Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

Outra coisa ignominosa. Eles dizem q há q ser coerentes. O Sim ganhou por isso muda-se a lei. E eu pergunto quem é q ganhou há 8 anos?? Foi o não não foi. Pq é q os resultados desse referendo foram considerados letra morta e este não?

Desculpa lá, mas estás esquecido? Quando em 98 o não ganhou mas houve abstenção ( muita, como hoje ), ficou tudo igual ao que estava antes da votação, uma vez que a lei é de 1984 não?:sh)

Hás-de estar indignado é com os que não foram votar, isso sim...Se quisessem que fosse NÂO que o demonstrassem!

Última edição:
Desculpa lá, mas estás esquecido? Quando em 98 o não ganhou mas houve abstenção, ficou tudo igual ao que estava antes da votação, uma vez que a lei é de 1984 não?:sh)

Hás-de estar indignado é com os que não foram votar, isso sim...Se quisessem que fosse NÂO que o demonstrassem!

apr:)apr:)apr:)

O sim ganhou com toda a certeza, resta saber é se vai ser constitucionalizada ou não devido à percentagem de abstenção.

Na minha freguesia, a de Alverca, o SIM teve 80,2%, o NÃO teve 19%, Nulos/Brancos 1,9% sendo que a taxa de abstenção rondou os 48%. Estes são números oficiais da autarquia. A mesa onde participei teve uma abstenção de 59,4%, sendo esta a pior da freguesia.

Abraço

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1285449&idCanal=33

(...)O ministro da Saúde, António Correia de Campos, assegurou hoje que o Serviço Nacional de Saúde reúne as condições necessárias para que se possam realizar interrupções voluntárias de gravidez até às dez semanas.

"O SNS tem condições de realizar aquilo que os portugueses pediram e dar serviços de qualidade e equidade", declarou Correia de Campos à SIC.

(...)

É coisa que eu duvido.

Vê-se bem o Norte Conservador vs Centro/Sul Liberal.

Obviamente que muita gente do Norte votou Sim e do Centro/Sul votou Não.

Mas, ainda assim, se vê a dispersão geográfica.

Fico contente pela Capital estar acima dos 70% no sim!

É para haver equilibrio..[:p]..e eu nao diria que o Centro é Liberal..

O referendo, qualquer um, é a manifestação e exercício de democracia directa, ou seja, é a possibilidade de cada um de nós intervir na vida pública quando essa oportunidade surje, em vez de ficarmos estaticamente no sofá a criticar, apenas, o que está mal!...

Apesar de ter havido uma evolução de cerca de 20% dos eleitores que se abstiveram em 98 as taxas de abstenção são ainda elevadas, claro indício de que ainda não sabemos muito bem exercer democracia directa...

O "SIM" não é, como já foi dito, vinculativo juridicamente, mas é mais do que vinculativo em termos políticos!

Quanto ao SNS ter ou não capacidade de dar resposta, bem, não é fechando serviços de proximidade que se obtém esse desiderato!...

Há muito trabalho a fazer nesse aspecto e prevenir, a montante, as necessidades de intervenção a jusante... Desse modo, apesar do Dr. Gentil Martins ser de opinião diversa, e a minha deferência e respeito para a sua opinião (até por quem é neste país e na medicina), na verdade "empurrar" as mulheres para clínicas privadas é enviá-la para além do período de reflexão, o que é errado! Desse modo terá de haver uma adaptação, clara, do SNS por forma a dar resposta!

De resto parabéns ao "SIM" e os respeitos ao "NÂO"!

Demos um passo significativo na participação, mas ficámos aquém daquilo que deveria ser a nossa posição relativa no percurso democrático, sobretudo volvidos 33 anos...

Desculpa lá, mas estás esquecido? Quando em 98 o não ganhou mas houve abstenção ( muita, como hoje ), ficou tudo igual ao que estava antes da votação, uma vez que a lei é de 1984 não?:sh)

Nem mais Speedyapr:) apr:) apr:)

Sim, mas 8 anos depois voltou a surgir um referendo...

