Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

citação:Originalmente colocada por pcnunes7

eu acho formidável que, os que são a favor do NÃO, se defendam com o facto de serem pelo direito à vida.

Então uma gravidez resultante de uma violação, e o embrião ou feto que está para nascer, também não tem o direito à vida? ou o direito à vida só existe se estivermos perante uma relação onde alegadamente existe muito amor e carinho?

um embrião ou feto, que tenha mal-formação, não tem o mesmo direito à vida?
Pcnunes7
Olá!

Não estás baralhado nem nada??

citação:Originalmente colocada por J.R.

eu acho formidável que, os que são a favor do NÃO, se defendam com o facto de serem pelo direito à vida.

Então uma gravidez resultante de uma violação, e o embrião ou feto que está para nascer, também não tem o direito à vida? ou o direito à vida só existe se estivermos perante uma relação onde alegadamente existe muito amor e carinho?

um embrião ou feto, que tenha mal-formação, não tem o mesmo direito à vida?
Pcnunes7
Olá!

Não estás baralhado nem nada??
Olá, J. R....já lá vai um tempo...:)

Quanto ao que disse, não, não estou baralhado.

Muitas das pessoas que são pelo NÃO, entendem que a actual legislação está bem. Acresce que o seu principal argumento é serem pelo Direito à vida, logo, será que uma criança resultante de um violação não tem direito à vida? eu contesto a incoerência dessas pessoas.

Quanto a mim, votarei SIM, não porque concorde com o argumento daqueles que dizem que a mulher deve ter o direito à escolha, pois isso era estar a reduzir o feto a nada.

A questão para mim é mais filosófica: o que é a vida? é apenas respirar? é apenas sobreviver?

para além disso, entendo que não é por o Aborto ser crime que os abortos não existem e não vão continuar a existir. Neste momento o que existe é uma lei desigual, que viola um direio constitucional e nesse sentido, penso que com a liberalizaç~«ao até às 10 semanas, vão-se criar mais condições para que essa igualdade possa existir.

e ainda existem outras coisas...

Acima de tudo, devemos respeitar a opinião de todos

Neste momento o que existe é uma lei desigual, que viola um direio constitucional e nesse sentido, penso que com a liberalizaç~«ao até às 10 semanas, vão-se criar mais condições para que essa igualdade possa existir.
Long time[:I].
Qual direito??

citação:Originalmente colocada por J.R.

Neste momento o que existe é uma lei desigual, que viola um direio constitucional e nesse sentido, penso que com a liberalizaç~«ao até às 10 semanas, vão-se criar mais condições para que essa igualdade possa existir.
Long time[:I].
Qual direito??
Igualdade

Igualdade
Presumo que estejas a falar de condições económicas e das idas a Espanha.
Isso não tem nada a ver.
A Constituição só é válida em Portugal.
Se tu fores para um país com Pena de Morte não se aplica a Lei Portuguesa.
Como tal a Igualdade é já assegurada em Portugal.

O meu voto é não!

Motivos

1-Concordo com a lei actual!

2-Hoje em dia só engravida quem quer.

3-Acho mal empregue os impostos que pago, para uma mulher se quiser anonimato poder deslocar-se a uma clinica privada.

4-Uma vida começa logo na fecundação, logo é um crime abortar propositadamente.

Tenho dito!

citação:Originalmente colocada por PT
É 1 questão mt sensivel esta. Vamos la ver, tu és do não.. e das a tua opinião, mas fiquei com tantas duvidas...

"Se a razão do aborto for a falta de recursos para os pais sustentarem os filhos, então vamos criar uma lei que possibilite matar os menores de 18 se os seus pais não os puderem sustentar ou se ficarem incapacitados."

hummm.. o estado ajuda? ahhh ajuda, criou recentemente 1 lei que diz +/- algo como: os casais que tiverem menos de 2 filhos irão ver os impostos aumentados. (não é bem assim mas é a essencia) não deveria de ser os casais que tiverem mais de x filhos, recebem apoios e sairão beneficiados? pois é inacreditavel, mas é o q se aprova em Portgual. E não estou a gozar, isto é real! Já agora, aos 18 anos ja NASCESTE.. já és 1 ser humano.. ;)
Então a nossa fantástica, evoluída e eclarecida sociedade é incapaz de apoiar quem quer ter filhos? Ou se pode ou se aborta.. Em alternativa à vida disponibiliza-nos a morte.. Problema resolvido de uma vez e não se fla mais nisso [xx(]

"Porquê permitir o aborto só até às 10 semanas?
Porque não antes ou depois?"

