Redes wireless desprotegidas

Mas se as pessoas ficam tão preocupadas com a rede dos outros, porque é que não fazem nada para que as pessoas se protejam?

É fácil fazer chegar mensagens até essas pessoas, e oferecer-lhes links para sites que explicam como fazer para proteger.

A única razão para que as pessoas tenham a rede desprotegida é mesmo o desconhecimento, se repararem nem sequer o raio do SSID foi mudado pelo menos numa das redes.
Para quê? Para dificultar o acesso a redes wireless? [8b]
Se há routers desprotegidas é porque os donos não se importam! Acredita que se tiverem problemas de tráfego e receberem contas de tráfego adicional, vão de imediato proteger a router... [;)]

Atenção a uma questão.
A rede aberta pode ser uma armadilha.

Há gajos que têm redes abertas para analizaram todo o vosso tráfego com um programa snifer.
No limite conseguem ver passwords e coisas do género ( acho que é relativamente fácil de fazer com um proxy server em linux)

Exemplo simples:

Os malandros criam cópias fieis dos hotmail mailsapo bpi etc, colocam essa cópias a correr no server. Vcs acedem depois ao site e em vez de irem para o site que querem são direccionados para a cópia...[;)]

Há e tal o vizinho é porreiro...

Para o autor do tópico:

Qual o objectivo da pergunta "Qual é o propósito de ter Redes wireless desprotegidas?" ?

Será dificultar o acesso a redes wireless?
Pode ser que para a próxima vez que faças uma viagem não encontres nenhum AP livre para veres o email e depois já te quero ver em pânico! [8b]

Sai fora do país e vais ver que, lá fora, até há comunidades wireless que servem apenas para difundir gratuitamente net!

Curtam a vida e deixem-se de preocupar com problemas que não existem! [;)]

Atenção a uma questão.
A rede aberta pode ser uma armadilha.

Há gajos que têm redes abertas para analizaram todo o vosso tráfego com um programa snifer.
No limite conseguem ver passwords e coisas do género ( acho que é relativamente fácil de fazer com um proxy server em linux)

Exemplo simples:

Os malandros criam cópias fieis dos hotmail mailsapo bpi etc, colocam essa cópias a correr no server. Vcs acedem depois ao site e em vez de irem para o site que querem são direccionados para a cópia...[;)]

Há e tal o vizinho é porreiro...
Bom conselho! [;)]
Aliás, isso é muito fácil de fazer! E nem é preciso fazer essa simulação de sites... [8b]

Bom conselho! [;)]
Aliás, isso é muito fácil de fazer! E nem é preciso fazer essa simulação de sites... [8b]

Qd é com encriptação ( ou https ou lá o q é ), tenho ideia que só é possível sacar passwords com sites fantasma ou com um snifer ou um keylog instalado no próprio computador...

Mas posso tar enganado.[:D]

woowww, ligei o wireless por ligar e detectou 7 redes ( aqui no apartamento não há nenhuma, é por fio), e só uma rede chamada "AP_CATIA" é que está desprotegida,

Soubesse quem era e lá ia meter conversa [:D] ( ou não).

Qd é com encriptação ( ou https ou lá o q é ), tenho ideia que só é possível sacar passwords com sites fantasma ou com um snifer ou um keylog instalado no próprio computador...

Mas posso tar enganado.[:D]

Tas enganado,

Basta estar na mesma rede.

também tenho ideia que não consegue, porque mesmo com a rede desprotegida a codificação é feita na origem e pelo menos desconheço forma de descodificar a informação se interceptada.

Uma ligação HTTPS é como se fosse um túnel do cliente para um determinado servidor supostamente inviolável. No entanto é possível através do ipv4 enganar uma maquina.....

Tens por exemplo uma maquina, A, e uma gateway na rede. É possível ligares uma maquina B na mesma rede, e fazer com que todo o tráfego de um determinado endereço passe por ela. No caso de uma ligação https em vez de ficar uma ligação (cliente maquina A<->Servidor de um determinado serviço), ficam duas ligações (Cliente maquina B<->Maquina B e Maquina B<->Servidor de um determinado serviço).

Dá é trabalho.....lol

A minha está desprotegida porque quero e tou-me a *****. Tenho tráfego ilimitado e não tou para andar sempre a configurar computadores e consolas, piorar as compatibilidades, reduzir alcance etc.

Eventualmente quando quero fazer um bocado de p2p posso proteger por uns dias. Just in case.

Ca por casa o AP está protegido por MAC e tem-se mostrado à altura! Mas agradeço aos leigos ou aos amigos pelas redes desprotegidas!!!Claro que não abuso, mas um pouco de tráfego http só para ver o mail as xs serve;)

Aqui no meu quarto agora estou a apanhar 13 redes diferentes e só 3 estão
desprotegidas.

