Quimioterapia!!!!

A minha mãe tb é cancerosa, fez tratamento de quimo já, agora anda a ser controlada está na fase dos 5 anos em que tem de ser controlada de perto, aquimioterapia afecta as pessoas de diferentes modos conforme a dosagem, mas os efeitos mais comuns são a queda de cabelo, nauseas profundas, irratabilidade e depressao fisica e psicologica e um tratamento mesmo muito forte, força nisso tb já passei pelo mesmo na altura com 16 anos

abraço
Luís

Olá MP

Nesta altura o que mais importa é a força de vontade que o teu pai tem que ter para conseguir ultrapassar esta fase "negra" da sua vida!
E para ter conseguir essa força(acredita que não é fácil) é preciso a vossa (familia) ajuda!
Tentem passar muito tempo com ele mas, sem o chatear em demasia para não o irritarem(muito frequente durante o tratamento). Se conseguirem tentem relembrar as coisas boas pelas quais ele já passou e acima de tudo tentem criar objectivos para o futuro, ou seja motivos fortes para que ele lute contra esta doença!Momentos que ele passe sozinho só o farão pensar na doença e perder forças, por isso sem abusar estejam "sempre" presentes e com "tarefas" e objectivos para realizar, como que se a sua presença fosse vital para o futuro da familia( acredito que seja).
Em relação aos sintomas já outros users te informaram! Quero desejar muito boa sorte e uma excelente recuperação!
Abraço

citação:Originalmente colocada por MP

sai agora do pé dele... está muito em baixo...

vamos ver o dia de amanhã...

Pois é preferia não estar aqui a escrever mas pronto, infelizmente já tenho algum conhecimento nestes casos, em 2003 fui eu (tumor no cerebelo) e agora em 2006 o meu pai (tumor no estômago) e pronto é assim já estive dos 2 lados e claro que custa muito a quem passa por tudo, mas quem está de fora também sofre bastante, preparem-se para tempos complicados, se bem que nem toda a gente é igual, em relação à queda de cabelo posso-vos dar o meu ex. em que durante meio ano fiz quimio durante seis dias por mês mais radioterapia durante um mês e não me caíu o cabelo, algum caíu claro mas nada de mais, já no caso do meu pai ele só fez 1 tratamento de quimio mas era de tal forma violento que não aguentou mais nenhum e o cabelo dele começou logo a cair, nauseas isso sim acontecerá quase de certeza mudanças de humor também mas no final de tudo o que vai ser preciso é muita força, repito muita força da parte do teu pai, que é das coisas mais importantes, e dos que o rodeiam muito apoio.
As melhoras po teu pai e vais ver que tudo vai correr bem...;)

o meu pai começou ontem a fazer tratamento de quimioterapia:(

gostaria de saber se alguém teve/tem familiares ou amigos a fazer este tratamento... os sintomas que têm... alguns conselhos que me possam dar porque sinceramente ando um pouco em branco em relação a este assunto...

obrigado

Viva
Enviei-te PM.

citação:Originalmente colocada por TS

Pois é preferia não estar aqui a escrever mas pronto, infelizmente já tenho algum conhecimento nestes casos, em 2003 fui eu (tumor no cerebelo) e agora em 2006 o meu pai (tumor no estômago) e pronto é assim já estive dos 2 lados e claro que custa muito a quem passa por tudo, mas quem está de fora também sofre bastante, preparem-se para tempos complicados, se bem que nem toda a gente é igual, em relação à queda de cabelo posso-vos dar o meu ex. em que durante meio ano fiz quimio durante seis dias por mês mais radioterapia durante um mês e não me caíu o cabelo, algum caíu claro mas nada de mais, já no caso do meu pai ele só fez 1 tratamento de quimio mas era de tal forma violento que não aguentou mais nenhum e o cabelo dele começou logo a cair, nauseas isso sim acontecerá quase de certeza mudanças de humor também mas no final de tudo o que vai ser preciso é muita força, repito muita força da parte do teu pai, que é das coisas mais importantes, e dos que o rodeiam muito apoio.

Já passou bastante sofrimento pela tua família. Às vezes ando aqui preocupado e chateado e nem sei a sorte que tenho...

citação:Originalmente colocada por air

Já passou bastante sofrimento pela tua família. Às vezes ando aqui preocupado e chateado e nem sei a sorte que tenho...