E desta vez não vai acontecer o mesmo.

Nem eu, mesmo sendo defensor do Não, queria outro referendo. Que se arrume esta questão de vez e que se deixe de esbanjar o dinheiro dos contribuintes.

Mas, obviamente, o tratamento não foi igual.

Sim obviamente que o tratamento nao foi igual..porque é que tendo ganho o Não ha 8 anos, 8 anos depois houve outro referendo sobre o mesmo assunto?? sera que ia continuar a haver referendos sobre o aborto a cada 8 anos ate que o sim ganhasse? talvez caracteristicas de um país de esquerda..eu nao votei sim..mas acabo por tar satisfeito que assim acabou-se a discussao sobre este tema..

Sim, mas 8 anos depois voltou a surgir um referendo...

E desta vez não vai acontecer o mesmo.

Nem eu, mesmo sendo defensor do Não, queria outro referendo. Que se arrume esta questão de vez e que se deixe de esbanjar o dinheiro dos contribuintes.

Mas, obviamente, o tratamento não foi igual.

Respeito a tua, opinião como a de todos, mas continuo na minha...
Se os do "não", queriam ter arrumado a questão, a solução era terem votado...aliás até o primeiro-ministro disse ( claro que esta posição foi inflexível naquele momento ), se o não vencer, enquanto eles lá estiverem não se mexeria mais nesta questão.
Então nada melhor que ir votar, para decidir em que se fica....e aí a maior parte dos portugueses falhou. Não foram votar.:(

Respeito a tua, opinião como a de todos, mas continuo na minha...
Se os do "não", queriam ter arrumado a questão, a solução era terem votado...aliás até o primeiro-ministro disse ( claro que esta posição foi inflexível naquele momento ), se o não vencer, enquanto eles lá estiverem não se mexeria mais nesta questão.
Então nada melhor que ir votar, para decidir em que se fica....e aí a maior parte dos portugueses falhou. Não foram votar.:(

Nem mais.

O sim ganhou... A democracia funcionou... temos despenalização antes das 10 semanas.

Pelo que vi nos debates parece que isto ainda não acabou, agora vem o como e onde!!

Pão e circo... isso é que é preciso

Sim obviamente que o tratamento nao foi igual..porque é que tendo ganho o Não ha 8 anos, 8 anos depois houve outro referendo sobre o mesmo assunto?? sera que ia continuar a haver referendos sobre o aborto a cada 8 anos ate que o sim ganhasse? talvez caracteristicas de um país de esquerda..eu nao votei sim..mas acabo por tar satisfeito que assim acabou-se a discussao sobre este tema..

Sinceramente pergunto sem maldade, não será porque o governo já não é o mesmo?..claro que por uma questão de bom senso, a cada 4 anos não chegam ali os governos, e mudam tudo...E claro antes no parlamento foi votado este projecto lei...e como o governo tem a maioria, a partir daí é sempre a subir, acabando no presidente da república.

O sim ganhou com toda a certeza, resta saber é se vai ser constitucionalizada ou não devido à percentagem de abstenção.

Na minha freguesia, a de Alverca, o SIM teve 80,2%, o NÃO teve 19%, Nulos/Brancos 1,9% sendo que a taxa de abstenção rondou os 48%. Estes são números oficiais da autarquia. A mesa onde participei teve uma abstenção de 59,4%, sendo esta a pior da freguesia.

Abraço

Provavelmente o referendo até foi vinculativo, pois a taxa de «eleitores-fantasma» está estimda entre os 5% e os 10%...

Mas isso é irrelevante: se alguma objecção fosse levantada ao legislar com base nos resultados tidos como não vinculativos, a Assembleia da República imediatamente pode tomar conta de todo este tema, legislando independentemente do referendo.

Voltar
Superior