Que vinho bebem?

Aprendi a apreciar um bom tinto e cá em casa ao jantar há sempre uma boa pomada patocionada ou pelo meu pai ou pelo meu tio.

Gosto bastante dos monovarietais, pois esses não enganam.
Mas também há por aí excelentes enólogos que sabem fazer umas misturas excelentes. E aí o Douro tem umas muito boas referências.

Esperimente o Quinta Vale Meão. ;)

Ora bem, fui desencantar este tópico para ver se alguém estava na disposição de partilhar os seus gostos ao nível dos vinhos que consome, bem como da relação qualidade/preço (sempre importante, pelo menos para quem não é rico), porque é sempre bom ter mais algumas opiniões em carteira (carteira, lá está) quando estamos à frente de ínumeras garrafas de vinho no supermercado e nos preparamos para escolher aqueles que nos vão fazer companhia lá em casa.

Sublinhei esta frase do Carlos L. porque também eu aprecio mais os vinhos que são feitos a partir de apenas uma casta, e para este não ser um post completamente inútil :sh) mando já um vinho para cima da mesa, salvo seja, que quanto a mim acrescenta à sua qualidade uma não menos importante faceta: um preço bem competitivo.

Quinta da Alorna (Cabernet Sauvignon, 3 euros e picos no Lidl)

A escolher vinho normalmente vou para os tintos alentejanos da zona de Borba, Redondo ou Vidigueira[:p] tb gosto de beber vinho da pipa aqui da zona de Palmela...enfim nao sou esquesito desde que o vinho seja bom[:cool:]

Aprendi a apreciar um bom tinto e cá em casa ao jantar há sempre uma boa pomada patocionada ou pelo meu pai ou pelo meu tio.

Gosto bastante dos monovarietais, pois esses não enganam.

Mas também há por aí excelentes enólogos que sabem fazer umas misturas excelentes. E aí o Douro tem umas muito boas referências.

Esperimente o Quinta Vale Meão. ;)

Vais logo para um topo de gama !! [;)] [:D]

Continuo a achar que os melhores vinhos são mesmo os do Douro. Mas não sou esquisito. [;)]

Há uma serie deles que gosto, para varios preços, embora nunca gaste mais de 5 euros numa garrafa de vinho, a não ser que seja para oferecer. Se fôr este o caso uma boa garrafa de Reguengos (Alentejo), um Trincadeira de João Ramos (Alentejo) ou um Duas Quintas (Douro), entre outros. Enfim, para quem não perceber muito e quiser comprar um vinho excelente é só ir ao supermercado e escolher os mais caros, acerta sempre. [:D]
Para uso caseiro, até 5 euros compram-se vinhos muito bons, geralmente dou preferência aos do Douro (tinta roriz, touriga nacional). O vinho da Quinta do Castelinho (normal ou reserva) é dos que mais consumo, anda entre os 3 e 4 euros.

Actualmente ando numa de Alvarinho, ofereceram-me uma serie de garrafas de vinho caseiro directamente de Melgaço, meu Deus que maravilha. [br:)]

Vivemos numa terra abençoada!!! apr:)

Vais logo para um topo de gama !! [;)] [:D]
Quinta dos quatro Ventos. [;)]

Tive de atirar para cima pois no início deste tópico tinha logo um Casal Garcia. [:vm)]

Portugal tem muita coisa em vinhos. Mas falta estabilidade ao Produtor e um controlo rigoroso no processo de distribuição.

Porque há vinhos excepcionais, sim senhor, mas vais comprar esse vinho e já está passado... Ou pura e simplesmente, já não há. [:cool:]

Geralmente, tinto do Alentejo ou Douro.

Numa noite quente de verão, um Rosé Lancer's bem fresquinho sabe que é uma maravilha!

Não costumo beber em casa, a não ser que faça uma jantarada. Não sei porquê, mas beber só não me dá prazer nenhum. É uma coisa que gosto de partilhar.

Gosto de vinho à refeição, preferencialmente tinto. No entanto, só bebo com companhia. Dessa forma bebo, em media, 1 vez por semana, talvez.
Não sou grande apreciador mas há o que gosto e o que não gosto. Depois há alguns que sinto que são bons. Dos últimos que bebi e gostei muito foi este: Dona Ermelinda
6050021.jpg

As vezes fala-se em vinhos e preços e por vezes para se beber algo bom não tem que ser necessariamente caro... ontem bebemos uma garrafinha deste vinho que custa certa de 2.5euros-3,00 euros e é bastante porreiroapr:)

PortadaRavessa.jpg

As vezes fala-se em vinhos e preços e por vezes para se beber algo bom não tem que ser necessariamente caro... ontem bebemos uma garrafinha deste vinho que custa certa de 2.5euros-3,00 euros e é bastante porreiroapr:)

PortadaRavessa.jpg

Xiiii desse 'tou completamente fora. Não me passa pela goela...

temos meninos esquesitos...[:blush:] é vinho corrente mas é bom...

bebes só vinho de 10euros para cima queres ver...[;)]

Nã....vinhos correntes não mais de 5 euros, mas também não menos de 2,50. É uma teoria minha que defende (ela, a teoria) que não é possivel existirem vinhos bons a menos desse preço porque, diz ela, a teoria, que se o vinho é bom o produtor/vendedor puxaria o preço para os 3 euros e qualquer coisa, que é um preço já minimamente aceitável para o comum comprador de vinhos da classe média.

e desde já gostas?[;)]

100375-01.jpg

Acho mto bom...mas pronto no supermercado custa uns 7-8 euros....num restaurante é vinho para custar 15euros...mas é mto bom.[br:)]

Já provei mas não me ficou na memória. Penso que gostei mas como o preço já é acima daquilo que gasto para ter lá em casa, quando há alturas especiais, tipo quando nos juntamos com outro casal ou coisa que o valha, em que ele também beba, acabo por ir para outras marcas. Por exemplo, por 9€ tens o Encostas de Enxoé que é muito bom.

Ah e beber vinho em restaurante é má política. Infelizmente para beberes um vinho médio, tens de pagar os olhos da cara. Por exemplo nesse caso, já viste, pagar 15€ quando por metade do preço o poderias beber em casa...

Já provei mas não me ficou na memória. Penso que gostei mas como o preço já é acima daquilo que gasto para ter lá em casa, quando há alturas especiais, tipo quando nos juntamos com outro casal ou coisa que o valha, em que ele também beba, acabo por ir para outras marcas. Por exemplo, por 9€ tens o Encostas de Enxoé que é muito bom.

Ah e beber vinho em restaurante é má política. Infelizmente para beberes um vinho médio, tens de pagar os olhos da cara. Por exemplo nesse caso, já viste, pagar 15€ quando por metade do preço o poderias beber em casa...

é bom sim senhor é de Pias no alentejo...mas já tem um preço puxado[:blush:] o marques de borba tb...mas pronto sao mto bons...

mas então vinho correntes(mais baratos) bons o que dizes? [;)]

se tiverem oportunidade não percam, quem conhece sabe do que falo:

caixacarqueijeiro.jpg

Quinta do Monte d'Oiro
Homenagem a António Carqueijeiro 1999

este é escandalosamente bom também:

caixaqmdo97.jpg

Quinta do Monte d'Oiro
Reserva 1997

Alfredo Saramago, Epicur ("Monte d'Oiro, a paixão do vinho"), Nov 2001
"Considero o melhor monocasta que bebi em toda a minha vida e um dos melhores da minha colecção de memória. E é um vinho português! Devo isso à paixão que José Bento dos Santos tem pelo seu vinho."

Last edited:
Back