Que vinho bebem?

Hoje ao almoço

IZFAZMlm.jpg

e mais esta

MoCWdUYm.jpg

Última edição:
Boas,

uma pequena ajuda!

procuro um vinho tinto DOCE!

aconselharam-me vinho Tinto Verde, mas qual?
não me lembro do ultimo que bebi, mas se não me engano, não era doce...era bastante aspero.
Morangueiro é doce?

Cumprimentos

O verde tinto não é doce, antes pelo contrário... é é algo pouco consensual, é mesmo só para quem gosta desse peculiar estilo de vinho!
Áspero?!?! É vinho para homens de barba rija! [:D]

Quanto ao que pretendes, tem que ser tinto ou branco? Um Pêra Doce Reserva ou Premium tem algum açúcar residual... mas depende do que consideras doce.
Um Moscatel Branco de mesa (estilo João Pires) pode ser que ajude...
Ou então um espumante doce (esquece o bruto ou o meio-seco).

Se quiseres algo mais doce que isto, mais vale fazer sangria... ou esperar pelas vindimas e beber "vinho doce" (é o que se chama ao mosto ainda pouco fermentado)... :D

Por acaso ainda este Sábado bebi um vinho tinto doce (tecnicamente "meio seco") muito engraçado na tasca romena local. Desta marca:

http://ct-static.com/labels/252919.jpg

O que bebi era Cabernet Sauvignon + Merlot. Suave, espesso, muito doce mas nem achei enjoativo. Agora se isto se arranja em outros sítios que não cafés/restaurantes de imigrantes romenos, não sei. Penso que os donos do tasco local têm de encomendar isto de Espanha.

Fora isto, talvez Lambrusco tinto? É menos gasosa do que o Lambrusco rosé, que é mais popular por cá. O Corte Inglês costuma ter Lambrusco tinto DOC, que mesmo assim talvez não seja requintado o suficiente para prenda.

O vinho verde tinto é uma coisa medonha.

Verde tinto até que é bem catita, se for acompanhado do petisco certo... mas são vinhos muito peculiares, invulgares, pouco consensuais e que não "casam" bem com qualquer tipo de comida.

E já agora, o que se bebeu por cá nos últimos dias:

- Vallado tinto 2012 - Um duriense bem agradável, com bastante fruta e algumas notas vegetais. Fácil de gostar e de beber, gostei.
- Aveleda Alvarinho 2014 - Está talvez longe de ser o melhor representante da casta, ou um dos meus alvarinhos preferidos, mas é bem agradável.... e pelo preço promocional de €3,18 (!!!!!) a que está no Lidl, epá, venham mais! [:D]

Pessoal, sou um apreciador de vinho tinto e de verde...mas confesso que o meu conhecimento no campo do Branco è escasso, pois não sou grande apreciador.

Ora, vivo fora do paìs e como manda a tradicão, vou ao nosso belo canto para as fèrias do Natal, e terei umas visitas de fora durante as mesmas. Algumas pessoas de visita, mais a mulherada, gosta de vinho Branco, assim que vinha aqui pedir uma sugestão, dentro dos correntes e fàcil de encontrar em qualquer supermercado.

Assim mais para o adocicado, de "gama"/preco mèdio.

Obrigado.

Verde tinto até que é bem catita, se for acompanhado do petisco certo... mas são vinhos muito peculiares, invulgares, pouco consensuais e que não "casam" bem com qualquer tipo de comida.

(...)
- Aveleda Alvarinho 2014 - Está talvez longe de ser o melhor representante da casta, ou um dos meus alvarinhos preferidos, mas é bem agradável.... e pelo preço promocional de €3,18 (!!!!!) a que está no Lidl, epá, venham mais! [:D]

diria mais: o verde tinto dependerá também de quem o bebe... nem todos o conseguirão apreciar. é preciso "aprender" a gostar.
sobre o branco, continuo a preferir o ponte de lima loureiro.

Pessoal, sou um apreciador de vinho tinto e de verde...mas confesso que o meu conhecimento no campo do Branco è escasso, pois não sou grande apreciador.

Ora, vivo fora do paìs e como manda a tradicão, vou ao nosso belo canto para as fèrias do Natal, e terei umas visitas de fora durante as mesmas. Algumas pessoas de visita, mais a mulherada, gosta de vinho Branco, assim que vinha aqui pedir uma sugestão, dentro dos correntes e fàcil de encontrar em qualquer supermercado.

Obrigado.

Bucellas Caves Velhas - gosto muito de Arinto de Bucelas, e este é o meu preferido e também (penso) o mais barato. Não sei - e isto pergunto a todos, porque estou curioso - é se é assim tão fácil de encontrar fora da região de Lisboa.

Planalto (Douro) - acho que é um bom branco de compromisso (i.e. toda a gente gosta, ainda que não seja adocicado).

Bucellas Caves Velhas - gosto muito de Arinto de Bucelas, e este é o meu preferido e também (penso) o mais barato. Não sei - e isto pergunto a todos, porque estou curioso - é se é assim tão fácil de encontrar fora da região de Lisboa.

