citação:Originalmente colocada por André
Porque, e só vou refutar algumas coisas do disseste, por exemplo:
1. Portugal aboliu a escravatura cá no "continente" mas nas suas colónias, apenas quando o séc. XX já ia na década de 20!
2. Falas de feudalismo, que aqui foi menor do que em qualquer país europeu? Bem, se te estás a referir à Rússia (considerando-a europeia), tens razão. De resto não sei onde vais buscar a ideia que aqui o feudalismo não existiu ou foi melhor. Para mais, quando na Madeira, por exemplo, até ao 25 de Abril, o regime era não muito diferente do feudalismo da Idade Média.
3. Queres dar lições de liberdade e de humanismo à França e Inglaterra?? Mas tens noção da parvoíce??
4. Campos de trabalho em França?? Alô...tarrafal. Achas mesmo que temos não telhado também de vidro???
5. Postura universalista, nós??? Nós que, ainda actualmente, não temos um negro em qualquer cargo importante no país?? (é só um exemplo) Mas queres comparar com Inglaterra?
6. etc etc
É preciso não ter noção do país em que estás e da sua história.
É que a treta do dar novos mundos ao mundo, não passa disso...treta.
Foi tudo uma questão de dinheiro. Eu sei que é muito giro pensar que não, como nos ensinam.
É muito giro acharmo-nos superiores aos inglesses, por exemplo, que o assumem a realidade.
É tudo muito giro, mas não passam de tretas para ingénuos acreditarem.
Mas isto já é muito Offtopic!![]()
Vamos por pontos:
1- O que tu dizes para Portugal podes bem aplicar a outros países europeus. A escravatura nas colónias europeias foi transformada em regime de contrato, sem dúvida injusto, mas legalmente não é escravatura.
2- Portugal nunca teve um regime feudal que se aproximasse do de outros países europeus e a servidão da gleba estava extinta na entrada do sécul XV!
O regimes feudais mais pesados - no Ocidente (a Rússia é outra história!) - foram os da França, Áustria e outros estados alemães, e nestes últimos casos só aboliram a servidão dos camponeses no século XIX!
3- Isto é um "argumento" muito pobre André:
- Criadores dos campos de concentração: Ingleses
- Enforcamento dos condenados no século XX: Ingleses
- Voltaram a legalizar a escravatura depois do período mais brilhante da Revolução (que a tinha abolido): Franceses
- Inventores da pilhagem bélica moderna em grande escala: Franceses
Só para referir algumas...
4- Eu nunca disse "em França" meu caro, estava a referir-me à colónia-prisão da Ilha do Diabo (nas Caraíbas...); mas em França e com o século XIX bem entrado ainda mantinham os condenados a fazer trabalho escravo nos portos de Toulon e Marselha.
Quanto ao Tarrafal: essa é uma das manchas - temporárias - que podemos "agradecer" ao "Estado Novo"..., comparavél com a política de colónias penais francesa, sendo esta, moralmente, mais grave pois provinha de uma república que queria (e quer...) dar lições de civilização ao resto do Mundo!
Só um aparte: lê "Papillon" é uma das grandes obras-primas literárias francesas do século XX!
5- Deixa estar que já temos pessoas de cor de pele diferente em cargos de grande responsabilidade e de alguma visibilidade que chegaram lá essencialmente graças ao seu esforço e capacidade e, não como na Inglaterra em que a legislação obrigou a uma abertura forçada dos cargos.
Fomos, ainda, os Europeus que tivemos líderes políticos e militares de "cor negra ou parda" espalhados pelo Império, desde generais a governadores-gerais...
6- Se não tinhas nada a dizer podias ter posto o "etc etc", no fim do ponto 5...
Meu caro eu tenho perfeita noção da História (com "H", o "h" é para histórias) do país em que estou, assim como da actualidade nacional.
Simplesmente, e ao contrário de muita boa gente, tenho orgulho de Portugal e sei que não temos nada a aprender, a nível civilizacional, de outros, que muitas pessoas mal-informadas idolatram como "faróis da modernidade"!
Nós realmente demos "novos mundos ao Mundo", fomos o iniciadores das relações mundiais inter-culturais, económico-comerciais e sexuais!
A generalidade dos Portugueses não se acham superiores aos estrangeiros, caem no erro de se considerarem inferiores; quando não existe nenhuma nacionalidade superior ou inferior em termos de categorização da dignidade humana!
O que se passa com a "auto-flagelação histórica" dos Ingleses é um óptimo exemplo do "politicamente correcto", que considera sempre mau qualquer experiência histórica colonial-imperialista, quando muitas vezes isso não é bem verdade...
Para finalizar... não vejas a História universal pelos olhos de ideólogos/politólogos da actualidade.
Cada época tem uma mentalidade muito própria e a postura portuguesa, tendo em conta a época em que se desenrola a História, foi sempre das mais humanas e civilizacionalmente avançadas.
Mas voltemos ao tópico sobre o aborto.