Não sei se ele já era o na altura, mas ele é fotografo e em 2011 ainda não era muito comum criares uma página separada para o teu negócio (assumindo que ele já o tinha), é um contexto um pouco diferente. E tendo em conta a desculpa que a gaja usou, o facto de não ser feia e de poder vir a ser uma potencial cliente podia ser uma razão para estar a aceitar amizades de desconhecidos.
De qualquer forma isso pode ser um princípio básico para muita gente agora... mas as coisas não são bem assim, vão dizer-me as pessoas aqui do forum que convivem diariamente durante vários anos (décadas) com outras pessoas que nunca conheceram pessoalmente, nem nos cafézinhos, depois não passaram as conversas para outros sítios, messengers da vida e se calhar não as adicionaram numa rede social qualquer sem sequer as conhecerem? Claro que não...
O princípio que estou a defender é que uma das regras básicas para te protegeres na Internet/redes sociais é que os teus únicos amigos têm que ser conhecidos pessoalmente. É um mau princípio logo à partida -e esta é a minha opinião- iniciares ligações sentimentais com alguém que não conheces pessoalmente primeiro.
Outra coisa são "conhecidos" dos fóruns que frequentas. Só partilhas com eles o que queres, no que escreves. Mesmo que inicies troca de comunicação por mensagem privada, antigo MSN, whatever, consegues controlar muito mais a informação. Mesmo numa página do FB expões também o que queres expôr e o meu princípio é que só os teus amigos/conhecidos pessoais deverão ver mais que a capa e ter acesso ao resto. E mesmo o resto tens que ser muito criterioso do que lá colocas a não ser que queiras que toda a gente saiba o que fazes ou deixas de fazer (o que eu, lá está, acho outro péssimo princípio de vida). Mas o que não falta aí são perfis públicos. Contudo se o mantiveres privado aos teus amigos e fizeres a barreira à entrada nesse círculo de pessoas que não conheces, estás muito mais defendido.
Ele quebrou logo essa regra ao início e bastava tê-la cumprido para que nada disto tivesse acontecido.
Mas eu sei que muita gente usa as redes sociais para conhecer outras pessoas e no fundo substituir, por essa, a vida pessoal que devia ser feita por nós próprios na nossa própria realidade diária (escola, emprego, família, ginásio, bairro, etc.).
Quando vejo aqui utilizarem o argumento do "mas ela era bonita, é natural que tivesse aceitado o convite", isso é de uma idiotice atroz e constitui um red flag básico.
Eu se calhar sou um bocado duro a dizer isto mas estas ideias recentes de que as redes sociais podem substituir nossa "rua" ou ser fundamentais na aquisição de ligações interpessoais é muito perigosa e diminui imenso os skills sociais que todos devemos ter para "viver a vida real". Não existem amigos virtuais que não conhecemos e que nunca partilharam fisicamente a nossa vida. Isto é básico, volto a dizer.