Pq não tem 1 serie de funções fisicas que o possam considerar ser vivo (e mt menos funcções pralem de fisicas).
Então não lhe mexas e vê o que acontece.. Se calhar entre as 10 e as 11 semanas há um milagre..

"Desengane-se quem acredita que a realização do aborto nos hospitais vai acabar com os abortos clandestinos.
A maioria dos abortos legais serão caros e efectuados em clínicas privadas. Quem não tem dinheiro, vai ao sítio do costume.. Também vão continuar a haver inúmeros abortos após a 10ª semana."

Passará a haver fiscalização, não duvides, pq onde cheira a dinheiro o estado vai la chafurdar, ora se as clinicas que o fizerem à margem da lei forem sancionadas com coimas(daquelas chorudas) o estado vai andar em cima delas..e bem. E já agora, sai mais barato ir fazer 1 aborto a espanha do que fazer numa clinica ilegal em portugal (neste momento), pensa nisso ;)
Então quer dizer que se agora não há fiscalização é porque o governo não quer.

"Dizer 'Eu voto sim porque eu não sou ninuém para impor a minha opinião, cada um sabe de si e o corpo é da mulher' é no mínimo, hipócrita, demagógico e estúpido!"

Não, é evolução social. Se calhar faz-te impressão pq se perde mais 1 bocado de mesquinhez..
A evolução social eu chamo apoio aos recém-nascidos, educação e saúde gratuitos, apoio na 3ªidade, flexibilidade laboral para os pais estarem mais tempo com os filhos, etc.
A tal evolução que propões é simples: a morte de um ser humano porque.. 'não dava muito jeito agora'

"Quem decide se a criança pode ou não nascer?;)"
A mãe, o pai e a Mãe, e as condições sociais evolventes.
Nisto chocamos comlpetamente. A criança tem todo o direito a nascer. A vida da crinça não é um número, não é um balanço financeiro nem uma questão de disponibilidade.

"Por último, já houve referendo em 84, 98 e agora 2007. É óbvio que vamos ter referendos até o sim ganhar.
Imaginemos que o sim ganha, quando é que volta a haver referendo para dar oportunidade ao Não?
Também deve ter as mesmas oportunidades.."

Não tem de haver, trata-se de evolução e não de regressão. A lei não vai obrigar a tua mulher a fazer pelo menos 1 aborto na vida pois não? Então ela é livre de nunca o fazer.
Regressão na tua perspectiva. Ainda deve haver uns milhões de portugueses com opinião contrária à tua.</u>

"Se um vizinho vosso às 3h da madrugada se puser a ouvir heavy metal aos berros, vocês aguentam porque, enfim, 'ele está no direito dele'.
Vamos passar a viver na República das Bananas onde cada um faz o que lhe apetecer? Deve ser melhor acabar com as leis."

Não aguento, pq está na lei que so pode faze-lo até as 22h! Para além de que esse acto atinge a minha liberdade individual, o aborto não.
Ok. É entre mãe e filho e eles que se entendam.. Ups! O filho não fala..

"Onde está a educção sexual?
Onde estão as instituições de apoio às mães jovens?
Onde está a agilização dos processos de adopção?
Desde o último referendo que não foi criada nenhuma medida decente de apoio à natalidade!
No século XXI, em vez de se responder aos problemas com a Vida, fugimos deles com a Morte!"

Neste ponto concordo inteiramente ctg, gostaria de ver tudo isso solucionado, pq se tivermos esses mecanismos a funcionar, concerteza iriam exister menos casos de interrupção de gravidez, no entanto o aborto deverá ser também legalizado e acompanhado pela evoulção destas medidas. Se isso tudo existir estaremos no bom caminho.

"Quanto aqueles acasalamentos de uma noite.. Wake up and smell da cofee! A vida não é uma brincadeira. Os nossos actos têm consequências."

Concordo.
;) Eu acho que estas questões são prioritárias relativamente ao aborto.

P.S:
1) o q é 1 ist? é alguem do ist?... DST!
2) apetecia-me comentar o tipo de argumentação e kem a apoia</u>, mas como é 1 assunto tão sensivel, preferi apenas responder directamente as questões q me fazem mais confusão ai no meio.

IST -> [8)] De facto o que eu queria dizer era mesmo DST.
Quanto ao sublinhado, o meu PM está sempre disponível.

Bem, recordando o que já escrevi neste fórum, não creio que deva alterar o que quer que seja em relação ao que escrevi.
É a minha opinião e a minha forma de ver as coisas.
Creio que fui claro nas minhas argumentações.
Portanto, este é o último post em que falo sobre este tema.

