Razão de compressão

colin

New member
;)

Um dos parâmetros mais importantes que condiciona o valor da razão de compressão de um motor DIESEL é a necessidade de:

Dcpa mas há 2as q podem ser consideradas certas.
E uma, indirectamente, induz a outra.
Mas gostei da ideia.
O pessoal tenta acertar e ainda aprende.

Percebo o que queres dizer. É justamente por isso que coloquei a pergunta.
Mas qual será a razão principal? É que há uma que se sobrepõe nitidamente (ou quase) à outra... ;)

cumps

Vou tentar explicar melhor:

Por que razão a razão de compressão em alguns motores diesel é de 22:1 e noutros 16:1 (e em motores enormes é de 13 ou 14:1)? Será que os que fazem motores com razões de compressão de 22:1 é para facilitar o arranque a frio? ou será para melhorar o rendimento? Ou será que fazem motores DIESEL com razões de compressão de 16:1 para evitar detonação?

citação:Originalmente colocada por colin

Vou tentar explicar melhor:

Por que razão a razão de compressão em alguns motores diesel é de 22:1 e noutros 16:1 (e em motores enormes é de 13 ou 14:1)? Será que os que fazem motores com razões de compressão de 22:1 é para facilitar o arranque a frio? ou será para melhorar o rendimento? Ou será que fazem motores DIESEL com razões de compressão de 16:1 para evitar detonação?
até posso estar a dizer uma grande asneira,mas acho que as 3 opções são válidas,porque depende do peso do veiculo e do tipo de veiculo que se pretende.

Sim tens razão.
Especialmente nas duas ultimas.
Acho q o colin, nas taxas de compressão mto baixas, se está a referir a motores industriais, ou mesmo maritimos em q qse dá para ver o ciclo.

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

Sim tens razão.
Especialmente nas duas ultimas.
Acho q o colin, nas taxas de compressão mto baixas, se está a referir a motores industriais, ou mesmo maritimos em q qse dá para ver o ciclo.

Exacto! Aqueles motores com cilindradas unitarias de 20 litros ou mais ;)

citação:Originalmente colocada por andred

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

Ah Ah.
Pensavam q eu tive a dormir nas aulas de motores?:)
:D Quem sabe, não esquece!

Eu tbem dizia isso de andar de bike, e na última semana, tto eu cmo o asfalto da expo, ficaram a pensar o contrario!:D:D

É pra gastar menos e ter um kick digno de um TDI! :D

Como já perceberam nao percebo nada disto!! :D

:D:D
Os entendidos qdo se chega a altura de porem a cabeça no cepo ninguém têm coragem!
Vá n falem só de repro´s.

Todas elas, mas mais a primeira e a terceira.
E uma explicação muito simplista para isto aposto que todos nós sabemos.
Sabendo que os motores de alta compressão queimam o combustível com mais eficiência que os de baixa compressão, logo daí podemos partir do pressuposto que terá melhor arranque a frio, e se existe maior eficiência, também irá haver maior rendimento.
Quanto à segunda questão estou um pouco céptico. A pré-detonação pode ser reduzida utilizando um bom combustivel e umas velas com boa dissipação de calor.

espero não estar a meter água!:D;)

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

Todas elas, mas mais a primeira e a terceira.
E uma explicação muito simplista para isto aposto que todos nós sabemos.
Sabendo que os motores de alta compressão queimam o combustível com mais eficiência que os de baixa compressão, logo daí podemos partir do pressuposto que terá melhor arranque a frio, e se existe maior eficiência, também irá haver maior rendimento.
Quanto à segunda questão estou um pouco céptico. A pré-detonação pode ser reduzida utilizando um combustivel rico em octanas e umas velas de boa dissipação do calor.

espero não estar a meter água!:D;)

Mad, quanto à segunda questão, é um motor a diesel.... quanto muito poderias falar num gasoleo pobre, no que toca a cetano[xx(] Agora octanas ?[:0]:D;)

citação:evitar a ocorrência de detonação a baixa velocidade e carga elevada

Penso que é do senso comum que, taxas de compressão relativamente altas não evitam a detonação, antes pelo contrário, facilitam....

citação:um arranque a frio imediato
Já lá vai o tempo....
Nada que umas boas velas ceramicas não resolvam.
Vejam o caso do 2.2 d4d da Toyota:)

citação:Um dos parâmetros mais importantes que condiciona o valor da razão de compressão de um motor DIESEL é a necessidade de:
Quanto à pergunta em sim, nenhum desses parâmetros condiciona a razão de compressão efectiva[xx(]
Até porque um motor turbo diesel, com o turbo em plena carga, tem uma taxa de compressão real muito acima do valore anunciado.

Back