Que vinho bebem?

Boas.

Obrigado pelo feedback, pois pesquisando pela net, não consegui encontrar valores para estes portos.

Vou tentar vender este Niepoort Garrafeira 1931 e o Niepoort 1978, pois é garrafa de 1,5 Lt, o resto será para beber.

Diamondplus , mais uma vez, faço votos que possas partilhar de novo as tuas provas.

Um Bem haja.

Vim passar uma semana à terrinha,excecionalmente deu para provar o vinho novo.

Dez almudes engarrafados e bota.

A casta cá de casa é 100% Loureiro.
b7be5b54d3567fe01ee3ee5cc57f6382.jpg
835e43ca42e5ab073e72ae16e9eedaeb.jpg
b123402c72ca43a705115ca411ef0a62.jpg

Alguém foi à Feira de Vinhos na FIL?

Andei por lá no sábado, algumas coisas positivas outras negativas.
Feira muito mais pequena do que o normal, e apesar de ter vindo a diminuir a afluência de pessoas, talvez por ser mais pequena, as 17h estava uma confusão. Começa a haver grupos que claramente vão lá para embebedar.

Feira muito mais pequena do que o normal, e apesar de ter vindo a diminuir a afluência de pessoas, talvez por ser mais pequena, as 17h estava uma confusão. Começa a haver grupos que claramente vão lá para embebedar.

Tem vindo a diminuir de ano para ano e as perspetivas de futuro, no sector, não são animadoras. É natural que os produtores comecem a cortar a presença nestas feiras cujos resultados, para muitos, não justificam o tempo e dinheiro investido.

Tem vindo a diminuir de ano para ano e as perspetivas de futuro, no sector, não são animadoras. É natural que os produtores comecem a cortar a presença nestas feiras cujos resultados, para muitos, não justificam o tempo e dinheiro investido.

Sim para todos os produtores pequenos, não compensa em nada. Os stands são caros e raramente alguém sai de lá a dizer "vou comprar este vinho".
Eu gosto de ir com amigos para ver as novidades e conversar com um ou dois produtores que já conheço ou que vou encontrando nestas feiras.

Vi muitos stands de produtores conhecidos com vinhos de topo a servir, nesse aspecto até me pareceu que estavam mais permissivos que noutros anos.
Se bem que alguns produtores querem que proves os 20 vinhos deles para poder provar o de topo. [:D]

Vi muitos stands de produtores conhecidos com vinhos de topo a servir, nesse aspecto até me pareceu que estavam mais permissivos que noutros anos.
Se bem que alguns produtores querem que proves os 20 vinhos deles para poder provar o de topo. [:D]

Obviamente que quando se chega aí, o vinho só pode ter qualidade mesmo que não a tenha. [:D]

Eu fui também Sábado, mas desta vez não te vi [:D]

Tento não faltar, acho um evento porreiro, combino sempre com amigos/as e passa-se um bom bocado a provar umas vinhaças e em conversa num mood relaxado e bem disposto.

Desta vez até fui muito disciplinado e ainda provei talvez uns 12 brancos antes de passar para os tintos, nem sempre experimento brancos, destes um dos que gostei bastante foi o Guru, creio que de 2023 !?

Nos tintos menção honrosa ao Quinta do Vale Meão, Chriseya, Quinta do Noval e Quinta do Vesuvio, embora genericamente lhes faltasse tempo e estivessem mais quentes que o desejável. Provei ainda um tinto com 36 meses de estágio, acho que nunca tinha provado algo com tanto tempo de madeira. Era interessante e complexo mas precisava de ser acompanhado por uma comida à altura para se poder aproveitar no seu máximo explendor.

Depois de uns 70 ou 80 tintos, ainda provei um Colheita tardia e 5 ou 6 portos.

Normalmente pelo meio como sempre uma "fit e light" sandes de leitão e bebo alguma água que ajuda a nunca ficar bêbado.