Acho que dantes havia mais desconhecimento agora já quase toda a gente
protege, no principio cada vez que punha password na minha rede nem eu me
conseguia ligar.

Uma ligação HTTPS é como se fosse um túnel do cliente para um determinado servidor supostamente inviolável. No entanto é possível através do ipv4 enganar uma maquina.....

Tens por exemplo uma maquina, A, e uma gateway na rede. É possível ligares uma maquina B na mesma rede, e fazer com que todo o tráfego de um determinado endereço passe por ela. No caso de uma ligação https em vez de ficar uma ligação (cliente maquina A<->Servidor de um determinado serviço), ficam duas ligações (Cliente maquina B<->Maquina B e Maquina B<->Servidor de um determinado serviço).

Dá é trabalho.....lol

Então mas se a pass vai encriptada 128bit como é que descodificas?

Mesmo que apanhes a sequência encriptada, num próximo login, já não será a mesma...

Nota: sou leigo na matéria mas prontos já li algumas cenas de ácaros...[:D]

Não percebeste, ou então eu não expliquei bem ( o mais provável, porque isto é complexo, lol ).

O troque é enganar a maquina A. E para isso acontecer a maquina B tem que imitir/falsificar os certificados.

A maquina A vai enviar o pedido, o pedido vai chegar a maquina B por "manipulação" do IPV4. A maquina B desmancha os pacotes torna a empacotar com nova chave etc etc, e manda para servidor do serviço. E por ai em diante. Ou seja vão existir duas chaves, uma para a ligação maquina A<->maquina B, e a outra para maquina B<->servidor.

Isto é possível fazer, e e por causa disto que no IPV4 não é usado muito o Redirect. Algo que vai voltar a ser usado no IPV6.

Por causa disto é que o pessoal tem que ter em atenção os certificados que aceita para as ligações https....

Por essa ordem de ideias posso entrar na tua casa, desde que a porta esteja destrancada e quem sabe até dormir lá!

uma rede wireless aberta está aberta por OPÇÃO de quem a fez.
a rede wireless é enviada para a casa dos vizinhos.
se o meu vizinho me meter uma tv na minha casa, é crime eu usa-la? lol
ele é que fornece o serviço... se não quisesse fornecer, fechava o sinal.
não queiras comparar com entrar na casa das pessoas, porque isso é violação de terreno privado, e aqui passa-se o contrário: tu é que metes o sinal wireless na casa dos outros, disponível para qualquer um usar.

O espírito de entre- ajuda e de beneficio para a comunidade, o espírito do "não custa nada ajudar..." na pratica não é bem assim...

Em maior ou menor extensão, qualquer ligação de internet tem um nome, um dono, que dá a cara e responde criminalmente por tudo aquilo que lhe está confiado por contrato do ISP, por tudo aquilo que fizer ou for feito pela sua ligação...

Felizmente que a maior parte do pessoal que usa redes desprotegidas de outras pessoas, não causa grande estragos, mas acreditem que há muitos profissionais,a abrigarem-se no anonimato da utilização da internet de outro user que usam essa ligação para fins menos lícitos ou morais, e no fim quem é responsabilizado é o dono da ligação...

Tenham cuidado e protejam as vossas ligações...

Não percebeste, ou então eu não expliquei bem ( o mais provável, porque isto é complexo, lol ).

O troque é enganar a maquina A. E para isso acontecer a maquina B tem que imitir/falsificar os certificados.

A maquina A vai enviar o pedido, o pedido vai chegar a maquina B por "manipulação" do IPV4. A maquina B desmancha os pacotes torna a empacotar com nova chave etc etc, e manda para servidor do serviço. E por ai em diante. Ou seja vão existir duas chaves, uma para a ligação maquina A<->maquina B, e a outra para maquina B<->servidor.

Isto é possível fazer, e e por causa disto que no IPV4 não é usado muito o Redirect. Algo que vai voltar a ser usado no IPV6.

Por causa disto é que o pessoal tem que ter em atenção os certificados que aceita para as ligações https....

Isso já é muita fruta... Provavelmente haverá pouca gente em PT com capacidade para fazer funcionar um esquema desses para sacar passwords dos vizinhos.[:D]

uma rede wireless aberta está aberta por OPÇÃO de quem a fez.
a rede wireless é enviada para a casa dos vizinhos.
se o meu vizinho me meter uma tv na minha casa, é crime eu usa-la? lol
ele é que fornece o serviço... se não quisesse fornecer, fechava o sinal.
não queiras comparar com entrar na casa das pessoas, porque isso é violação de terreno privado, e aqui passa-se o contrário: tu é que metes o sinal wireless na casa dos outros, disponível para qualquer um usar.

Por essa ordem de ideias não é crime descodificar a TV Cabo, são eles que metem o sinal em casa...

Back