Quiz - Máquinas voadoras

Os japoneses também tiveram uma licença para produzir o DC-3. O desconhecido Nakajima L2D, menos ainda que o Lisunov.

Sim, esses foram construídos em menor número e não existe nenhum exemplar intacto.

Agora a foto inteira que o denunciava:

384c0d4dbd27f1b32c070577f479cb2f.jpg

Esse intake não me é estranho... Estou longe da minha bibliografia, não consigo investigar.

Ia dizer que parece uma versão da entrada de ar do Mustang mas como tu és rato ainda é capaz de pertencer a um alemão.

Last edited:
Nas últimas semanas tenho lido tudo o que tenho sobre o Dornier Do 335 e lembrei-me que a entrada de ar para o motor traseiro tem um design muito parecido com a do Mustang.

Daí pensei logo em preparar a "ratoeira"...

Pormenor da entrada de ar ventral de um conhecido avião da Segunda Guerra Mundial...

Sabia que não era um P51 por causa da distância à fuselagem, mas não sabia que o Do 335 tinha uma do género.

Vocês sabem demasiado [:D]

Metam aí alguns mais acessíveis à plebe

Sabia que não era um P51 por causa da distância à fuselagem, mas não sabia que o Do 335 tinha uma do género.

Vocês sabem demasiado [:D]

Metam aí alguns mais acessíveis à plebe
Podia ser uma versão de testes do P-51, ele bem que era capaz disso. Mas as fotos alemãs dessa época, a maioria tem um grão diferente das americanas, por isso referi que podia pertencer a um alemão.

Devido à fotografia aérea e à espionagem a fotografia/video evoluiu bastante entre 1939/45.

O intake da primeira foto está mais afastado da fuselagem que nas fotos do Do-335. Tás outra vez a gozar com a malta?

Eu não disse!? O gajo é tramado, é o intake de um protótipo do Do-335.

Last edited:
Em cima está a foto completa. Parece-me que a distancia é a mesma mas como a fuselagem está meia "descascada" naquela zona dá a impressão que existe um espaço maior.
Ao comparar a foto de cima com a mais baixo, nota-se uma estrutura circular que bate certo.

Mas, de facto, quase todos os exemplares (diria todos mesmo) do Dornier Do 335 ou foram protótipos ou pré-produção por isso é normal existirem muitas diferenças de pormenor.
E como um dos grandes problemas de desenvolvimento foi o aquecimento exagerado (e até incêndios) do motor traseiro, é muito provavel existirem ajustes na entrada de ar.

Estas fotos em particular são de um livro em alemão, e o meu alemão está ao nivel do meu grego arcaico, daí as legendas originais não ajudarem grande coisa.

Podia ser uma versão de testes do P-51, ele bem que era capaz disso. Mas as fotos alemãs dessa época, a maioria tem um grão diferente das americanas, por isso referi que podia pertencer a um alemão.

Devido à fotografia aérea e à espionagem a fotografia/video evoluiu bastante entre 1939/45.

Protótipos?!!! Estou lixado [:D]

Ele no outro fórum uma vez colocou uma foto pré-guerra de um famoso avião da WW2 ainda no seu formato civil. E a diferença não estava só na camuflagem e no armamento...

Qual? Não me lembro.
Foi um alemão que está nas fotos do RAF Museum que coloquei uns posts atrás, vê se te recordas. Não digo mais, era giro repetir esse, eu abstenho-me de participar nesse quiz. Se não te lembras eu envio pm

Continuando no tema da WWII, mais um avião épico da era. Até a ilustração do kit da Airfix é memorável.

Não vou dizer esse. Vou deixar para mais alguém adivinhar. Entretanto já que vale colocar apenas detalhes, aqui vai:

aa70adc2040563d7ed378e8b55de8c91.jpg

Back