é da cor verde (cor predominante da região) e não por oposição a maduro. Tal como não podemos dizer "aquela região demarcada são os vinhos verdes", e os outros são vermelhos. [:D]

Last edited:
Penso que depois dos posts do Rasec e do Silver Arrow já terás percebido ?

Repara que o teu erro é comum e como tu conheço imensa gente a achar que os Vinhos Verdes se chamam verdes, porque são feitos com uvas verdes, aliás lembro-me de um caso que mesmo depois de lhe explicar que era uma região acabou a reafirmar que só bebia vinhos maduros porque os verdes lhe causavam azia .... [:)]

Tive quase para o mandar para o crl, porque uma coisa é não saber, é natural, vamos aprendendo, agora depois de lhe explicar timtim por timtim, ao vivo, ele sair-se com aquela ..... [8b]

Portanto já percebeste que todos os vinhos são maduros ? Até os da região do Vinho Verde ?

Estás a supor coisas que eu não disse,a supor que eu não sei coisas que efectivamente sei e sei muito bem o que é um vinho verde.
Tu é que lançaste a confusão quando eu disse que me parecia que aquele maduro estava fresco demais, só isso.
Por outras palavras,dava a sensação que estava a beber um Dona Antônia Adelaide Ferreira à temperatura que se bebe um Covela avesso.

Pensem que o verde é da cor verde (cor predominante da região) e não por oposição a maduro. Tal como não podemos dizer "aquela região demarcada são os vinhos verdes", e os outros são vermelhos. [:D]

Eu voto em que os brancos sejam vinhos brancos e os tintos passem a ser vinhos pretos! #igualdade [:D]

Podem não gostar, mas é assim que ficou empiricamente convencionado referir as zonas.

Mas se vos cria muita espécie isto, podem-se referir a eles como "vinhos verdes" e "vinhos que não são da região demarcada dos vinhos verdes".

Acho que o mais importante é mesmo não achar que os vinhos verdes são feitos com uvas verdes, e os maduros com uvas maduras.

A região dos vinhos verdes é uma região demarcada.Até acabou de sair agora só fim de 30 anos o presidente da comissão da região dos vinhos verdes,Manuel Pinheiro.

IMG-20220502-175235.jpg

Eu voto em que os brancos sejam vinhos brancos e os tintos passem a ser vinhos pretos! #igualdade [:D]

Podem não gostar, mas é assim que ficou empiricamente convencionado referir as zonas.

Mas se vos cria muita espécie isto, podem-se referir a eles como "vinhos verdes" e "vinhos que não são da região demarcada dos vinhos verdes".

Acho que o mais importante é mesmo não achar que os vinhos verdes são feitos com uvas verdes, e os maduros com uvas maduras.

Exactamente, também acho que a maior confusão acaba por ser essa.

Ninguém se refere a região nenhuma como a região dos vinhos maduros.

Nunca ouvi tal coisa.

A região dos vinhos verdes é uma região demarcada.Até acabou de sair agora só fim de 30 anos o presidente da comissão da região dos vinhos verdes,Manuel Pinheiro.

IMG-20220502-175235.jpg

Claro que é!!! Nunca disse o oposto, bem pelo contrário!! [:D][:D] Tenho repetido isso ad nauseam....

O que não existe, é a região demarcada dos vinhos maduros [;)]

Nunca ouvi tal coisa.

No Minho, isso é muito habitual. Espalhou-se um pouco por todo o "grande norte".

Quando pergunto ao meu pai o que quer beber hoje, ele responde sempre "um verde" ou "um maduro", e quando lhe pergunto qual a rir-me, ele lá diz, "qq coisa boa do Douro" [:D][:D]

Nunca ouvi tal coisa.

No curso que fiz foi um tema debatido, é uma maneira, talvez parva, de distinguir as zonas, mas que perdura há muitos anos. Vinho verde um DOC lá da zona entre o Douro e o Minho, tudo o resto são maduros. Não é uma zona é sim, é uma forma de distinguir o vinho.

Consta que região também se chama dos vinhos verdes, porque antigamente as vinhas eram plantadas em latada, ou no meio de outras culturas, e as uvas diziam que não "amadureciam" tanto... E o nome ficou. Hoje em dia não faz sentido também, porque isso mudou também.

Isto já parece conversa de malucos.

Last edited:

Isso da côr para identificar o vinho é que nunca ouvi falar.Coitado do Vinhão ou do Alvarelhão,por ex.

Isso da côr para identificar o vinho é que nunca ouvi falar.Coitado do Vinhão ou do Alvarelhão,por ex.

Não é da cor do vinho pá (o vinho é branco, não verde!), é da cor da região [:)][:)]. É mais verde que as restantes do nosso país (tem mais árvores pá!! [:)][:)])

imagem.jpg

Não é da cor do vinho pá (o vinho é branco, não verde!), é da cor da região [:)][:)]. É mais verde que as restantes do nosso país (tem mais árvores pá!! [:)][:)])

Não é nada pela cor da região! Nesse tempo ainda não havia google earth!

"Há que dizê-lo com voz clara, Vinho Verde não é um estilo de vinho mas sim o nome de uma região demarcada, uma DOC (denominação de origem controlada). Sim, é verdade que num passado já longínquo, num passado que data da reconquista cristã e que se estendeu até meados das décadas de sessenta e setenta do século passado, o vinho da região era por vezes elaborado com uvas colhidas menos maduras, vítimas da forma original e alternativa de cultivar as uvas que a região adoptava na época.
Por a dimensão da propriedade média ser muito reduzida, raramente superando o meio hectare por família, as vinhas foram obrigadas a compartilhar o pouco espaço disponível com as restantes culturas essenciais para a sobrevivência das famílias, o milho, batatas, couves e demais produtos hortícolas. Para obviar a propriedade tão reduzida, as famílias recorriam a métodos de condução da vinha alternativos que forçavam a vinha a elevar-se do solo em direcção ao céu, favorecendo métodos como as uvas em enforcado, rodeando e abraçando as árvores, ou a latada, plantando a vinha nas bordaduras dos campos e lançando os seus ramos em redor de postes altos que forneciam uma sombra retemperadora, permitindo assim libertar muito do espaço tão precioso no solo."

https://www.publico.pt/2012/09/08/jornal/o-vinho-verde-sera-maduro-25184964

Parece uma conversa de malucos.
Eu só questionei a temperatura que para o tipo de vinho estava certamente uns bons graus abaixo do ideal.
A confusão não foi lançada por mim.
Vou abandonar,tenho uma consulta às quatro e meia.

Parece uma conversa de malucos.
Eu só questionei a temperatura que para o tipo de vinho estava certamente uns bons graus abaixo do ideal.
A confusão não foi lançada por mim.
Vou abandonar,tenho uma consulta às quatro e meia.

As quatro e meia, só se for da manhã. Qual é o "consultório"? [:D]

Eu trabalho no ramo e não imaginam a confusão também nos estrangeiros. Ainda hoje me perguntaram como é que se fazia um vinho verde e se a minha empresa, cá para baixo, fazia vinho verde.[:D] E lá tenho de explicar que não é um tipo de vinho, mas sim o nome da região. E digo-vos, em termos de marketing a coisa está bem esgalhada....não há ninguém que não tenha o "vinho verde" na cabeça.
É um nome de região infeliz, mas vão lá tentar convencer a comissão vitivinícola regional a mudar....[:D] Está nas bocas do mundo e é das regiões que mais exporta e que mais tem crescido.

Back