Omega
Well-known member
Mas quem é que andou a descontar fortunas durante 45 anos na FP? Dá lá um exemplo de uma profissão?
Esses que ganham 2500€ de reforma ou mais trabalharam em geral apenas 35 anos, e só descontaram bem nos últimos anos...
Ou estás-te a referir aos deputados e outros "altos" cargos da nação que têm direito a reforma após uns anitos de "trabalho" e ainda podem acumular reformas com salários?
No sector privado é que pode haver queixas nesse aspecto porque acho que há um limite para a reforma do sector privado, e além disso é preciso sempre trabalhar até aos 65 anos.
Há várias profissões na FP que tem sido uma maravilha, o que vale é que já está a mudar, mas devia mudar muito mais, e digo isto não por inveja mas por uma questão de justiça.
Conheço na função pública vários casos de pessoas com mais de 40 anos de descontos.
Tenho na familia quem, sempre na privada, tenha feito descontos durante 61 anos .... Trabalhou e descontou sempre desde os 13 aos 75 anos ....
33 desses anos foram por conta de outrém, os restantes por conta própria. Neste caso algumas vezes com épocas muitos dificeis, em que por vezes o ordenado não chegava a entrar....mas nunca falhou com pagamentos de impostos nem à segurança social, quer dele, quer de quem trabalhava por conta dele..... Agora tem uma reforma bastante aceitável para a média nacional.
Haverá algum problema nisso ?
Já agora no sector privado, assim como no publico não há qualquer limite para as reformas, contráriamente ao que dizes.... mas se calhar deveria haver, como já referi antes ....
O único limite que há na FP, tanmto quanto me recordo, é que não se pode pertencer ao quadro depois dos 70 anos ....