Realmente acho que é quem mais precisa...

Peacelove

New member
O Governo vai aumentar as reformas mais altas da Função Pública, apesar do valor do aumento ainda não estar definido. O Jornal de Notícias desta quinta-feira diz que esta decisão está prevista na proposta de Orçamento de Estado para 2009.
O valor da subida ainda não está definido, mas segundo o Jornal de Notícias, o Governo vai aumentar as pensões mais elevadas da Função Pública, ainda que não fosse obrigado a fazê-lo.

Segundo o que está previsto na lei, em anos em que a economia cresça abaixo dos dois por cento, o Governo não é obrigado à actualização das pensões mais altas.
No entanto e, ao contrário do que aconteceu em 2008, quando a previsão inicial do crescimento económico era de 2,2 por cento, o Orçamento de Estado para 2009 prevê o aumento das pensões cujo valor se situe entre os 2500 euros e o vencimento do primeiro-ministro, que ronda os 5400 euros.
A medida do Governo abrange cerca de 80 mil pensionistas, mas o executivo ainda não definiu qual será o percentual do aumento.
Mas, segundo avançou o secretário de Estado do Orçamento, nas pensões até 630 euros a subida vai ser de 2,9 por cento e nos escalões seguintes, até aos 2500 euros o acréscimo mensal será de 2,4 por cento.

in TSF

Isto, na sequência disto:

Governo reduz pensões de antigos combatentes

JOÃO PEDRO HENRIQUES
Defesa. Proposta aprovada no Parlamento pelo PS

Ministro diz que fundo para pagar pensões está "sem um cêntimo"

Um documento oficial do Governo, ontem omitido pelo Executivo num debate parlamentar, afirma que 256 mil antigos combatentes da Guerra Colonial irão ver os seus complementos de pensão reduzidos.

O documento é a "nota justificativa" da proposta de lei com a nova regulamentação da chamada Lei dos Antigos Combatentes, ontem discutida no Parlamento - e aprovada com os votos do PS e contra de toda a oposição.

Segundo o documento, a que o DN teve acesso, do total dos 293 mil beneficiários do Complemento Especial de Pensão (que passará a chamar-se Suplemento Especial de Pensão), 256 513 (87,4%) "passarão a auferir benefícios monetários inferiores aos actuais", implicando isto uma poupança de 10,9 milhões de euros. A "nota justificativa" acrescenta que 36 858 antigos combatentes "passarão a auferir benefícios superiores aos actuais", custando isso quase 800 mil euros.

"Os ganhavam menos vão passar a ganhar mais. Os que ganhavam mais vão passar a ganhar menos", disse o ministro da Defesa. Nuno Severiano Teixeira apresentou a nova regulamentação como sendo "equilibrada, justa e financeiramente justificada". Os suplementos passarão a ser pagos directamente do Orçamento do Estado em vez de continuarem a ser por um fundo que "não tinha um cêntimo".

A oposição criticou duramente a proposta . "Uma vergonha", disse o deputado Henrique Freitas (PSD). "Há ironias. Ontem discutimos 20 mil milhões para salvar os bancos. Hoje estamos a discutir três milhões de euros poupados à custa de antigos combatentes."

Pelo CDS - o partido que originalmente propôs a criação deste complemento de reforma para os antigos combatentes, criado em lei em 2002 - falou João Rebelo. O deputado salientou que a regulamentação governamental irá "penalizar os militares que mais tempo estiveram no Ultramar". O PCP e o Bloco também contestaram a lei, tendo o PCP sublinhado que continua por resolver o problema dos ex-combatentes emigrados no estrangeiro.

in Dn online

Dá que pensar...

Que put@ de vergonha!
É revoltante! 80.000 reformados da fp com reformas acima de 500 contos?!? e aumentos para eles?!?

Esses 80 mil descontaram durante a vida profissional para poderem obter na reforma esses valores...não estão propriamente a sacar valores que não lhes são devidos.

Quem é que achas q faz a economia funcionar?

Os pobres diabos em que 80% do rendimento vai para pagar o emp´réstimo da casa?

Não está em causa se são bem ou mal aumentados mas fundamentalismos desses não fazem sentido.

Que put@ de vergonha!
É revoltante! 80.000 reformados da fp com reformas acima de 500 contos?!? e aumentos para eles?!?
Eu sempre considerei estas reformas revoltantes:sh)

Na minha opinião, deveria existir um limite para as reformas perto dos 1500 euros (mas também para os descontos).

Esses 80 mil descontaram durante a vida profissional para poderem obter na reforma esses valores...não estão propriamente a sacar valores que não lhes são devidos.

Então faz lá bem as contas para ver se descontaram...
Essas reformas são baseadas nos salários dos últimos anos e não de
toda a vida profissional. Ainda por cima reformaram-se mais cedo do que os restantes trabalhadores e portanto vão receber reformas durante mais tempo.

Um funcionário que se reforme aos 55 anos (já houve muitos) a ganhar 2500 €, e vivendo até aos 75 anos (mais ou menos a esperança média de vida), são 20 anos a receber 2500 €, dá 700.000€. Tinha que ter descontado 1400€ por mês (durante os 35 anos que trabalhou) para poder amealhar este dinheiro.

É claro que faltam aqui muitos factores como a taxa de inflação, pois isto são só contas simples para ver como não é possível ter descontado esse valor.

