Rato para jogos!

Peço desculpa mas não concordo.
No que toca a periféricos para gaming, não se resume tudo a logitech e microsoft, ao contrario do que muita gente pensa...

Na altura em que eu andava pelos meios do CS resumia-se a logitech e a microsoft... pelos menos para os pro's de CS, painkiller, quake, UT etc. E eu cheguei a experimentar todos os ratos para gamers na altura.

A4tech 750-bf
dsc01702en6.jpg

Obrigado a todos pela ajuda. [;)]

Entretanto já encomendei o Razer Copperhead, vai-me custar 60€, acho que já é um rato muito muito bom, o Lachesis arranjava por mais 10€, se calhar vou-me arrepender, mas pelo que tenho lido na net, o pessoal gosta mais da ergonomia do Copperhead.

Acham que por 10€ vale mais ficar com o Lachesis? Ainda vou muito a tempo de mudar, mas também para ser sincero, nunca ia dar uso aos 4000dpi do rato, se calhar nem os 2000dpi do Copperhead vou conseguir usar, a vantagem mesmo era por o Lachesis permitir incrementos de 125dpi de cada vez, enquanto que o outro só permite 400/800/1600/2000dpi.

Já agora que estou com a mão na "massa" [:D], vou aproveitar para mudar de tapete do rato também, estou a ver o STEELPAD QCK por 8,50€, que acham, há melhor até este preço?

Aqui está uma foto do dito cujo.

copperheadlrg11sz0.jpg

Comprar um rato novo bom e caro para mim esta a ser dificil pois estou de tal forma habituado a sensibilidade, peço e encaixe da mao num Microsoft intellimouse 1.2 que ainda é de esfera.

Nao gosto de ratos muito volumosos nem muito leves por isso preferir os de esfera pois para jogar smp foi desses que usei.

Costumo jogar FEAR Combat, SWAT 4, WOW...e quando saiem de carros mas decentes tipo Race Drivers e GTRs.

Secalhar vou arranjar um Intellimouse 3 ou ver um que outro kk que tenha um bom tamanho e que tenha pesos para calibrar.

Ah os DPIs apenas sao importantes muito elevados para quem usa monitores de 24 ou mais polegadas, para monitores mais pequenos a velocidade fica tal que nao conseguem ter sensibilidade e terao que baixar os DPIs.

Um rato de esfera deve ter uns 400 DPIs se tiver e no entanto chega e ainda tenho que calibrar a suavidade e velocidade do rato conforte o jogo e jogo num monitor de 20''

O mais importante é o peso e o encaixe na mao porque depois é uma questao de habito.

Last edited:
Comprar um rato novo bom e caro para mim esta a ser dificil pois estou de tal forma habituado a sensibilidade, peço e encaixe da mao num Microsoft intellimouse 1.2 que ainda é de esfera.

Nao gosto de ratos muito volumosos nem muito leves por isso preferir os de esfera pois para jogar smp foi desses que usei.

Costumo jogar FEAR Combat, SWAT 4, WOW...e quando saiem de carros mas decentes tipo Race Drivers e GTRs.

Secalhar vou arranjar um Intellimouse 3 ou ver um que outro kk que tenha um bom tamanho e que tenha pesos para calibrar.

Ah os DPIs apenas sao importantes muito elevados para quem usa monitores de 24 ou mais polegadas, para monitores mais pequenos a velocidade fica tal que nao conseguem ter sensibilidade e terao que baixar os DPIs.

Um rato de esfera deve ter uns 400 DPIs se tiver e no entanto chega e ainda tenho que calibrar a suavidade e velocidade do rato conforte o jogo e jogo num monitor de 20''

O mais importante é o peso e o encaixe na mao porque depois é uma questao de habito.

A comprar ratos de opticos/laser com ratos de esfera???OMG...não tem compração possível...Se os dpi's forem elevados vais as opcções do rato e baixas a sensibilidade...

Em último caso não é o rato que vai fazer a diferença no jogo, mas sim o marmanjo que está por detrás do monitor[:p]

Boa tarde a todos. [;)]

Como agora estou mais tempo em casa por causa de época de exames, estudo de dia e jogo à noite para descontrair [:D], vou comprar um bom rato para jogos, em relação à marca não tenho dúvidas, quero da Logitech, os da Razer não me agradam muito.

Sendo assim, estou em dúvida entre o Logitech G5 e o Logitech G9, o G9 é cerca de 15€ mais caros que o G5, o pior é que não me consigo decidir porque ambos têm uma estética bastante boa e não sei se a diferença de preço do G9 é compensada com desempenho a mais.

Aqui ficam as especificações do G9:
    • Resolução: 200–3200 dpi (selecionáveis pelo usuário)
    • Processamento de imagem: 6,4 megapixels/segundo
    • Aceleração máxima: 20 G
    • Velocidade máxima: 45–65 ipolegadas/segundo (dependendo da superfície)
    • ormato de dados USB: 16 bits/eixo
    • Taxa de transmissão USB: até 1000 transmissões/segundo
    • Modo de dormir: Desativado
http://www.logitech.com/index.cfm/mice_pointers/mice/devices/3053&cl=br,pt

Aqui estão as especificações do G5:

• Resolução do rastreamento: 2000/800/400 dpi (selecionáveis pelo usuário)
    • Processamento da imagem: 6,4 megapixels/segundo
    • Aceleração máx.: 20 g
    • Velocidade máx.: 45 — 65 polegadas/segundo (dependendo da superfície)
    • Formato de dados USB: 16 bits/eixo
    • Taxa de transmissão USB: 500 transmissões/segundo
    • Modo de dormir: Desativado
http://www.logitech.com/index.cfm/mice_pointers/mice/devices/135&cl=br,pt

O G9 tem especificações um pouco melhores, mas como disse acima, não sei a que ponto será muito melhor que o G5 de forma a compensar os 15€ a mais.