Planalto (Douro) - acho que é um bom branco de compromisso (i.e. toda a gente gosta, ainda que não seja adocicado).

Um Arinto de Bucelas é sempre boa opção. Se não encontrares o Bucellas Caves Velhas, tens o Prova Régia (da Quinta da Romeira) - o preço é semelhante, o vinho também... até as vinhas de origem ficam perto uma da outra :D

Outros vinhos brancos bastante consensuais na casa dos €3-€4: Alorna branco (Tejo), Loios (Alentejo), Tons de Duorum (Douro), Lagoalva Talhão 1 (Tejo), Catapereiro Escolha (Tejo), Varanda do conde (VVerde), alguns brancos da Fiúza e da Aveleda por vezes estão a bom preço no Lidl (como o caso do Aveleda Alvarinho que falei há uns posts atrás).

Obrigado pelas sugestões.

Algum deles (ou outro) è mais a puxar para o adocicado, sem o ser contudo extremamente doce, tipo vinho de sobremesa?

Obrigado.

Soalheiro Alvarinho,3 Bagos Sauvignon Blanc.

Algum deles (ou outro) è mais a puxar para o adocicado, sem o ser contudo extremamente doce, tipo vinho de sobremesa?

Um espumante é opção?

Dependendo da refeição, um espumante pode-se conjugar bem com alguns tipos de comida.
Aí tens ampla escolha de meio-secos ou doces, se bem que tradicionalmente, os espumantes brutos são mais indicados para acompanhar as refeições. Mas como preferes adocicado...

Voltando atrás; tinha-me escapado esta.

Havia lá outros produtores locais, nomeadamente da zona de Arruda (Adega Cooperativa de Arruda e um tal de Condado Portucalense), um microprodutor (Quinta de Subserra) e supostamente havia para lá mais dois ou três mas desses acabei por não provar, ou se provei, já esqueci! [:D]

Quando passei por Arruda aí há semana e meia atrás aproveitei para trazer uma garrafa do raríssimo e baratíssimo "Arruda DOC" (tinto) da Adega Cooperativa. Que se chama assim mesmo, Arruda DOC. Não tem marca nem a bem dizer rótulo:

http://www.adegaarruda.pt/admin/images/docarrudatinto.png

Esta foto deve ser antiga, mas a colheita de 2013 que agora se encontra à venda está na mesma. É que nem tentaram; parece que foi engarrafado numa garagem. Terão vergonha deste vinho?

Também vi na região publicidade aos vinhos da Quinta de São Sebastião, toda orgulho arrudense ("O Renascer de uma Região"), mas depois vai-se à página Internet deles e não têm nem um DOC Arruda para amostra; é tudo Regional Lisboa. Como sou um cromo com tempo livre a mais (aparentemente) fui ver a portaria da DOC Arruda e a lista de castas, e nem me pareceu muito restritiva; não sou perito, mas parece-me possível fazer algumas coisas dentro da lista de castas permitidas. Voltamos ao que já se falou aqui: que há certas DOs que a atitude dos próprios produtores dá a entender que termos comerciais prejudicam mais do que ajudam.

Eu acho o E.A. branco algo doce. É dos brancos alentejanos que mais gosto, mas não sei se será do tipo consensual/popular (não porque o ache "difícil", mas porque não sei mesmo). Loios branco, recomendado pelo oversaturn, tem uma excelente relação qualidade-preço; e se todos os vinhos são "frutados" na publicidade/tangas escritas no rótulo, este é mesmo.

Última edição:

Adocicado sem ser extremamente doce, e para sobremesa, aconselho um branco originário da região de Setúbal e que tenha na composição a casta moscatel (não apenas essa casta). São adocicados e ao mesmo tempo elegantes e leves.

Há mais que uma opção dentro destas premissas... ainda há dias bebi um assim, mas sinceramente não me lembro qual era. :sh)

Bem, vinhos tintos já escolhidos para a consoada e dia de Natal, a escolha recaiu para um do Alentejo e outro do Douro:

Dona Maria Reserva 2008
dona_maria_reserva_2008.png

Duas Quintas Reserva 2013
Duas_Quintas_Reserva_Tinto_2013.jpg

Tenho as expectativas em alta ali para o Dona Maria.

Boas escolhas Diamond.

Por acaso ainda não sei bem o que beber agora nos jantares de Natal.

Tenho um no próximo fds e queria abrir algo melhorzito (mas tb sem ir para os melhores).

Para a noite de Natal a ver se vai um Hexagon ou Tenho lá umas Pacheca Reserva e umas vinhas Velhas. Talvez vá uma dessas.

No Almoço de Natal vai ser uma Esporão Magnum que já me foi prometida. (não sei qual é)
Mas ainda estava na esperança de abrir um Vale Meão de 2003 antes que aquilo se estrague, mas como essa não é minha... [:D]

Voltar
Superior