Rasec
New member
Talvez engarrafado em 2016, é de 2014.
Um tipo que faça vinhos, se cheirar sabe logo qual foi o problema daquele vinho, eu dificilmente acredito que tenha sido só 1 garrafa afectada.
Tenho é de acabar de ler aquele livro muito técnico que tenho sobre vinhos, pode ser que tenha lá a resposta.
Isso é se o problema estiver no vinho, que pode não estar. O enchimento de uma garrafa (seja mecânico ou manual), o engarrafamento, e depois a stockagem, transporte, etc podem ter tanta ou mais interferência no vinho do que o que vem da uva, infelizmente acontece em toda a cadeia alimentar e não há muito a fazer.
Um bico de enchimento sujo, uma garrafa que fica com detergente e não foi bem enxaguada, uma rolha defeituosa, um distribuidor que deixou umas caixas ao sol debaixo de um telhado de zinco no pico do verão (como já vi alguns :sh)), tudo pode contribuir para azedar um produto alimentar . O vinho é um "organismo" vivo, com bactérias, leveduras, enzimas... e apesar de o álcool matar ou inibir parte deste desenvolvimento, não evita que muita coisa aconteça.
Fazendo o paralelismo para o mundo da cerveja que conheço melhor por dentro, provei cerveja à saída da fábrica (pasteurizada) que estava bem dentro da conformidade (portanto normal), que provada 6 meses depois ninguém acreditava que aquilo era possível. Basta uma micro fissura na cápsula, por exemplo.
Uma das coisas mais engraçadas e desafiantes que me recordo, foi tentar resolver um problema de gushing num lote... que é impossível identificar à saída da fábrica, só se descobre tarde demais, quando chega ao mercado, e os clientes ficam todos felizes com a festa! :sh)
Gushing