Se alguém tiver experiência com estes ratos, gostaria de ouvir o seu feedback e para os que não têm, gostaria da opinião deles também, como é lógico.

Só para te dizer que para mim esses ratos devem ser os mais feios do mundo :sh) Então o G9 nem se fala. De cair para o lado a rir de tão feio que é. Mas gostos são gostos.

Além disso teem fios.

Last edited:
Como já dizeram aqui, ratos desses com muitos dpis, servem para quem grande monitores, de 24 polegadas.

Tenho um amigo que comprou um rato que para ele é todo xpto e quando veem ca a casa pergunta-me como é que consigo controlar o meu rato com uma sensibiliddade tão elevada. Notem que o meu rato é da logitech e ja tens uns anos! É daqueles mesmo simples, a lazer e sem feios. Ou seja, para quê comprar um rato desses se depois não o conseguem controlar e andam com a sensibilidade no minimo? Se ainda tivessem um monitor de 24 ou assim...

É isso e é os skates para o rato. Que coisa mais inutil. Poem aquilo no rato e parece que o rato tem oleo por baixo, ficam sem atrito e sem sensibilidade nenhuma na mão e depois teem que ir baixar tudo as opções.

Last edited:
Só para te dizer que para mim esses ratos devem ser os mais feios do mundo :sh) Então o G9 nem se fala. De cair para o lado a rir de tão feio que é. Mas gostos são gostos.

Além disso teem fios.

Sim, na estética estou de acordo contigo, não é nada por aí além, e embora goste mais até da Logitech, optei pelo Razer, mas o que se está a falar aqui é do desempenho deles nos jogos, e para isso são muito bons.

Quanto a terem fios, ratos para gaming decentes todos têm fios, os sem fios perdem desempenho nesse aspecto para os com fios, além disso, eu tenho um conjunto teclado/rato Logitech sem fios, a intenção é mesmo comprar um bom rato para jogos e para isso tem que ser de fios.

Sim, na estética estou de acordo contigo, não é nada por aí além, e embora goste mais até da Logitech, optei pelo Razer, mas o que se está a falar aqui é do desempenho deles nos jogos, e para isso são muito bons.

Quanto a terem fios, ratos para gaming decentes todos têm fios, os sem fios perdem desempenho nesse aspecto para os com fios, além disso, eu tenho um conjunto teclado/rato Logitech sem fios, a intenção é mesmo comprar um bom rato para jogos e para isso tem que ser de fios.

Isso não passa de um mito. São melhores em que? só se for em não gastar pilhas nem bateria.O problema dos ratos são os proprios jogadores.

Tanta coisa com dpis e mais não sei o quê, e basta ir as opções do windows com qualquer rato para o meter rápido.

Sinseramente, gostava de ver estas minhas questões esclarecidas. Ainda há pouco fui a casa daquele meu amigo, ele tem rapeto "especial", rato "especial" de corrida com "skates", e tem aquilo a andar muito mais devagar do que eu tenho o meu rato. Pior....como não tem atrito, nem se sente nada, o que é péssimo.

Isso não passa de um mito. São melhores em que? só se for em não gastar pilhas nem bateria.O problema dos ratos são os proprios jogadores.

Tanta coisa com dpis e mais não sei o quê, e basta ir as opções do windows com qualquer rato para o meter rápido.

Sinseramente, gostava de ver estas minhas questões esclarecidas. Ainda há pouco fui a casa daquele meu amigo, ele tem rapeto "especial", rato "especial" de corrida com "skates", e tem aquilo a andar muito mais devagar do que eu tenho o meu rato. Pior....como não tem atrito, nem se sente nada, o que é péssimo.

Com elevado grau de certeza digo-te que jogador que se preze joga com rato com fios...até pode ter só 400dpi's e custar 10€ mas costumam ter melhor "handling" e têm quase sempre melhor precisão em movimentos rápidos que um sem fios.

Olha que a jogar online, um rato sem fios, para um rato com fios, sente-se a diferença, claro que não há milagres, se o jogador for mau, não há nada a fazer, mas que os ratos com fios para jogos são melhores isso são, digas tu o que disseres, tanto na precisão como no tempo de resposta.

Se eu noto essa diferença, e sou um jogador ocasional, fará os verdadeiros entusiastas, além disso, se pesquisares um bocadinho, vais notar que os ratos de "top" e os ratos que os melhores jogadores do mundo usam são com fios, isso tem uma razão de ser.

Para jogar nao te metas num rato sem fios pois volta e meia com as movimentaçoes rapidas eles n acompanham e és FRAGADO...[:)][:)]

O problema nao é ser esfera ou lazer ou optico, o problema é habituaçao e capacidade do jogador. De certo que muitos com quem jogo ja nao usam de esfera e nao é por isso que conseguem melhores resultados pois podem estar mal calibrados.

Esfera tem 2 problemas que é sujar e em alguns movimentos super rapidos pode nao acompanhar mas pelos vistos nao me afecta muito.

Se nao houver maos, pericia podem vir com os melhores gatos do mundo que nao fazem nada na mesma.

E os DPIs nao sao importantes ate monitores de 24' e resoluçoes super elevadas por isso nao me faz diferença num de 20´.

Last edited:
Back