Abraço

citação:Originalmente colocada por nmbsousa

O meu voto é não!

Motivos

3-Acho mal empregue os impostos que pago, para uma mulher se quiser anonimato poder deslocar-se a uma clinica privada.

Tenho dito!

Há aqui uma pequenas incongroências...

Primeiro - não engravida quem quer...Há muita gente que não tem acesso à mesma informação que nós! MUITA!

Segundo - se uma vida começa mal haja fecundação, também é um crime abortar deficientes, logo não podes concordar com a lei actual

citação:O Voto é fundamental</u>

Claro;), caso contrário temos o mesmo resultado "vergonhoso" do último referendo sobre o tema "Aborto", ou seja 0</u>, já que houve uma afluência de menos de 50% dos votantes.

Por isso indep. do sentido do voto, VOTEM!</u>

citação:Originalmente colocada por BrunoTRF

O meu voto é não!

Motivos

Tenho dito!

Primeiro - não engravida quem quer...Há muita gente que não tem acesso à mesma informação que nós! MUITA!

Segundo - se uma vida começa mal haja fecundação, também é um crime abortar deficientes, logo não podes concordar com a lei actual

Primeiro

Só engravida quem quer! Diz-me quem não tem acesso á informação nos dias de hoje.

Segundo

Com 12 semanas é dificil saber se existe má formação do feto.
Fui pai á menos de um ano e só num estado muita alem dasd 12 semanas é que verificaram a integridade do feto!

citação:Originalmente colocada por BrunoTRF

O meu voto é não!

Motivos

Tenho dito!

Primeiro

Só engravida quem quer! Diz-me quem não tem acesso á informação nos dias de hoje.

Segundo

Com 12 semanas é dificil saber se existe má formação do feto.
Fui pai á menos de um ano e só num estado muita alem dasd 12 semanas é que verificaram a integridade do feto!

Há tanta, mas tanta gente que não tem acesso à informação!! nem toda a gente tem o mesmo nível cultural que nós...Pode parecer impossível, mas é verdade...não te consigo explicar de forma melhor.

A integridade do feto pode ser detectada pela genética. e garanto-te que cardiopatias congénitas conseguem detectar-se muito precocemente.

E além disso, fugiste à resposta...Não é igual matar um deficiente com trissomia 21, por exemplo, e uma pessao dita normal?

Só engravida quem quer! Diz-me quem não tem acesso á informação nos dias de hoje.</u>

Se a inf. a que te referes Nmbsousa[8D] é de planeamento familiar e sexual é triste:( mas muitos milhares de portuguese não tem nenhuma a começar pelo interior passando pelas camadas + desfavorecidas e mesmo as que tem acesso á inf. tem dúvidas sobre alguns temas tal ás vezes é a contra-informação sobre o mesmo assunto.

A vergonha, a pressão social, o medo, a falta de recursos finaceiros/técnicos/humanos muitas ditam a não passagem da informação a todos os Portugueses:(.</u>

Indp. de tudo VOTEM </u>para se resolver de um modo democrático e livre esta questão:).

citação:Originalmente colocada por TURBO

Só engravida quem quer! Diz-me quem não tem acesso á informação nos dias de hoje.</u>

Se a inf. a que te referes Nmbsousa[8D] é de planeamento familiar e sexual é triste:( mas muitos milhares de portuguese não tem nenhuma a começar pelo interior passando pelas camadas + desfavorecidas e mesmo as que tem acesso á inf. tem dúvidas sobre alguns temas tal ás vezes é a contra-informação sobre o mesmo assunto.

A vergonha, a pressão social, o medo, a falta de recursos finaceiros/técnicos/humanos muitas ditam a não passagem da informação a todos os Portugueses:(.</u>

Indp. de tudo VOTEM </u>para se resolver de um modo democrático e livre esta questão:).

Não diria melhor;)

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Eu respondi sim.

Já agora sendo a MULHER a principal visada e prejudicada com tal acto, o referendo não deveria dirigir-se somente a ela ?

Acho que mulher nenhuma com os 5 bem medidos recorre a uma acto destes somente por pura incuria, ou meio anticoncepcional.

Não sei digo eu ...

Uma vez que um filho não é feito só pela mulher, o homem também tem de decidir se quer abortar o filho ou não.

Li a tempos um artigo em que um homem ajudou a mulher a abortar há uns anos e agora que querem não conseguem ter filhos...

As vezes parece que a natureza castiga ...

Voltar
Superior