Essas reformas para mim são um autêntico roubo aos outros trabalhadores...

Convençam-se duma coisa: Os ex-combatentes deste País só vão ser devidamente reconhecidos quando estiverem todos mortos.

Enquanto isso, estes "políticos" vão continuar a gozar...[8b]

Na minha opinião, deveria existir um limite para as reformas perto dos 1500 euros (mas também para os descontos).

Então não, bonito, bonito é descontar perto de 5000€ MÊS durante 30 anos e depois chegar a reforma e ser enr*abado com 1500€ mês...depois queixam-se das fugas ao fisco:sh)

Então não, bonito, bonito é descontar perto de 5000€ MÊS durante 30 anos e depois chegar a reforma e ser enr*abado com 1500€ mês...depois queixam-se das fugas ao fisco:sh)

Qual foi a parte do "mas também para os descontos" que não percebeste?

Já me fizeram o favor de te responder a essa questão...

Queria só acrescentar que, no caso de haver um limite para os descontos (e respectivamente, para o valor da reforma) cada pessoa poderia complementar a sua pensão com outros planos de pensões, incluindo PPRs, acções, contas a prazo, etc...

Para mim, o estado deveria proporcionar apenas as condições mínimas, nunca pensões acima de 1500 euros por pessoa. Faz algum sentido certos casais de aposentados estarem a receber 5000 euros por mês do Estado? [8b]

Qual foi a parte do "mas também para os descontos" que não percebeste?

A parte do "também para os descontos apenas até 1500€" nem comentei...tratasse de pura utopia e impossível de concretizar (no mesmo ano o Estado entrava em falência).

Já a parte de quem desconta umas massas valentes receber apenas 1500€ ou qq outro valor irrisório face aos descontos efectuados durante longos anos é algo que a médio/longo prazo acredito que vá acontecer e é algo com que a maioria vai concordar:sh)

Queria só acrescentar que, no caso de haver um limite para os descontos (e respectivamente, para o valor da reforma) cada pessoa poderia complementar a sua pensão com outros planos de pensões, incluindo PPRs, acções, contas a prazo, etc...

Para mim, o estado deveria proporcionar apenas as condições mínimas, nunca pensões acima de 1500 euros por pessoa. Faz algum sentido certos casais de aposentados estarem a receber 5000 euros por mês do Estado? [8b]

Não estou a ver o problema se descontaram durante longos anos valores bem superiores. Acho justo.

Não estou a ver o problema se descontaram durante longos anos valores bem superiores. Acho justo.
Valores superiores mensais não descontaram certamente [;)]

Mas a questão primordial não é essa. A questão que deve ser discutida é: qual é a função das pensões de reforma?
  • Assegurar uma qualidade de vida mínima aos pensionistas?
ou
  • Receber de volta os descontos realizados numa lógica de aplicação financeira?

Eu até sou defensor de que o Estado só deve pagar reformas até um certo limite.

Agora, se eu tiver um rendimento bruto/mensal declarado de € 5.000,00/mês e fizer os meus descontos para o Estado sobre esse valor e o meu vizinho do lado tiver um rendimento bruto mensal declarado de € 1.500,00/mês, porque raio a minha reforma tem que ser igual à do meu vizinho ?!?

Claro que se o Estado me disser que eu só desconto para o Estado até um rendimento bruto de € 1.500,00/mês e o resto sou obrigado ou posso optar por descontar para outro lado qualquer a história já é outra ....

Até lá eu vou querer sempre, se um dia chegar à idade da reforma, uma reforma proporcional aos descontos que efectuei .....

E vocês não ?

Pois, ok ..... dêm-me a opoção de fazer isso.

Então vamos lá ver:
11% de descontos... eu quero descontar 5% para o Estado e os restantes 6% para dois fundos de pensões.

A Lei permite ? .... pois não ......

Valores superiores mensais não descontaram certamente [;)]

Mas a questão primordial não é essa. A questão que deve ser discutida é: qual é a função das pensões de reforma?
  • Assegurar uma qualidade de vida mínima aos pensionistas?
ou
  • Receber de volta os descontos realizados numa lógica de aplicação financeira?

Não ?!?
Explica lá isso que eu não estou a entender ....

E os combatentes não descontaram nada?!? Duvido que os FP descontassem de 500 cts toda a vida.

A questão é que realmente cada um deve receber reforma proporcional ao que desconta. E não é o que acontece. FP chega a reforma praticamente mantem o valor que ganhava antes da reforma (agora já não é tão assim, mas não foge assim tanto).

Um ex combatente, que no seu tempo nem alternativa teve, lutou pela pátria sabe Deus em que condições, dão-lhe uma esmola. Um FP, que na sua maioria pouco produziu para o país, toma lá um aumento!

A realidade é que só quem não tem familiares ou não conhece mesmo ningúem que tenha descontado certinho para a SS e tenha sido combatente faz comentários negativos.

Os que conhecem sabem do que estou a falar. Infelizmente o meu pai é ex-combatente, reforma coitada, suplemento de ex-combatente dá para o bacalhau no Natal. Ainda vão cortar a isso?

Nestas condições quem é odesgraçado? O FP que recebe 1000 ou 2000 ou mesmo 3000€ de reforma?!?

Não me venham com tretas, o que não falta é pessoas mal habituadas em Portugal.

É por isso que surgem notícias como esta:

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=62437

Voltar
Superior