Acredita mas são estas "pequenas" coisas que nos vão dando força para ultrapassar as dificuldades da vida e nos fazem ver que não vale a pena chatearmo-nos por coisa pouca o que muitas vezes acontece!!! [8]
Há que saber encontrar/ver a parte positiva de cada problema, mas não é fácil acreditem, mas agora o que interessa é passarmos a força ao Paulo Soares! ;)

citação:Originalmente colocada por Suarez

citação:Originalmente colocada por ClioII

Desejo-te, do fundo do coração, as melhoras do teu pai.

Posso-te dizer uma coisa: se o teu pai está em casa então é porque não está a ser submetido a um tratamento muito forte.

Tive um tio que teve que ficar internado no IPO e falava connosco através de um telefone e via-nos por um vidro na parede do quarto. O tratamento era tão forte que o deixava tão debilitado e frágil a doenças que tinha mesmo que ser assim.

E sabes que mais? Esse meu tio agora anda porreiro de um lado para o outro a fazer a sua vida normal!

Portanto, força!, e tem esperança! ;)

Mas isso já foi um tratamento por radiação mais forte ;)
Captain obvious to the rescue

citação:Originalmente colocada por diogo_coelho

tenho uma tia que teve cancro da mama...foi lhe retirado um peito....teve cancro nos ossos..no sangue... e fex e faz quimioterapia ha 10 anos... cabelo, pelos, unhas...em prencipio tudo vai cair...e é preciso uma grande forca de vontade tanto dele e da familia para ultrapassar as dores todas...os pes incham..as maos tambem e so mesmo uma grande vontade de viver faz com que ultrapasse a doenca..forca e animo

Felizmente que não é assim na grande maioria dos casos.
As drogas são várias e nem todas têm os mesmos efeitos secundários.
Não alarmem...expliquem que, no caso que vivenciaram foi desta e daquela maneira...não generalizem.

citação:Originalmente colocada por air

Originalmente colocada por TS

Originalmente colocada por MP

Foi exactamente o que quis dizer com a explicação do meu caso, nesta como noutras tantas coisas não somos todos iguais!!! ;)

Boas

As melhoras para o teu pai ... ele vai precisar de toda a tua força e o apoio da tua família.

Espero sinceramente que consiga recuperar e vencer a dura batalha que é o cancro.

Saudações

Os sintomas que tem dito atrás são mais ou menos evidentes em função dos citostaticos e do ciclo que ele fizer, ou, trocado por miudos, a conjugação de medicamentos que utilizarem. Podem ser desde sintomas leves como azia, nauseas e fraqueza até sinais/sintomas mais importantes como anemia, hemorragia, alopécia (queda de cabelo).
Posso tb dizer-te que as neoplasias que o teu pai tem apresentam uma taxa cada vez mais favoravel de sucesso c cirurgia mas penso que ninguem melhor que o medico dele para o orientar. O tratamento conservador como a quimio e radio tb costuma apresentar resultados satisfatorios. Mas, fundamentalmente, ele vais precisar de apoio da familia, sem que o façam sentir um inválido, e pensamento positivo. Apesar do que possam dizer, eu acho que mesmo nas piores situações o doente tem direito sempre a ter esperança que vai melhorar, mesmo que até a familia saiba que não é assim. Desejo sinceramente as melhoras do teu pai. Abraço

obrigado a todos...

posso dizer-vos que nesta primeira fase tudo assusta porque para nós família é a primeira vez que algo parecido acontece...

quero agradecer a todos vocês que me tem dado força tanto por aqui como por PM... cada caso é o seu caso... e os sintomas são diferentes de pessoa para pessoa mas obrigado por partilharem algo de tão pessoal...

Muitas vezes coisas horriveis aparecem na nossa vida e nao conseguimos compreender o porquê...porquê aquela pessoa, porquê nesta altura etc
Na verdade a bem pouco tempo tb sofri bastante por um familiar meu, nao fez quimioterapia mas soffreu bastante e tive de fazer essas interrogaçoes todas q nc têm resposta clara e justa...
Apensas te quero dizer q a vida é so uma, e o teu pai têm de a agarrar bem, vencer um obstaculo, mais um a juntar a todos q ja ultrapassou.
Temos todos de ser fortes e tentarmos estar preparados para tudo
Desejo te muito sinceramente as melhoras do teu pai:)

Voltar
Superior