citação:Originalmente colocada por mário silva
Eu vou votar NÃO!
Acima de tudo, sou pela Vida!
Já alguem perguntou a um embrião ou a um feto se não quer nascer?
Se vosses dizem que auelas 'pasta' no útero da mãe não é vida, deixem-na lá ficar e vejam o que acontece.
Defender o aborto porque a mulher pode ter sido violada, porque o embrião pode ter mal-formaçóes ou porque a mãe corre risco de vida não é razão porque isso já está previsto na lei.
Porquê permitir o aborto só até às 10 semanas?
Porque não antes ou depois?
Se a razão do aborto for a falta de recursos para os pais sustentarem os filhos, então vamos criar uma lei que possibilite matar os menores de 18 se os seus pais não os puderem sustentar ou se ficarem incapacitados.
Por outro lado, a questão a referendar não está bem formulada.
Todos sabemos que o verdadeiro resultado não é a despenalização da mulher mas sim a liberalização do aborto porque este vai passar a ser permitido.
Já agora, se a mulher fizer um aborto à 11ªsemana já vai preza?
Desengane-se quem acredita que a realização do aborto nos hospitais vai acabar com os abortos clandestinos.
A maioria dos abortos legais serão caros e efectuados em clínicas privadas. Quem não tem dinheiro, vai ao sítio do costume.. Também vão continuar a haver inúmeros abortos após a 10ª semana.
Em termos de saúde pública, há ainda outro flagelo a temer: as IST's.
Quer queiramos quer não, o maior factor que leva os jovens a protegerem-se nas relações sexuais é o risco de gravidez indesejada. Se já há quem tome a pílula-do-dia-seguinte como aspirinas..
Mais, dizer que por muitas precauções que um casal tenha há sempre o risco de gravidez não desejada é estúpido!
Se estivermos a falar de um casal, de certeza que estamos a falar de 2pessoas adultas, com relacionamento estável e responsável.
Mesmo que haja gravidez não voluntária, de certeza que não vai ser um filho indesejado. Quantos de nós não fomos criados quando os nossos pais menos esperavam?
Quanto aqueles acasalamentos de uma noite.. Wake up and smell da cofee! A vida não é uma brincadeira. Os nossos actos têm consequências.
'Há e tal, a mãe tem 14anos, o pai é um gandulo e não quer saber..'
Onde está a educção sexual?
Onde estão as instituições de apoio às mães jovens?
Onde está a agilização dos processos de adopção?
Desde o último referendo que não foi criada nenhuma medida decente de apoio à natalidade!
No século XXI, em vez de se responder aos problemas com a Vida, fugimos deles com a Morte!
Dizer 'Eu voto sim porque eu não sou ninuém para impor a minha opinião, cada um sabe de si e o corpo é da mulher' é no mínimo, hipócrita, demagógico e estúpido!
Quem decide se a criança pode ou não nascer?
Se um vizinho vosso às 3h da madrugada se puser a ouvir heavy metal aos berros, vocês aguentam porque, enfim, 'ele está no direito dele'.
Vamos passar a viver na República das Bananas onde cada um faz o que lhe apetecer? Deve ser melhor acabar com as leis.
Por último, já houve referendo em 84, 98 e agora 2007. É óbvio que vamos ter referendos até o sim ganhar.
Imaginemos que o sim ganha, quando é que volta a haver referendo para dar oportunidade ao Não?
Também deve ter as mesmas oportunidades..
É 1 questão mt sensivel esta. Vamos la ver, tu és do não.. e das a tua opinião, mas fiquei com tantas duvidas...
"Se a razão do aborto for a falta de recursos para os pais sustentarem os filhos, então vamos criar uma lei que possibilite matar os menores de 18 se os seus pais não os puderem sustentar ou se ficarem incapacitados."
hummm.. o estado ajuda? ahhh ajuda, criou recentemente 1 lei que diz +/- algo como: os casais que tiverem menos de 2 filhos irão ver os impostos aumentados. (não é bem assim mas é a essencia) não deveria de ser os casais que tiverem mais de x filhos, recebem apoios e sairão beneficiados? pois é inacreditavel, mas é o q se aprova em Portgual. E não estou a gozar, isto é real! Já agora, aos 18 anos ja NASCESTE.. já és 1 ser humano..
"Porquê permitir o aborto só até às 10 semanas?
Porque não antes ou depois?"
Pq não tem 1 serie de funções fisicas que o possam considerar ser vivo (e mt menos funcções pralem de fisicas).
"Desengane-se quem acredita que a realização do aborto nos hospitais vai acabar com os abortos clandestinos.
A maioria dos abortos legais serão caros e efectuados em clínicas privadas. Quem não tem dinheiro, vai ao sítio do costume.. Também vão continuar a haver inúmeros abortos após a 10ª semana."
Passará a haver fiscalização, não duvides, pq onde cheira a dinheiro o estado vai la chafurdar, ora se as clinicas que o fizerem à margem da lei forem sancionadas com coimas(daquelas chorudas) o estado vai andar em cima delas..e bem. E já agora, sai mais barato ir fazer 1 aborto a espanha do que fazer numa clinica ilegal em portugal (neste momento), pensa nisso
"Dizer 'Eu voto sim porque eu não sou ninuém para impor a minha opinião, cada um sabe de si e o corpo é da mulher' é no mínimo, hipócrita, demagógico e estúpido!"
Não, é evolução social. Se calhar faz-te impressão pq se perde mais 1 bocado de mesquinhez..
"Quem decide se a criança pode ou não nascer?

"
A mãe, o pai e a Mãe, e as condições sociais evolventes.
"Por último, já houve referendo em 84, 98 e agora 2007. É óbvio que vamos ter referendos até o sim ganhar.
Imaginemos que o sim ganha, quando é que volta a haver referendo para dar oportunidade ao Não?
Também deve ter as mesmas oportunidades.."
Não tem de haver, trata-se de evolução e não de regressão. A lei não vai obrigar a tua mulher a fazer pelo menos 1 aborto na vida pois não? Então ela é livre de nunca o fazer.
"Se um vizinho vosso às 3h da madrugada se puser a ouvir heavy metal aos berros, vocês aguentam porque, enfim, 'ele está no direito dele'.
Vamos passar a viver na República das Bananas onde cada um faz o que lhe apetecer? Deve ser melhor acabar com as leis."
Não aguento, pq está na lei que so pode faze-lo até as 22h! Para além de que esse acto atinge a minha liberdade individual, o aborto não.
"Onde está a educção sexual?
Onde estão as instituições de apoio às mães jovens?
Onde está a agilização dos processos de adopção?
Desde o último referendo que não foi criada nenhuma medida decente de apoio à natalidade!
No século XXI, em vez de se responder aos problemas com a Vida, fugimos deles com a Morte!"
Neste ponto concordo inteiramente ctg, gostaria de ver tudo isso solucionado, pq se tivermos esses mecanismos a funcionar, concerteza iriam exister menos casos de interrupção de gravidez, no entanto o aborto deverá ser também legalizado e acompanhado pela evoulção destas medidas. Se isso tudo existir estaremos no bom caminho.
"Quanto aqueles acasalamentos de uma noite.. Wake up and smell da cofee! A vida não é uma brincadeira. Os nossos actos têm consequências."
Concordo.
P.S:
1) o q é 1 ist? é alguem do ist?... DST!
2) apetecia-me comentar o tipo de argumentação e kem a apoia, mas como é 1 assunto tão sensivel, preferi apenas responder directamente as questões q me fazem mais confusão ai no meio.