Que vinho bebem?

Do Alentejo, Júlio Bastos Dona Maria Grande Reserva 2014, um clássico, fruta madura, muita finesse, final acetinado.

Nota: 18,5

Preço: 29€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

KS3XiRb.jpg

DyMWwHh.jpg

DrjUikk.jpg

Tenho que comprar vinho para um jantar de amigos.

Vinho tinto, para um grupo em que há alguns apreciadores. Queria algo por 10/12 euros, idealmente um Douro, tipo Post Scritum em promoção.

O que sugerem ?

Acabei por comprar um Meandro 2020 magnum de 1,5 lts.

Não sei se estas garrafas maiores mudam alguma coisa, mas estava francamente bom, esteve algum tempo no frigorifico e quando chegou a casa do meu amigo, 1/2 hora depois de ser aberto estava óptimo.

Acabei por comprar um Meandro 2020 magnum de 1,5 lts.

Não sei se estas garrafas maiores mudam alguma coisa, mas estava francamente bom, esteve algum tempo no frigorifico e quando chegou a casa do meu amigo, 1/2 hora depois de ser aberto estava óptimo.

Magnum tem de ser de 1.5Lts [;)]

Há muita teoria sobre se uma magnum é melhor ou não.
Supostamente tens o dobro do vinho para sensivelmente o mesmo oxigénio que uma de 0.75. Ou seja haverá menos contacto do vinho com o oxigénio.

Supostamente tens o dobro do vinho para sensivelmente o mesmo oxigénio que uma de 0.75. Ou seja haverá menos contacto do vinho com o oxigénio.

Mas num vinho de 2020, aposto que não se nota diferença.

Se for 3 litros como é que se chama ?

Em termos de Magnuns até 50€ para a noite de Natal o que apostariam ?

https://www.garrafeiranacional.com/v...578&price=8-55

Depende muito do que queres.... a GN tem uma coleção decente.

PS: Magnum faz sentido para vinho com muitos anos, porque ajuda a envelhecer melhor. Para vinhos mais recentes, tipo 2017 para cima, faz muito mais sentido comprarem 2 garrafas do que uma magnum, é muito mais barato (normalmente) e é sinceramente mais fácil de manejar. [:D]

PS2: olha, não penses mais no assunto: https://www.cavelusa.pt/loja/produto/alves-de-sousa-20/

Last edited:
  • Like
Reactions: SPV
Uma ajuda.

Estou a preparar um almoço e tenho algumas opções de vinhos à disposição, sendo eles:

Branco
❖ Piano
❖ Cadão
❖ Castelo D’Alba
❖ Meia Encosta
❖ D. Ermelinda
❖ Reguengos Selecção
❖ Monte Velho​

Tinto​
❖ Piano
❖ Cadão
❖ Castelo D’Alba
❖ Meia Encosta
❖ D. Ermelinda
❖ Reguengos Selecção
❖ Monte Velho​
❖ Montes Ermos

Vinho Verde
❖ Quinta de Amares
❖ Adega de Monção
❖ Curvos Superior
❖ Foral de Felgueiras​

Isto são vinhos correntes e nada de muito especial, e claro que depende dos gostos. Mas na vossa opinião quais eram as vossas escolhas para um de cada?

Last edited:
Uma ajuda.

Estou a preparar um almoço e tenho algumas opções de vinhos à disposição, sendo eles:

Branco
❖ Piano
❖ Cadão
❖ Castelo D’Alba
❖ Meia Encosta
❖ D. Ermelinda
❖ Reguengos Selecção
❖ Monte Velho​

Tinto​
❖ Piano
❖ Cadão
❖ Castelo D’Alba
❖ Meia Encosta
❖ D. Ermelinda
❖ Reguengos Selecção
❖ Monte Velho​
❖ Montes Ermos

Vinho Verde
❖ Quinta de Amares
❖ Adega de Monção
❖ Curvos Superior
❖ Foral de Felgueiras​

Isto são vinhos correntes e nada de muito especial, e claro que depende dos gostos. Mas na vossa opinião quais eram as vossas escolhas para um de cada?

Ponderas brancos e tintos de várias regiões, identifico pelo menos Douro e Alentejo e depois à parte disso queres vinhos da região dos vinhos verdes ?

Qual é que é o alinhamento disso ? Como/Quando vais servir cada um e com quê ?

Ponderas brancos e tintos de várias regiões, identifico pelo menos Douro e Alentejo e depois à parte disso queres vinhos da região dos vinhos verdes ?

Qual é que é o alinhamento disso ? Como/Quando vais servir cada um e com quê ?

Sim, tens 4 regiões, Dão (Meia Encosta), Setúbal (D. Ermelinda), Douro (Cadão, Piano, Castelo D'Alba e Montes Ermos) e Alentejo (Reguengos Selecção e Monte Velho)..
Vai haver 1 prato de carne (Vitela) e 1 prato de peixe (Bacalhau), a ideia é escolher um maduro branco, um maduro tinto e um verde branco para quem preferir vinho verde para as entradas por exemplo.

Last edited:
Sim, tens 4 regiões, Dão (Meia Encosta), Setúbal (D. Ermelinda), Douro (Cadão, Piano, Castelo D'Alba) e Alentejo (Reguengos Selecção e Monte Velho)..
Vai haver 1 prato de carne (Vitela) e 1 prato de peixe (Bacalhau), a ideia é escolher um maduro branco, um maduro tinto e um verde branco para quem preferir vinho verde para as entradas por exemplo.

Isso está confuso, o vinho verde chama-se verde mas as uvas com que é feito não são verdes, são maduras, mas da região dos vinhos verdes, que é no Minho.

No fundo queres vinho branco e tinto diversificados e dentro dos brancos garantidamente queres da região dos vinhos verdes.

Eu tanto com vitela como com bacalhau prefiro vinho tinto e para mais neste tempo fresco. Na verdade com peixes mais fortes e com mais gordura tendo a preferir tintos, eventualmente com alguma acidez.

Agora para peixes ligeiros, marisco ou sushi gosto de um branco ligeiro

Do Dão, Quinta Dona Sancha Encruzado 2020, garrafa nº 3665 de 3802, aroma puro da casta, nota-se a barrica a amparar o conjunto, frutado, conjunto elegante.

Nota: 18,5

Preço: 33€

Indicação de consumo: Beber ou guardar

8B4OPia.jpg

pzUAIQl.jpg

Isso está confuso, o vinho verde chama-se verde mas as uvas com que é feito não são verdes, são maduras, mas da região dos vinhos verdes, que é no Minho.

No fundo queres vinho branco e tinto diversificados e dentro dos brancos garantidamente queres da região dos vinhos verdes.

Eu tanto com vitela como com bacalhau prefiro vinho tinto e para mais neste tempo fresco. Na verdade com peixes mais fortes e com mais gordura tendo a preferir tintos, eventualmente com alguma acidez.

Agora para peixes ligeiros, marisco ou sushi gosto de um branco ligeiro

Mas no que ele escreveu nada diz que o vinhos verdes não são feitos com uvas maduras...
Essa questão de os vinhos verdes se chamarem verdes porque são da região com esse nome,penso que já está bem explicada.

Back