Acho que se mantém a tendência de haver mais monocastas, talvez um pouco menos de utilização de vinhas velhas e da mesma forma que uns eram generosos nos vinhos que tinham, também havia alguns como a Casa Ferreirinha que estava numa versão muito pobre ou a Nieport que acho que nem sequer foi !?

Ainda não foi desta que tinham lá um Château Petrus, mas ainda não perdi a esperança [:D]

Last edited:

Tento não faltar, acho um evento porreiro, combino sempre com amigos/as e passa-se um bom bocado a provar umas vinhaças e em conversa num mood relaxado e bem disposto.

Desta vez até fui muito disciplinado e ainda provei talvez uns 12 brancos antes de passar para os tintos, nem sempre experimento brancos, destes um dos que gostei bastante foi o Guru, creio que de 2023 !?

Nos tintos menção honrosa ao Quinta do Vale Meão, Chriseya, Quinta do Noval e Quinta do Vesuvio, embora genericamente lhes faltasse tempo e estivessem mais quentes que o desejável. Provei ainda um tinto com 36 meses de estágio, acho que nunca tinha provado algo com tanto tempo de madeira. Era interessante e complexo mas precisava de ser acompanhado por uma comida à altura para se poder aproveitar no seu máximo explendor.

Normalmente pelo meio como sempre uma "fit e light" sandes de leitão e bebo alguma água que ajuda a nunca ficar bêbado.

Acho que se mantém a tendência de haver mais monocastas, talvez um pouco menos de utilização de vinhas velhas e da mesma forma que uns eram generosos nos vinhos que tinham, também havia alguns como a Casa Ferreirinha que estava numa versão muito pobre ou a Nieport que acho que nem sequer foi !?

Ainda não foi desta que tinham lá um Château Petrus, mas ainda não perdi a esperança [:D]

Pois foi, desta vez não nos encontrámos.

Eu por norma começo sempre nos brancos (que até é o que tenho preferido mais) e depois raramente vou aos tintos. [:D]

Mas tenho tido abordagem diferente, dos que falas Chryseia, Noval, Vesuvio, e depois Boavista, ´Qta Vale D Maria etc etc. Estavam lá todos com os seus vinhos de topo, mas felizmente já os bebi muitas vezes e estar a provar colheitas de 2023 e afins desses vinhos deixa sempre a desejar. São vinhos novos que precisam de amaciar.

Por acaso desta vez estive foi mais tempo no Maçanita do que costumo estar, havia umas novidades que queria provar e consegui estar lá à conversa bem simpática com dois colaboradores. Provei o Crosta Calcária, Os Pala Pinta, o tinta Carvalha, o Morgado de Oliveira, entre mais 2 ou 3. Mas é de longe o stand com mais gente e mais confusão.

Depois andei quase tudo por novidades e pequenos produtores.

Onde fui pior atendido foi no Soalheiro, foi lá provar a novidade o Cota 27... Mas aquilo é só brasileiros e estrangeiros e a senhora que lá estava não foi nada simpática, explicou zero, e com zero vontade para conversar.

Mesmo vinhos de topo, tão jovens dão prova medíocre, calculo que bebeste as colheitas de 2023 (2022 no máximo), são vinhos que no mínimo precisam de 5 anos, e mesmo assim estou a ser optimista.

A feira vale mais pelos brancos, porque estes jovens não padecem do problema dos tintos, e pelos Porto Tawny, provas temáticas e aqui e acolá de vinhos mais antigos que alguns produtores têm no seu portfólio.

Para tipos como eu, em que a preferência são vinhos tintos a rondar os 10 anos ou mais, não vou lá fazer grande coisa à feira... 😬

Ficava reduzido aos poucos Porto Tawny (que já conheço a maioria) e a alguns brancos (novas colheitas), mas se morasse em Lisboa iria certamente mesmo assim, agora do Algarve acho que não vale o esforço, no contexto actual da feira.

Back